Offline
Feira Nacional do Livro: Orquestra Sinfônica e autores premiados dão o tom da programação deste sábado (10)
09/06/2017 19:30 em Literatura

A programação traz uma variedade de eventos para quem curte música e literatura. As atrações destaques são Salões de Ideias com Antonio Prata, Marcia Tibury. Paula Gicovate e o Concerto Internacional da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, além de performances poéticas, espetáculos musicais, exposições, entre outras atividades. A feira termina neste domingo (11)

 

Ribeirão Preto (SP), 8 de junho de 2017 – Realizada em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo desde o dia 4 de junho, a 17ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Pretoapresenta neste final de semana uma série de atividades que prometem envolver o público de todas as idades. A feira vai até este domingo (11) e segundo organizadores, a previsão é que passem pelo evento cerca 200 mil pessoas. Ao todo são 260 atividades e 130 autores.

 

Abrindo o sábado (10), duas atrações especiais estão programadas para 10h. A Sessão Jabuti traz ao Theatro Pedro II, Auditório Meira Júnior, o escritor e roteirista  Antonio Prata. O autor tem 12 livros publicados. Escreve crônicas aos domingos na Folha de São Paulo e trabalha em séries e novelas na Rede Globo. Entre suas obras destacam-se “Meio intelectual, meio de esquerda” (Prêmio Brasília de Literatura na categoria contos e crônicas), “Nu, de botas” (Prêmio Brasília de Literatura, em 2014) e “Trinta e poucos”, recém lançado pela Cia das Letras. Já no Centro Cultural Palace, Auditório Pedro Paulo da Silva, Paula Gicovate, escritora e roteirista de cinema e TV, formada em Letras pela PUC/RJ é a convidada. Em 2014, a autora lançou “Este é um livro sobre amor”, seu terceiro livro e primeiro romance, traduzido e publicado na Espanha e na Argentina.

 

No período da tarde, às 14h, acontece o Salão de Ideias Senac “Diálogo Educação”, com Márcia Tiburi no Theatro Pedro II -  Auditório Meira Júnior A autora pretende mostrar que o diálogo sobre educação com toda sua implicação filosófica, é algo tão necessário quanto o oxigênio que nos libera da asfixia. Graduada em Filosofia e Artes, Marcia Tiburi é mestre e doutora em Filosofia. Publicou diversos livros de Filosofia entre eles  “As mulheres e a Filosofia”, “Filosofia cinza - a melancolia e o corpo nas dobras da escrita” e “Sociedade fissurada, além de vários romances como “Magnólia” e mais recentemente, em 2015, publicou “Como conversar com um fascista – reflexões sobre o cotidiano autoritário brasileiro“. É colunista da revista Cult e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

 

O dia também reserva grandes atrações musicais e de teatro para o público. Às 15h, acontece a Intervenção Urbana Sarau Motolove/SP, com Luiza Romão, Victor Rodrigues e Daniel Minchoni, na Tenda Sesc. No sarau, a dinâmica é livre, valendo textos autorais, referências antigas, letras de música, frases de caminhão e outras inspirações. Às 17h, será apresentado o Espetáculo Lítero-Musical Fernando Pessoa: Poema em linha reta  - Canto Livro, na Tenda Sesc. O projeto foi idealizado por Jean Garfunkel, poeta, cantor e compositor, com músicas gravadas por vozes importantes da MPB: Elis Regina, Maria Rita, Zizi Possi, Renato Braz etc, e por sua filha, a cantora e narradora Joana Garfunkel. Neste show, eles visitarão a obra de Fernando Pessoa.

 

Às 18h, entra no roteiro cultural o Pocket Show Unaerp “Fados e Poesias”, no Centro Cultural Palace - Auditório Pedro Paulo da Silva. O projeto musical tem a finalidade de transportar o público para o universo musical e poético português. É coordenado pelo professor Armando Bugalho, que se apresenta ao lado dos músicos Ruy Deutsch, Agrício Alexandre da Costa, Thomaz Feres e Eula Hallak.

