Feira do Livro apresenta exposição “Portugal - Terra de Fernando Pessoa”
09/06/2017 17:51 em Literatura

Como País homenageado, Portugal é retratado ao longo da 17ª edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto em exposição que apresenta peculiaridades da nação que está fortemente interligada com costumes, cultura e história brasileira

 

Ribeirão Preto (SP), 04 de junho de 2017 – A 17ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto apresenta, de 4 a 11 de junho, uma extensa programação de atividades culturais. Entre as ações que exaltam o país homenageado, Portugal, o público pode conhecer a ­exposição “Portugal - Terra de Fernando Pessoa”, do fotógrafo Francisco Ripamonte, representante do grupo “Amigos da Fotografia”. A curadoria é de Fernanda Ripamonte, que também é curadora e acadêmica da Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto. A mostra reúne 30 imagens e está montada na Praça do Leitor (instalada na Praça XV de Novembro).

 

A exposição é fruto de viagens do fotógrafo em visita a cinco cidades portuguesas: Lisboa, Porto, Coimbra, Cintra e Fátima. “Lisboa destaca-se pelo nacionalismo implícito, visto que é todo rodeado por decorações do Brasão de armas de Portugal”, explica Fernanda.

 

A exposição traz ainda imagens do interior da Torre de Belém, no distrito de Lisboa, classificada como Patrimônio Mundial pela UNESCO, desde 1983, e eleita como uma das Sete Maravilhas de Portugal, em 2007. Na torre, se dispunham antigamente, peças de artilharia. “Um ícone da arquitetura do reinado de Manuel I de Portugal”, destaca a curadora. A exposição traz ainda o Castelo de São Jorge – o que sobrou das presenças romana, moura e portuguesa medieval. “Lá o visitante pode ter uma vista privilegiada da cidade”, alerta.

 

Outro local que a exposição mostra é Sintra, uma vila portuguesa no Distrito de Lisboa, conhecida como Riviera Portuguesa, que abriga o sítio Paisagem Cultural de Sintra, também Patrimônio Mundial da UNESCO. Na mesma vila, o casal registrou ainda o Palácio Nacional de Sintra, que exibe a maior coleção de azulejos hispano-mouriscos da Europa. “Estes azulejos são provenientes, na sua maioria, de Sevilha, com uma combinação de estilos, motivos e cores”, explica.

 

Já em Fátima, o casal registrou ainda o Santuário de Fátima que ainda preserva a memória dos acontecimentos que levaram à sua fundação e as aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos, em 1917. O casal passou ainda pela cidade de Porto, conhecida mundialmente pelo seu vinho, onde registrou a Universidade do Porto, inserida entre as 200 melhores universidades do mundo e entre as 100 melhores universidades da Europa, entre outros locais.

 

A exposição pode ser visitada, durante todos os dias da Feira do Livro, das 8 às 20 horas.

 

Praça do Leitor - A Praça do Leitor é um ambiente próprio para a prática da leitura, assim como para o descanso e entretenimento dos visitantes da 17ª Feira Nacional do Livro. Neste espaço, acontecerão intervenções artísticas e poéticas durante toda a feira. O local também será palco da parceria entre Fundação do Livro e Leitura e o Projeto Conviver, que possibilita a atuação de jovens artistas e mediadores. Esta ação é coordenada por Elieser Pereira, com integrantes do Projeto Conviver como Gabriel Pessoa, Marcelo Miranda (poeta-Mc) e Tiago Ramos (Bboy e Mc).

 

17ª Feira Nacional do Livro

Realizada pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão, a 17ª Feira Nacional do Livroacontece de 4 a 11 de junho, com abertura em 3 de junho, em Ribeirão Preto. Durante oito dias, mais de 130 autores vão desfilar por 13 espaços simultâneos da feira. Reconhecida como um dos principais eventos nacionais de literatura, o tema deste ano é "Do conhecimento que liberta ao amor que educa - o livro na escola" com expectativa de atrair mais de 200 mil participantes durante os oito dias de evento e ser palco para um amplo debate sobre o papel do livro na educação. Neste ano, a feira promete muitas novidades em ampla programação, possibilitada pela força conjunta das grandes parcerias como com o Sesc, Sesi, Senac, Universidades, Diretoria de Ensino e entidades locais, além do apoio de empresas e organizações e da valorização cultural, o que consagra a grandiosidade do evento.

 

Como em todos os anos, a 17ª edição do evento presta homenagem a um país – e o escolhido foi Portugal, berço da Língua Portuguesa; o escritor principal é Fernando Pessoa - ícone da literatura portuguesa; autor educação escolhido é César Nunes; autor infantojuvenil é Ricardo Azevedo; autor local Rosa Maria de Britto Cosenza; patrono, o empresário e fundador do Sistema Coc, Chaim Zaher. Neste ano, há uma novidade: a modalidade de professor homenageado e o nome indicado é o de Maris Ester de Souza – professora da rede de ensino local.

 

Realização
O Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Usina Alta Mogiana e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam a 17ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto com Patrocínio Ouro de Usina Alta Mogiana. Patrocínio Prata de Ambient, Savegnago Supermercado, Grupo Moreno e Gás Brasiliano. Patrocínio Bronze do Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, Grupo Maubisa, Pedra Agroindustrial, Grupo São Francisco, Tonin Superatacado, Usina Vertente e Tereos. Patrocinadores: ACIRP (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto), Banco do Brasil, Shopping Iguatemi Ribeirão Preto, Interunion, Mineração Jundu, Passalacqua, Sasazaki, Madeiranit. Instituição Cultural: SESC - Serviço Social do Comércio. Parceiros Culturais: CBL  (Câmara Brasileira do Livro), Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II, Santa Helena, Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Sesi (Serviço Social da Indústria) e Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto). Apoio Cultural: Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Heurys Tecnologia, Livraria Cultura, Monreale Hotel - Ribeirão Preto, NW3 Comunicação, Verbo Nostro Comunicação Planejada, EPTV, Jornal A Cidade, Rádio CBN, G1, A Cidade On.Apoio: Secretaria Municipal da Cultura, Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal do Turismo, Secretaria Municipal de Assistência Social, Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto, Câmara Municipal, Centro Cultural Palace, Rádio 79, TV Thathi, Biblioteca Altino Arantes e Fundação Educandário, Colégio Marista, Biblioteca Padre Euclides, OAB, Sincovarp, IPCCIC (Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais), Ribeirão Preto Film Comission, Atlântica Simbios, Amaeco, Recicla Bytes, Coderp, Daerp, Transerp, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Usina São Martinho, Lotérica Galeria. Realização: Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Governo do Estado de São Paulo - Secretaria da Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal.

 

Sobre a Fundação

Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade - hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho. 

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!