Incentivo à leitura infantil é tema do novo livro da Editora Salamandra
03/07/2017 17:25 em Literatura

Com a ajuda de um cãozinho, a personagem Madeline, que não gosta de ler, dará outras dimensões ao ato da leitura

Exiba imagens para confirmar leitura

Ler é um ato valioso desde os primeiros anos de vida, pois ajuda a criança a desenvolver o senso crítico, a capacidade de raciocínio, a adquirir mais vocabulário, entre outros benefícios. Esse exercício de concentração, muitas vezes, é uma tarefa difícil para os pequenos, e pode se tornar ainda mais árdua quando a leitura é feita em público, como, por exemplo, na sala de aula. Assim acontece com a protagonista de Madeline Finn e Bonnie, novo livro da Editora Salamandra, que por meio de um singelo conto, trata da importância do incentivo à leitura infantil.

Na escola de Madeline, a professora dá um adesivo de estrela para quem lê bem em sala de aula, mas a garota não consegue ganhar sequer um de carinha feliz. Isso acontece porque ela não gosta de ler nada: nem livros, nem revistas, nem mesmo a lista de sabores do carrinho de sorvete! Porém, certo dia, sua mãe decidiu levá-la à biblioteca e Madeline se deparou com algo inusitado: viu crianças lendo histórias para... cachorros! E ela poderia ler para Bonnie, uma linda cadela branca que parecia um urso polar. A menina se entusiasmou com a ideia e começou a ler para o animalzinho todos os sábados. E ela percebeu que o bichinho não dava importância nenhuma quando ela errava, bem diferente de seus colegas de classe.

Nesse delicado enredo, o leitor acompanhará as angústias de uma criança que está começando a ler e entenderá como ela enxerga o hábito da leitura antes e depois da experiência com o aconchegante animal. Certamente, as crianças que estão em fase de alfabetização e ainda não têm fluência e segurança para ler em voz alta se identificarão com Madeline. A obra tem autoria e ilustração de Lisa Papp e é indicada para leitores a partir de 05 anos.

Preço: R$42,00



Sobre a autora
Lisa Papp cresceu contando histórias. Seus primeiros contos, registrados num caderno cheio de desenhos, tinham como personagens principais seu gato, animais de pelúcia e outras figuras associadas à natureza. Atualmente, Lisa continua inventando histórias e desenhando, mas elas aparecem nas páginas de livros para crianças. Quando não está em seu estúdio, ela pode ser encontrada no jardim, conversando com passarinhos, encantando-se com as abelhas e sonhando com a próxima aventura literária. Lisa vive no condado de Bucks, na Pensilvânia, EUA, com o marido, Robert, que também é artista. Eles têm três gatos muito criativos – que de vez em quando deixam Lisa ler para eles.

Sobre a Salamandra
Com um catálogo formado por obras de autores brasileiros e estrangeiros e que contempla desde bebês até jovens leitores, o principal foco da Salamandra é a valorização do livro como veículo de expressão de ideias, sentimentos e emoções. O selo publica obras que dialogam com o leitor, divertindo e provocando a reflexão sobre questões pessoais e do mundo, por meio de uma linha editorial ampla e diversificada para atender todos os tipos de gosto: livros de pano e livros-brinquedo; livros tipo álbum para leitores iniciantes; e, para leitores mais maduros, aventuras, histórias com temas do cotidiano e quadrinhos. Tudo para fazer da leitura uma atividade prazerosa e significativa. Desde 2009, a Salamandra detém exclusividade sobre toda obra literária de Ruth Rocha, uma das escritoras mais talentosas e queridas do Brasil, em uma iniciativa inédita no mercado de livros para crianças e jovens.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!