Offline
Feira Nacional do Livro termina com poesia e música
09/06/2017 19:38 em Literatura

Poeta, cantor e compositor, Arnaldo Antunes vem até a Feira do Livro para participar de conferência e realizar o show de encerramento no Theatro Pedro II. A poesia também está presente em outras atividades do dia como intervenções urbanas e sarau da Casa do Poeta e Escritor de Ribeirão Preto

 

Ribeirão Preto (SP), 9 de junho de 2017 – A 17ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto chega a seu último dia neste domingo (11) trazendo uma programação repleta de poesia e música. O principal destaque do dia será a participação do poeta, cantor e compositor Arnaldo Antunes, que conduz uma conferência, às 16h, e também o show de encerramento da feira, às 18h30, ambos no Theatro Pedro II.

 

Arnaldo Antunes integrou o grupo Titãs, com o qual gravou sete discos. Em sua trajetória como escritor possui vários livros publicados no Brasil, sendo que seu último lançamento “Agora aqui ninguém precisa de si” foi indicado como o primeiro lugar da categoria Poesia no Prêmio Jabuti de 2016. Para o espetáculo de encerramento, o artista apresenta ao público um show intimista, acompanhado por dois músicos: Chico Salem (violão e guitarra) e André Lima (teclados, violão e sanfona). Neste show, batizado de “A Casa é Sua”, Arnaldo explora com liberdade uma nova sonoridade e revela as canções de outro modo, evidenciando mais as letras.

 

O espaço externo da feira também traz diversas atrações neste domingo. Uma delas é a intervenção urbana Slam da Guilhermina - Batalha de Poesias, que acontece às 14h, na Tenda Sesc. Os slams são campeonatos de poesia falada e acontecem em todo o mundo. Neste slam, os poetas podem competir com textos de até três minutos de duração e jurados escolhidos no local avaliam a performance e a interpretação do poema.

 

A poesia continua em alta com o sarau da Casa do Poeta e Escritor de Ribeirão Preto, realizado às 14h, no Auditório Pedro Paulo da Silva. A CPERP (Casa do Poeta e do Escritor de Ribeirão Preto) foi fundada em 1990. Com o intuito de promover o livro e a leitura e estimular novos escritores, a instituição realiza mensalmente o Sarau da Casa do Poeta e Escritor, um evento repleto de poesia, música e cultura e aberto para todo o público.

 

Outra atividade com destaque para o universo poético é a intervenção urbana “Quem é esse Pessoa” com a Cia. O Curioso. Nesta atração, dois palhaços convidam o público a conhecer um pouco sobre os diferentes heterônimos de Fernando Pessoa. De uma maneira divertida eles dirão as características básicas de cada heterônimo do poeta e depois farão um desafio ao espectador. A atividade acontece às 16h, na Praça Carlos Gomes.

 

OUTRAS ATIVIDADES DO DIA


OBS>
 Todos os eventos são gratuitos. Para as atividades na Tenda Sesc e Theatro Pedro II, os participantes devem retirar senha com uma hora de antecedência. Nos demais locais, a entrada será feita por ordem de chegada.

 

Entrega do Prêmio Literário | 11h | Auditório Meira Júnior

O Prêmio Literário da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, criado pela ARL (Academia Ribeirãopretana de Letras), é uma realização conjunta da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, com o apoio da Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto, União Brasileira de Escritores/RP, União dos Escritores Independentes, Casa do Poeta e do Escritor, União Brasileira dos Trovadores, Ordem dos Velhos Jornalistas e Proyecto Cultural SUR/Brasil. O concurso foi dividido em duas categorias: Estudantil Municipal (escolas públicas e/ou privadas) e Adulto.

 

Espetáculo de Teatro João de Barros | 11h | Tenda Sesc

Uma menina avoada, um contador de histórias, uma cabeludinha e um desinventor de objetos... Os quatro a bordo de uma carroça, equipada apenas com o necessário para realizar grandes despropósitos, embarcam numa aventura que se inicia numa manhã desabrochada a pássaros e só termina depois que o dia envelheceu. Liberdade caça jeito!

 

Oficina de Geotintas | 14h | Praça do Leitor

Técnicas sobre o processo de criação de Geotintas, que são ecológicas feitas à base de água, terra e cola branca. Atividade monitorada por um arte-educador.

