Autora homenageada da 16ª Feira do Livro visita escolas de Ribeirão Preto
11/04/2016 09:56 em Literatura

A poeta e escritora Rita Mourão participa de uma roda de bate papo com estudantes. Durante os encontros, ela incentiva a  

 leitura e também divulga o Prêmio Saraiva – Concurso Literário Mario Sergio Cortella que está com inscrições abertas

 

 

Ribeirão Preto (SP), 11 de abril de 2016 - Ela tem um jeito simples, fala envolvente e o olhar desperto para beleza do cotidiano. A poeta e escritora, Rita Mourão, homenageada neste ano pela 16ª edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, é uma sonhadora nata e mulher de muita força. Já vivenciando os preparativos da feira, estudantes de Ribeirão Preto têm a oportunidade de conhecer a escritora, que participa de uma temporada de visitas a escolas da cidade.  Nesta semana, ela esteve com alunos na EMEF Anísio Teixeira, no bairro Iguatemi, em Ribeirão Preto e hoje dia 11 de abril o ponto de encontro será na EMEF Raul Machado, às 10h30. A escola municipal funciona na Rua Humaitá, 930, no Santa Cruz do José Jacques.

 

Um dos pontos centrais do bate papo com os estudantes é a própria história de vida dela. Uma trajetória de coragem e perseverança, características que foram essenciais para Rita Mourão enfrentar todas as barreiras e preconceitos para alcançar a formatura apenas aos 60 anos de idade. Hoje, é autora de cinco livros e ganhadora de diversos prêmios.

 

No primeiro encontro com estudantes, a escritora abriu sua fala agradecendo a Deus pela sua vida e principalmente aos professores que a conduziram. “Desde pequena meu sonho era ser escritora, mas como me casei muito cedo este sonho teve que ser adiado. Mas jamais deixei de acreditar que um dia ele se tornaria realidade”, disse.

 

Rita contou aos alunos que se alfabetizou na fazenda e retornou aos estudos quando tinha 56 anos de idade, mas a leitura sempre foi uma paixão para ela. “Eu tive sete filhos e adorava ler os livros didáticos de todos eles”, confessou.

 

A trajetória da autora teve início em Minas Gerais e ela lembra que teve uma infância feliz. Rita Mourão cresceu entre árvores frutíferas e pássaros e foi nesse convívio com a natureza que teve seus primeiros contatos com a poesia.

 

Aos dez anos voltou para Piumhi, cidade onde nasceu e lá matriculou-se no Grupo Escolar Dr. Avelino de Queiroz até terminar o quarto ano do antigo primário, hoje, ensino fundamental. Seu desejo era de continuar os estudos: queria ser professora, mas o pai preferiu que voltasse à fazenda. Lá casou-se aos 19 anos com Aurélio Mourão, teve sete  filhos e aos 35 anos mudou-se com a família para Ribeirão Preto. Só depois aos 56 anos, ela voltou a frequentar à escola, no Centro Supletivo Cecília Dutra Caran e logo após cursou o Magistério na escola Estadual Otoniel Mota.

 

Apesar de sua formação acontecer de forma tardia, quando já era mãe de sete filhos, com 16 netos, ela conseguiu realizar o seu sonho de escrever. A carreira de escritora nasceu paralela à de educadora, pois ela lecionou durante 16 anos no Colégio Metodista, de Ribeirão Preto.

 

Até hoje ela já publicou 14 antologias com o material poético dos alunos do ensino fundamental, além disso escreveu cinco livros de poemas, muito elogiados pela crítica. São eles: Chama e Mormaço (2000), Um Jeito de (Re)Viver, Meu Sertão Meu Brasil, Entre Pedras, Girassóis e Poesia (2010).   Em setembro de 2000, a escritora entrou para a ARL (Academia Ribeirãopretana de Letras). Atualmente, é membro da ARE (Academia Ribeirãopretana de Educação, da União Brasileira de Escritores, da Casa do Poeta e do Escritor, de Ribeirão Preto e da União Brasileira de Trovadores.

 

Luta pelas palavras

A autora diz aos alunos que não tem mágoa nenhuma de sua trajetória. “Eu vendia pão de queijo na escola para conseguir realizar meus sonhos. “Posso dizer que minha luta foi pequena em razão da grandiosidade do que consegui”. Segundo ela, existe um poeta dentro de cada um de nós, “mas é preciso que este talento seja trabalhado”.

 

A poeta incentiva os alunos a ler e assegura que eles só terão chances de crescer e evoluir através da leitura. “Só assim as pessoas poderão conhecer os vários sentidos das palavras. Quando eu estou escrevendo, me transporto para longe, esqueço de tudo à minha volta”.

 

No encontro com autora, os estudantes têm espaço para expressar seus sonhos. Josimara Coutinho, de 14 anos, aluna EMEF Anísio Teixeira, manifestou que sempre gostou de escrever e que pretende ser diretora de cinema e escritora. “Amo escrever porque quando escrevo posso concretizar meus sonhos”.

 

A essa estudante e a todos que encontra, Rita Mourão deixa um recado muito importante: não há tempo, nem data limite para sonhar. “Nunca é tarde para se conseguir concretizar sonhos. Ficarei muito feliz se vocês acatarem uma única palavrinha minha. Só assim, já serei uma pessoa mais realizada”.

 

Ao todo, a escritora vai participar de 10 encontros. Nestas ocasiões, ela também incentivaos estudantes para participarem do Prêmio Saraiva - Concurso Literário “Mario Sergio Cortella” da 16ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, com dicas literárias. O concurso está com inscrições abertas até 15 de abril.  Poderão participar do prêmio desde estudantes de escolas públicas e privadas de Ribeirão Preto matriculados no ensino fundamental até 10 anos - na Categoria Estudantil, Modalidade Desenho Infantil, além de alunos entre 10 e 17 anos – também para a mesma cidade e adultos a partir de 18 anos, neste caso de todo o Brasil. O concurso foi dividido em categorias de acordo com o estilo literário escolhido: Categoria Estudantil Infantil – Modalidade Desenho, Categoria Estudantil – Modalidade Poema, Categoria Estudantil – Modalidade Conto. Na categoria Adulto poderão ser inscritos poemas, crônicas, contos e ensaios.

 

 

16ª Feira Nacional do Livro

 

Em 2016, a atenção da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto estará voltada para o escritor e para o leitor. O objetivo da Fundação é jogar luz e garantir o espaço para debates literários com destaque para os gêneros romance, conto, crônica e poesia. A Feira ocorrerá de 12 a 19 de junho. A proposta para a edição de 2016 é promover um amplo debate sobre o ato transformador da leitura. O tema, organizado como uma saudação visa fazer um chamado ao público leitor.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!