Pequenas mudanças adequam imóvel para enfrentar as altas temperaturas
23/10/2017 18:03 em Brasil

 A primavera chegou com cara de verão, pelo menos na região de Ribeirão Preto (SP). As altas temperaturas, que poderão chegar até 36 graus em outubro, segundo a previsão do site Accuweather, faz com que o uso do ar condicionado aumente consideravelmente – assim como a conta de luz. O aparelho é o que apresenta o maior consumo energético mensal entre os eletrodomésticos, de acordo com a tabela da Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica). Contudo, algumas mudanças simples no imóvel podem ajudar a deixar o ambiente mais fresco, diminuindo a necessidade de usar o ar condicionado, ressalta a arquiteta e diretora de Marketing da Piramid Imóveis, Adânia Porfírio Horta.

            “Um dos primeiros passos para deixar o lar mais fresquinho é trocar as lâmpadas. As amarelas comuns ou incandescentes produzem mais calor, enquanto que os modelos de LED ou fluorescentes não esquentam. Além disso, estas últimas são mais econômicas, pois gastam menos energia e duram mais”, afirma a especialista. Outra dica é optar por tecidos leves para a decoração da casa. “Em cidades como Ribeirão Preto, que faz calor na maior parte do ano, o ideal é investir em cortinas e revestimentos de sofá de algodão ou até seda. Tecidos como veludo e couro são mais pesados e quentes”, diz Adânia.

 

Abuse do branco

 

            Para quem está disposto a fazer pequenas reformas na casa, vale pintar as paredes de branco ou cores claras, que refletem a luz ao invés de absorvê-la. “Deixe para colocar cor no ambiente por meio dos objetos, almofadas e quadros, por exemplo”, afirma Adânia Porfírio Horta. Nas janelas onde o sol incide diretamente, a dica é instalar um blecaute – melhor ainda se a parte virada para fora for branca. Por fim, a arquiteta dá a ideia de criar um cantinho verde. “Plantas dentro de casa ajudam a amenizar a temperatura ambiente, sem falar que servem como decoração”, conclui.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!