 

Para fechar o sábado também com música de qualidade, acontece o Concerto Internacional Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, com a participação especial do tenor Alan Faria e Coro da Escola de Canto Coral da AMRP e Coral da USP/Ribeirão Preto - Grupo Madrigal Revivis, no Theatro Pedro II - Sala Principal às 20h30.  A Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP) foi fundada em 1921 e conta uma história de devoção e amor à música. Mantida pela Associação Musical de Ribeirão Preto, criada em 1938 por músicos e abnegados, desde então, a Orquestra funciona de modo ininterrupto e vem desenvolvendo importantes projetos que difundem a música erudita, reafirmando seu papel de destaque no setor artístico e nos cenários municipal e nacional. Já são mais de 1.400 concertos oficiais realizados. Mensalmente, faz apresentações pelas séries “Concertos Internacionais”, com solistas brasileiros e estrangeiros renomados mundialmente, e “Juventude Tem Concerto” que realiza gratuitamente concertos interativos dirigidos a crianças e jovens. A regência atual é do maestro Reginaldo Nascimento, formado em música pela Universidade de São Paulo. SoliSTa alan Faria Atualmente é orientado e tem como coach a experiente maestrina Helly Anne Caran de São Paulo. É solista do grupo Core D´IItalia, que realiza vários concertos com um repertório de música erudita italiana em todo o Brasil, e da companhia de opera Sol ‘opera.

 

OUTRAS ATIVIDADES DO DIA

OBS> Todos os eventos são gratuitos. Para as atividades na Tenda Sesc e Theatro Pedro II, os participantes devem retirar senha com uma hora de antecedência. Nos demais locais, a entrada será feita por ordem de chegada.

 

9h | Premiação 30º Jogos Florais Nacionais e 18º Jogos Florais Estudantis de Ribeirão Preto

Local: Biblioteca Padre Euclides

Os Jogos Florais de Ribeirão Preto promovem a trova de concursos literários temáticos regulamentados. As festividades são desenvolvidas em três dias com atividades variadas: palestras, visitas a escolas, premiação solene, missa em Trovas, entre outras.

 

10h | Oficina de Atividades Lúdico-Musicais/Unaerp

Local: Praça do Leitor

Jogos tradicionais popularizados no mundo inteiro, como amarelinha, bolinha de gude, jogo de botão, pião, pipa, pique, pegapega, entre outros, chegaram ao Brasil com os primeiros portugueses. Nesta oficina, os estudantes do curso de Licenciatura Plena em Música, coordenados pela professora Me. Erika de Andrade Silva, com a colaboração dos alunos de Pedagogia, coordenados pela professora doutora Samila Bernardi do Vale, pretendem oferecer ao público infantojuvenil a oportunidade de resgatar essas brincadeiras, através da confecção de jogos e de parlendas. Também serão apresentadas músicas folclóricas brasileiras e canções infantis que foram influenciadas pela cultura portuguesa.

 

10h | Com Cia Artesãos do Corpo - “Sr. Calvino”

Local: Praça Carlos Gomes Inspirado no universo poético-urbano do escritor Ítalo Calvino, o espetáculo se detém nos pequenos detalhes presentes no cotidiano das cidades, que normalmente são ignorados, mas que traduzem e refletem o mundo contemporâneo e a existência humana. Os bailarinos criam cenas de sonhos em meio às pessoas que passam, transformando a praça num caleidoscópio de cores e situações surreais.

 

10h | Salão de Ideias “Autismo e inclusão escolar: Um sonho mais que possível” Alexsander Sales, Anita Brito e Nicolas Brito Sales

Local: OAB     Um bate-papo sobre a visão e  a vivência de uma família para o autismo. Alexsander Sales é formado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, pós-graduado em Logística Empresarial pela FGV. Acompanha sua família nas palestras levando seu depoimento na visão de pai. A mãe, Anita Brito, é doutoranda pela USP para estudos sobre TEA (Transtorno do Espectro do Autismo), mestre em Dialogismo e Literatura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. O filho, Nicolas Brito Sales, é fotógrafo, escritor e palestrante. Desde 2011, eles percorrem vários lugares para dar palestras sobre como é ser autista e estar inserido na sociedade e na escola regular.

 

10h | Doação de Mudas

Local: Praça Carlos Gomes Cerca de 200 mudas de pequeno e médio porte serão doadas pela ONG Amaeco (Amigos do Meio Ambiente e da Ecologia) e distribuídas aos visitantes da feira.