 

Bate-papo Lisboa Por Fernando Pessoa | 16h30 | Tenda Sesc

Uma “viagem” para descobrir Lisboa através da vida e das palavras de Fernando Pessoa, passeando pelos sítios frequentados pelo poeta e que se encontram mencionados na sua obra. Ao mesmo tempo, iremos (re) descobrir Pessoa através de Lisboa. O guia de turismo Rafael Moraes apresentará o roteiro turístico por Lisboa escrito pelo poeta em 1925, que ainda permanece atual. Um passeio imaginário pelos principais museus, monumentos e ruas da capital portuguesa.

 

OBS> Além desta programação do domingo, ainda será realizada a Programação Permanente da Feira com atividades do Sesc, Unaerp, Funpec, Exposição Moura Lacerda, Exposição Alarp, Domingo é Dia de Teatro no Shopping Iguatemi, Participação da Etec – Escola Técnica José Martimiano, entre outras. A programação completa está disponível no site: www.fundacaodolivroeleiturarp.com

 

Feira Nacional do Livro

Reconhecida como um dos principais eventos nacionais de literatura, a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto traz em sua 17ª edição o tema "Do conhecimento que liberta ao amor que educa - o livro na escola".

 

Durante a organização do evento, a Fundação do Livro e Leitura contou com o apoio de diversos parceiros que possibilitaram uma abrangência ainda maior da feira na cidade, comoo SESC, Senai, Senac, universidades, Diretoria Regional de Ensino e entidades locais, além do apoio de empresas e organizações e da valorização cultural, o que consagra a grandiosidade do evento.

 

A 17ª Feira Nacional do Livro estará presente em 13 espaços simultâneos, onde serão realizadas mais de 260 atividades culturais, com a presença de 130 autores. Estão incluídos espaços já tradicionais da feira como Theatro Pedro II, Centro Cultural Palace, Biblioteca Altino Arantes, Biblioteca Padre Euclides, SESC,  Praça do Leitor (na Praça XV de Novembro), além de outras áreas como ACI Ribeirão Preto, Sede da OAB Ribeirão Preto, Shopping Iguatemi, Sincovarp, Teatro Marista, Tenda SESC (na Praça Carlos Gomes) e Palacete 1922.

 

Como em todos os anos, o evento presta homenagem a um país – e o escolhido foi Portugal, berço da Língua Portuguesa; o escritor principal é Fernando Pessoa - ícone da literatura portuguesa; autor educação escolhido é César Nunes; autor infantojuvenil é Ricardo Azevedo; autor local Rosa Maria de Britto Cosenza; patrono é o empresário e fundador do Sistema Coc, Chaim Zaher. Neste ano, há uma novidade: a modalidade de professor homenageado e o nome indicado é o de Maris Ester de Souza – professora da rede de ensino local.

 

Realização
O Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Usina Alta Mogiana e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam a 17ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto com Patrocínio Ouro de
Usina Alta Mogiana. Patrocínio Prata de Ambient, Savegnago Supermercado, Grupo Moreno e Gás Brasiliano. Patrocínio Bronze do Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, Grupo Maubisa, Pedra Agroindustrial, Grupo São Francisco, Tonin Superatacado, Usina Vertente e Tereos. Patrocinadores: ACIRP (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto), Banco do Brasil, Shopping Iguatemi Ribeirão Preto, Interunion, Mineração Jundu, Passalacqua, Sasazaki, Madeiranit. Instituição Cultural: SESC - Serviço Social do Comércio. Parceiros Culturais: CBL  (Câmara Brasileira do Livro), Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II, Santa Helena, Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Sesi (Serviço Social da Indústria) e Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto). Apoio Cultural: Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Heurys Tecnologia, Livraria Cultura, Monreale Hotel - Ribeirão Preto, NW3 Comunicação, Verbo Nostro Comunicação Planejada, EPTV, Jornal A Cidade, Rádio CBN, G1, A Cidade On.Apoio: Secretaria Municipal da Cultura, Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal do Turismo, Secretaria Municipal de Assistência Social, Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto, Câmara Municipal, Centro Cultural Palace, Rádio 79, TV Thathi, Biblioteca Altino Arantes e Fundação Educandário, Colégio Marista, Biblioteca Padre Euclides, OAB, Sincovarp, IPCCIC (Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais), Ribeirão Preto Film Comission, Atlântica Simbios, Amaeco, Recicla Bytes, Coderp, Daerp, Transerp, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Usina São Martinho, Lotérica Galeria. Realização: Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Governo do Estado de São Paulo - Secretaria da Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal.

 

Sobre a Fundação

Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade - hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho. 

 

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!