Offline
Clube de Leitura discute obra de Margaret Atwood
27/10/2017 06:06 em Literatura

“O Conto da Aia” é a obra a ser discutida para o próximo encontro do grupo, que acontece no dia 28 de outubro, às 16h, na sede da Fundação do Livro e Leitura, em Ribeirão Preto (SP)

 

Ribeirão Preto (SP), Outubro de 2017- A Fundação do Livro e Leitura promove no próximo sábado (28/10), às 16h, mais um encontro do Clube da Leitura para análise e comentários sobre a obra O Conto da Aia (The Handmaid’s Tale), da escritora canadense Margaret Atwood. O encontro será realizado na sede da entidade, que fica na Rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América, em Ribeirão Preto. A atividade é aberta e gratuita.

 

O Conto da Aia é um romance distópico, lançado em 1985 e voltou aos debates no mundo inteiro depois da eleição de Donald Trump, em 2016, e também às listas de mais vendidos dos Estados Unidos.

Segundo Gabriela Bazan Pedrão, curadora do Clube da Leitura, o livro é situado num futuro próximo em que fundamentalistas de direita tomam o poder nos Estados Unidos e criam a República de Gilead - um estado totalitário e teocrático em que mulheres férteis são feitas escravas sexuais para criarem novas vidas. “A obra explora os temas da subjugação das mulheres e os vários meios pelos quais elas perdem individualismo e independência”, comenta Gabriela.

 

O título do romance ecoa os componentes de Os Contos de Cantuária de Geoffrey Chaucer, que compreende uma série de histórias conectadas. O livro  ganhou o Prêmio do Governador Geral de 1985 e o primeiro Prêmio Arthur C. Clarke em 1987; também foi nomeado para o Prêmio Nebula de 1986, o Prêmio Booker de 1986 e o Prêmio Prometheus de 1987. Em 1990, o livro ganhou adaptação para filme, depois para ópera e mais recentemente para uma série de TV, além outros meios de comunicação.

 

O Clube da Leitura tem o objetivo de estimular a leitura e passear por narrativas de diversos autores e estilos literários. A atividade gratuita faz parte do Plano Anual da Fundação do Livro e Leitura e conta com incentivo à cultura por meio do Programa de Ação Cultural – ProAC. É aberto à comunidade da cidade e região. A entrada é gratuita. Interessados podem confirmar sua presença pelo telefone da Fundação (16) 3911 1050.

 

Sobre a Fundação

Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho.  Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.


Serviço

O que: Clube de Leitura

RealizaçãoFundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto

Data: 28 de outubro

Horário: 16 horas

Onde: Fundação do Livro e Leitura

Informações: (16) 3911 1050

Endereço: Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América, Ribeirão Preto (SP)

OBS> Evento gratuito.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!