Volume
Redes
Sociais
Doações de sangue ‘comuns’ estão abaixo do esperado
13/11/2017 - 21h10 em Brasil

 

 

 

 

 

 

 

No Banco de Sangue de Ribeirão Preto a necessidade maior é por doadores tipo A + e O +

Os sangues tipo A+ e O+, considerados os mais frequentes no Brasil, presentes em cerca de 36% e 37% da população, estão em falta no Banco de Sangue de Ribeirão Preto. Segundo Eli Mendes, líder de captação na unidade, houve um aumento significativo nas transfusões destes tipos sanguíneos, mas as doações não acompanharam a alta demanda. “Nosso consumo de hemocomponentes está muito acima do esperado para o período e o número de doações se encontra abaixo do ideal para suprir. Os feriados prolongados aumentam ainda mais nossa preocupação”, afirma.

No próximo dia 25, é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue, e diversas ações estão previstas ao longo do mês. Entre elas, haverá um movimento importante para a conscientização de novos doadores, intitulada “Novembro Vem Doar”, com início nesta sexta-feira, dia 10. Quem participar da ação especial, até o final do mês, será homenageado com brindes comemorativos alusivos à data. E, para coroar o Dia do Doador, no dia 25 haverá um café da manhã especial na unidade.  

 Veja como é fácil doar

Os interessados precisam pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar 3 horas após o almoço ou a ingestão de alimentos gordurosos. No local, basta apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados por um responsável). O voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Quem tiver feito tatuagem e/ou piercing recentemente precisa aguardar 6 meses após o procedimento, e quem fez endoscopia deverá aguardar 6 meses após a realização do procedimento.

 Sobre o Banco de Sangue de Ribeirão Preto

O Banco de Sangue de Ribeirão Preto é responsável por atender ao menos cinco hospitais da cidade e realiza cerca de 1.200 transfusões de sangue por mês. Os interessados em doar não precisam agendar horário, basta comparecer à unidade na Rua Quintino Bocaiúva, 895, no bairro Vila Seixas (atrás do Hospital São Lucas). O horário de atendimento é das 7h às 18h, de segunda a sábado (exceto feriados). Para os doadores há estacionamentos gratuitos nas esquinas das ruas Quintino Bocaiúva com Amadeu Amaral e Vicente de Carvalho.  Para mais informações pelo telefone (16) 3610-1515.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!