Offline
Crescimento de financiamentos imobiliários em Ribeirão desacelerou em 2015
25/02/2016 14:38 em Economia e Negócios
Região também apresentou tendência parecida, já que Ribeirão Preto é responsável por, aproximadamente, 75% dos financiamentos imobiliários


A taxa de crescimento de financiamentos imobiliários no município de Ribeirão Preto desacelerou em 2015. De acordo com o Boletim Crédito do Ceper/Fundace, a cidade, que chegou a apresentar taxa de crescimento de 27% em fevereiro de 2014, terminou novembro de 2015 com crescimento de apenas 2% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

A região também apresentou tendência parecida, já que Ribeirão Preto é responsável por, aproximadamente, 75% dos financiamentos imobiliários.

“O segmento imobiliário é um dos que mais vem sofrendo com a crise atual, pois a queda no crédito, a retração no emprego e na renda do trabalhador, além do cenário incerto em relação ao preço dos imóveis, vem afetando duramente a demanda por este tipo de bem”, afirma o pesquisador Luciano Nakabashi.

Ele ainda comenta que o crédito imobiliário só não apresentou retração ainda maior devido ao longo ciclo entre o lançamento dos imóveis e a entrega das chaves, período em que as famílias buscam financiamento no banco. “O arrefecimento nos lançamentos imobiliários nos últimos anos também irá refletir em uma contração nos financiamentos imobiliários ao longo de 2016 e 2017, pelo menos”, explica.

Operações de crédito – O Boletim mostra ainda que a região de Ribeirão Preto apresentou desempenho abaixo da média do interior em novembro de 2015, com queda de 14,1% nas operações de crédito de modo geral, em comparação ao mesmo mês de 2014.

Enquanto os municípios de Franca e São José do Rio Preto apresentaram queda em menor escala, de 7,7% e 6,7% respectivamente, Ribeirão Preto e Campinas registraram redução de 14,9% e 20,6%, respectivamente.

O Boletim aponta que a região de Campinas sofre muito com as dificuldades enfrentadas pela indústria, ainda mais com a forte retração da demanda interna e da elevação dos juros. Já a região de Ribeirão Preto ainda sente os efeitos da crise do setor sucroalcooleiro, que apesar de apresentar um cenário um pouco mais positivo em alguns aspectos, como a melhora do preço do etanol e do açúcar, ainda passa por dificuldades. “Vários anos de um cenário adverso experimentado pelo setor levará tempo para ser recuperado”, diz Nakabashi.

Confira o Boletim Crédito na íntegra: www.fundace.org.br/_up_ceper_boletim/ceper_201602_00185.pdf

COMENTÁRIOS