 

11h | Contando Histórias Cristiane Framartino Bezerra e Helena Agostinho

Local: Centro Cultural Palace - Auditório 1º andar Cristiane Framartino Bezerra é graduada em História e Geografia pelo Centro Universitário Barão de Mauá. É historiadora, escritora, angelóloga e produtora cultural do Núcleo de Cultura e Paz.  Dentre outras obras, a escritora é autora de “A bruxinha que caiu da vassoura”, lançado em junho de 2016. Helena Agostinho é autora de “Desvendando a poesia”, com versão em braile. É idealizadora de vários concursos literários e de declamação, além de contadora de histórias, idealizadora e coordenadora do Grupo “Uma História por um Sorriso”. A escritora é membro titular da Alarp (Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto).

 

11h | Espetáculo de teatro Último Andar (Cecília Meirelles)  Grupo Engasga Gato

Local: Tenda Sesc Inventar um desastrado Leilão de Jardim na Chácara do Chico Bolacha, fazer da Língua do Nhem uma música divertida, ficar na dúvida entre isto e aquilo em cima de uma gangorra maluca, para depois se proteger da chuva que chega e finalmente alcançar o Último Andar, onde tudo é mais bonito.

 

14h | Coro Memorie D´Italia - Regente Alexandre Mazzer

Local: Centro Cultural Palace – Auditório Pedro Paulo da Silva

 

14h30 | Literatura e Música Autores e Artistas de São Sebastião do Paraíso

Local: Centro Cultural Palace - Auditório Pedro Paulo da Silva A Academia Paraisense de Cultura de São Sebastião do Paraíso/MG apresenta o tema “Literatura e Música”. Neste espetáculo, os artistas interpretam músicas com letras que são verdadeiros poemas. Participam: Edyna Maldi Borges, musicista e compositora; Luiz Ferreira Calafiori, historiador, escritor e orador; Pascoalina Coelho Souza, musicista e artista plástica; Nelson Duarte, jornalista, escritor e músico; Bernadete Aparecida Aguiar, poetisa, autora de vários livros; Francisca Borges da Cunha Zanin, poetisa e declamadora; Maria Rita de Cassia Preto Miranda, contista, cronista e autora de quatro livros; Reynaldo Formagio Filho, artista plástico, escritor e autor de dois livros infantis; Leila Yunes, oradora e escritora; Ziara Clementoni, cantora; Rafael Reparador, músico, compositor e poeta; Bruno Félix, músico, compositor, e escritor; Ângela & Arthur, cantora e músico; Sílvia Pessoa, cantora; Denise Gonzaga, musicista e cantora; Markus Vina, cantor; Clécio Faria, performer escritor/autor de um livro e André Cruvinel, músico, compositor e poeta.

 

15 h | Lançamento de Livro e Sessão de Autógrafos “O passado manda lembrança” - Grupo Amigos da Fotografia

Local: Palacete 1922 - R. Álvares Cabral, 716 (esquina com Florêncio de Abreu)

“O passado manda lembrança” é uma produção do Grupo Amigos da Fotografia“. A coletânea de fotos forma o quarto livro de uma série que retrata a cultura de Ribeirão Preto e região através das lentes de fotógrafos da entidade, fundada por João Rossato e Elza Rossato. A sessão de autógrafos acontece no tradicional Palacete 1922, que passa por restauração. O projeto tem como pilar a preservação da memória da cidade - tal como a obra lançada. Para os autores, preservar a memória institucional é manter a instituição viva e uma forma de fortalecer suas bases.

 

 

15h | Oficina de Geotintas

Local: Praça do Leitor A oficina vai ensinar o processo de criação de Geotintas, que são ecológicas feitas à base de água, terra e cola branca. Os participantes desenvolverão atividades artísticas monitoradas por um arte-educador. As criações serão expostas em um varal temático durante a feira.

 

16h | Sala Aberta Adalgiza Campos Balieiro

Local: Theatro Pedro II - Auditório Meira Junior

A pedagoga e professora Adalgiza Campos Balieiro receberá nesta sala aberta, os educadores que desejarem trocar experiências, partilhar vivências e, até mesmo, debater os problemas recorrentes nas salas de aula. Autora do livro “História de uma Escola”, publicado em 2006, ela pretende conduzir uma conversa pautada no cotidiano escolar, mas que apresente alternativas e aponte caminhos.

