Sarau Preto acontece neste sábado
03/03/2016 17:22 em Música

Mais uma edição do Sarau Preto será realizada neste sábado (5/3), às 18h30, no Centro Cultural Quintino II, em Ribeirão Preto (SP). O encontro contará com a participação especial de Renan Inquérito, criador do Parada Poética, e da poeta e atriz, Luiza Romão

 

Ribeirão Preto (SP), 03 de março de 2016 – Acontece neste sábado (5/3) a 21ª edição do Sarau Preto, no Centro Cultural do Quintino II, em Ribeirão Preto (SP). Esta edição, que tem o apoio da Fundação do Livro e Leitura, conta também com parceria do Sesc Ribeirão, através do Empodere-se, um projeto de debate sobre a diversidade, realizado durante todo este mês de março na cidade. Através de performances poéticas livres, o encontro traz a literatura por meio da palavra falada, cantada e declamada, para experiências provocativas e de empoderamento. O Sarau Preto, aberto a todos os públicos, de todas as idades, começa às 18h30 e a participação é gratuita.

 

Parada Poética

Nesta edição, o Sarau Preto realiza a Parada Poética, uma das ações do projeto Empodere-se, que terá a participação do rapper e poeta, Renan Inquérito, criador do Parada Poética, e da poeta, atriz e diretora de teatro, Luiza Romão.

 

O Sarau Preto é organizado por Daniel Ramos, Marcelo Domingos, Ietundê Monteiro e Anna Silva e existe há quase dois anos. Acontece sempre no primeiro sábado de cada mês e reúne cerca de 50 pessoas interessadas em arte, poesia e cultura negra. Para eles, a troca de ideias, de olhares, o fortalecimento da identidade negra, o florescimento de novos poetas, o pertencimento e o processo de desenvolvimento de pessoas que já escreviam, são alguns dos aspectos mais importantes do encontro. “Estamos vivendo, coletivamente, um processo interessante de empoderamento através da palavra cantada, escrita, lida ou falada. Espero que nosso público continue crescendo - que seja cada vez mais heterogêneo e ao mesmo tempo consiga manter esta sintonia que faz a roda girar”, conclui Daniel Ramos.

 

Serviço:

Sarau Preto – Parada Poética

Data: 05 de março (sábado)

Horário: 18h30

Local: Centro Cultural do Quintino II, em Ribeirão Preto

Endereço: Rua Ernesto Petersen, 36.

Grátis

*Link com interpretação de Luiza Romão:

(https://www.youtube.com/watch?v=cRO3shEbgbY).

 

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, foi criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho.

 

Com uma trajetória sólida e com projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

 

A diretoria é eleita para um mandato de dois anos, sob acompanhamento do Conselho Fiscal. Atualmente, conta com Adriana Silva na presidência e dois vices presidentes: Edgard de Castro e Nelson Jacintho. Com nova diretoria, a Fundação se prepara para implementar uma nova política de atuação e outros projetos.

 

 

Sobre o Empodere-se

Neste mês de março, o SESC Ribeirão promove o projeto especial Empodere-se. Reúne uma extensa programação de atividades, como shows, cursos, oficinas, palestras, espetáculos de dança e teatro, intervenções, exibições de cinema e muitas outras. O projeto aborda e convida a comunidade regional a debater a diversidade - um dos assuntos mais importantes da sociedade atual.  Entre os temas estão Movimentos de luta pelos direitos das mulheres, dos negros, das pessoas homossexuais, bissexuais, transsexuais, transgêneros e travestis. São atividades que buscam gerar consciência para o tratamento igualitário, para a autonomia e para a independência completa que estes grupos reivindicam; bem como outros indivíduos, como crianças, idosos e refugiados. Essa múltipla temática mobiliza o projeto especial Empodere-se do Sesc Ribeirão, que teve início em 2 de março e vai até 31 de março, na unidade da Rua Tibiriçá, 50, em Ribeirão Preto (SP).

 

Entre os destaques da programação do Empodere-se ficam por conta a oficina de Drag Queen, com Zecarlos Gomes; a palestra “Empoderando Palavras”, com participação da cineasta e representante do Canal Empoderadas; Renata Martins, a performance “Réquiem para uma Noiva”, com Ed Marte; a exibição do documentário TupiniQueens, além de muitas outras atividades ao longo de todo mês.  Acesse programação completa no link: http://bit.ly/1oRa2ED

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!