Livro infantil convida crianças a desvendarem carta enigmática
09/06/2017 19:21 em Literatura

Era uma vez uma bruxa, de Lia Zatz, chega à 3ª edição com ilustrações e projeto gráfico de Marcelo Cipis

eraumavezumabruxa_md

No universo infantil, charadas e enigmas ganham um sentido todo especial para aqueles que estão descobrindo o mundo. O encantamento por aquilo que precisa ser desvendado é intrínseco às crianças, independente da geração. Prova disso é o livroEra uma vez uma bruxa, escrito pela autora Lia Zatz há 20 anos. O desenrolar desse enredo ganha ares intrigantes com um texto que mescla palavras e desenhos que representam objetos, ações, características e até mesmo situações. A obra ganha a sua terceira edição em 2017 e volta às prateleiras com visual completamente repaginado, idealizado pelo ilustrador Marcelo Cipis. Seus desenhos repletos de bom humor complementam a história e oferecem diferentes possibilidades de leitura e interpretação.

Era uma vez uma bruxa brinca com as aventuras e desventuras de Meleca, apelido carinhoso da bruxa Hildegarda Rosa Espinhenta das Cruzes Tortas Chulezentas da Silva. Cansada de sua rotina de feitiços e da vida em meio à natureza, Meleca se lança em uma empreitada na cidade grande, mas acaba se metendo em grandes confusões. Ao enfrentar tais situações, ela prova que até mesmo as pessoas tidas como preparadas podem sofrer alguns reveses na vida mostrando que, em alguns casos, o feitiço pode sim virar contra o feiticeiro.

Indicado para o leitor iniciante a partir dos 6 anos, o livro conta com uma proposta inovadora que rompe com a tradicional forma de leitura. Entre letras, desenhos e caracteres tipográficos que retratam diferentes ações, como uma aparente transição na grafia de “transformando”, as gotinhas que escorrem da palavra “meleca” ou nos rastros de velocidade de “fugiram”, o livro Era uma vez uma bruxa celebra com muito bom humor novas possibilidades, além de abrir espaço para reflexão de temas como os contrastes da vida urbana e rural, aprendizados dos contos de fadas e também de oportunidades geradas pelas dificuldades.

Preço: R$44,00


Sobre a autora
Lia Zatz é licenciada em Filosofia pela Universidade de Paris X-Nanterre e pós-graduada em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Desde 1984 tem publicado livros infantis e juvenis e desenvolvido projetos de incentivo à leitura para crianças e jovens de baixa renda. Recebeu por duas vezes o Prêmio APCA de melhor autor de literatura infantil; já constou do catálogo oficial da Biblioteca Internacional de Munique; recebeu menção no Prêmio Espace Enfants (Suíça) e o selo Altamente Recomendável (FNLIJ) em várias obras.


Sobre a Moderna
Moderna na área de Literatura desenvolve projetos para que o aluno-leitor – desde a Educação Infantil até o Ensino Médio – ative sua capacidade de compreender, analisar e refletir sobre os conteúdos estudados. Com obras de ficção, não ficção e arte, o selo disponibiliza recursos para que o professor tenha a sua disposição todas as oportunidades de ensino, tais como: um plano leitor, apresentando os níveis de dificuldade de cada livro; um projeto de leitura, sugerindo atividades criadas por especialistas; e uma assessoria pedagógica específica para a necessidade da escola. Sempre em busca de novos caminhos para a excelência de suas publicações, a Moderna Literatura, numa iniciativa inédita no mercado editorial brasileiro, trouxe, com exclusividade para seu catálogo, todas as obras do renomado autor Pedro Bandeira, criando assim um momento importante para a literatura brasileira infantil e juvenil. O sucesso desta ação foi repetido com a escritora e ilustradora Eva Furnari e com o autor Walcyr Carrasco, cronista, dramaturgo, roteirista, tradutor e adaptador de clássicos da literatura.
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!