 

17h | Salão de Ideias Unaerp “Interfaces luso-brasileiras: arte e cultura para além das relações metrópole-colônia”

Local: Centro Cultural Palace - Auditório Pedro Paulo da Silva Os professores Me. Erika Andrade e Dr. Lucas Galon colocam em pauta aspectos histórico-estilísticos que envolvem a fecunda relação cultural entre Brasil e Portugal, especialmente no que diz respeito à música e outras artes. O objetivo é trazer ao público reflexões sobre as estruturas da música europeia e dos elementos musicais de matriz indígena e africana que contribuíram para o surgimento da música brasileira.

 

 

OBS> Além desta programação acima, ainda será realizada a Programação Permanente da Feira com atividades do Sesc, Unaerp, Funpec, Exposição Moura Lacerda, Exposição Alarp, Participação da Etec – Escola Técnica José Martimiano, entre outras. A programação completa está disponível no site: www.fundacaodolivroeleiturarp.com

 

17ª Feira Nacional do Livro

Realizada pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão, a 17ª Feira Nacional do Livroacontece de 4 a 11 de junho, em Ribeirão Preto. Durante oito dias, mais de 130 autores participam em  13 espaços simultâneos da feira. Reconhecida como um dos principais eventos nacionais de literatura, o tema deste ano é "Do conhecimento que liberta ao amor que educa - o livro na escola" com expectativa de atrair mais de 200 mil participantes durante os oito dias de evento e ser palco para um amplo debate sobre o papel do livro na educação. Neste ano, a feira promete muitas novidades em ampla programação, possibilitada pela força conjunta das grandes parcerias como com o Sesc, Sesi, Senac, Universidades, Diretoria de Ensino e entidades locais, além do apoio de empresas e organizações e da valorização cultural, o que consagra a grandiosidade do evento.

 

Como em todos os anos, a 17ª edição do evento presta homenagem a um país – e o escolhido foi Portugal, berço da Língua Portuguesa; o escritor principal é Fernando Pessoa - ícone da literatura portuguesa; autor educação escolhido é César Nunes; autor infantojuvenil é Ricardo Azevedo; autor local Rosa Maria de Britto Cosenza; patrono, o empresário e fundador do Sistema Coc, Chaim Zaher. Neste ano, há uma novidade: a modalidade de professor homenageado e o nome indicado é o de Maris Ester de Souza – professora da rede de ensino local.

 

Realização
O Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Usina Alta Mogiana e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam a 17ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto com Patrocínio Ouro de Usina Alta Mogiana. Patrocínio Prata de Ambient, Savegnago Supermercado, Grupo Moreno e Gás Brasiliano. Patrocínio Bronze do Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, Grupo Maubisa, Pedra Agroindustrial, Grupo São Francisco, Tonin Superatacado, Usina Vertente e Tereos. Patrocinadores: ACIRP (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto), Banco do Brasil, Shopping Iguatemi Ribeirão Preto, Interunion, Mineração Jundu, Passalacqua, Sasazaki, Madeiranit. Instituição Cultural: SESC - Serviço Social do Comércio. Parceiros Culturais: CBL  (Câmara Brasileira do Livro), Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II, Santa Helena, Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Sesi (Serviço Social da Indústria) e Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto). Apoio Cultural: Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Heurys Tecnologia, Livraria Cultura, Monreale Hotel - Ribeirão Preto, NW3 Comunicação, Verbo Nostro Comunicação Planejada, EPTV, Jornal A Cidade, Rádio CBN, G1, A Cidade On.Apoio: Secretaria Municipal da Cultura, Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal do Turismo, Secretaria Municipal de Assistência Social, Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto, Câmara Municipal, Centro Cultural Palace, Rádio 79, TV Thathi, Biblioteca Altino Arantes e Fundação Educandário, Colégio Marista, Biblioteca Padre Euclides, OAB, Sincovarp, IPCCIC (Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais), Ribeirão Preto Film Comission, Atlântica Simbios, Amaeco, Recicla Bytes, Coderp, Daerp, Transerp, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Usina São Martinho, Lotérica Galeria. Realização: Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Governo do Estado de São Paulo - Secretaria da Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal.

 

Sobre a Fundação

Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade - hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho. 

 

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac. 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!