Estão abertas inscrições para Prêmio Literário da 16ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto
16/03/2016 15:21 em Literatura

Poderão participar do concurso estudantes a partir do ensino fundamental até os 17 anos da rede de ensino de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, e adultos acima de 18 anos - de todo o Brasil. Inscrições vão até 15 de abril de 2016

 

Ribeirão Preto (SP), 15 de março de 2016 – Estão abertas as inscrições para o Prêmio Saraiva - Concurso Literário “Mario Sergio Cortella” da 16ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto. O concurso foi oficialmente lançado no dia 7 de março, após aFundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto anunciar uma nova fase de atuação com planos e ações, visando solidificar a leitura como processo de educação e formação das pessoas. O evento foi realizado na sede da Fundação.

 

Durante o lançamento, a presidente da Fundação do Livro e Leitura, Adriana Silva, e a Curadora do Prêmio Rosa Maria de Britto Cosenza apresentaram em primeira mão o regulamento oficial, os temas definidos para cada categoria. Elas explicaram o funcionamento do concurso. Estiveram presentes escritores, educadores, professores, representantes de instituições parceiras, a diretoria da fundação e o público em geral.

 

O PRÊMIO

Poderão participar do prêmio desde estudantes de escolas públicas e privadas de Ribeirão Preto matriculados no ensino fundamental até 10 anos - na Categoria Estudantil, Modalidade Desenho Infantil, além de alunos entre 10 e 17 anos – também para a mesma cidade e adultos a partir de 18 anos, neste caso de todo o Brasil. O concurso foi dividido em categorias de acordo com o estilo literário escolhido: Categoria Estudantil Infantil – Modalidade Desenho, Categoria Estudantil – Modalidade Poema, Categoria Estudantil – Modalidade Conto. Na categoria Adulto poderão ser inscritos poemas, crônicas, contos e ensaios.

 

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto trabalha na divulgação do concurso literário para mais de 100 mil alunos das redes municipais, estaduais e particulares da cidade. A expectativa é que o número de participantes cresça de forma a incentivar o hábito de ler e escrever entre esse público. Já na categoria adulto a abrangência é nacional. O objetivo é estimular e atrair a participação de novos escritores.

 

Neste ano, o concurso vai contar com o apoio de grandes parceiros como a Livraria Saraiva, responsável por assinar o prêmio e fornecerá parte da premiação; a Evolua Educação, que, através da Eurodata, vai ceder nove cursos profissionalizantes de sua grade como prêmio para a categoria estudantil, e o Criar Redação, que vai oferecer duas bolsas de estudos para os estudantes premiados. Segundo Adriana Silva, o papel dos parceiros será essencial para que a fundação cumpra seu propósito de abrir novas portas e caminhos para educação brasileira.

 

“A Saraiva é baseada em cultura. Assim como este prêmio de literatura da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. Por isso, nossa parcela de apoio a esse projeto é levar literatura e cultura ao alcance de mais jovens, seguindo assim a filosofia da empresa”, diz Lívia Martins, gerente das lojas Saraiva de Ribeirão Preto.

 

A entrega dos prêmios aos vencedores de cada categoria será realizada no dia 12 de junho de 2016, às 11h, em local ainda a ser divulgado durante a 16ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto.

 

O regulamento pode ser acessado no site da fundação: http://www.fundacaodolivroeleiturarp.com

Versão em pdf:

ttp://media.wix.com/ugd/b1bc65_e74de30c9dcd4002b1559bda1bdc3ca0.pdf

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!