Offline
Banco de Sangue de Ribeirão Preto aposta em redes sociais para se aproximar de doadores
11/04/2016 20:02 em Ciência e Saúde

Facebook e Instagram, além de mensagens de SMS e WhatsApp, ajudam a mobilizar voluntários a doar sangue na cidade

        Manter um estoque estável de bolsas de sangue depende exclusivamente do número de doadores que comparece diariamente às unidades de captação. E, para cativar os voluntários, o Banco de Sangue de Ribeirão Preto utiliza diversas ferramentas, tais como as redes sociais Facebook e Instagram, que auxiliam na divulgação de campanhas, e o  telefone, com o envio de mensagens pelo WhatsApp e SMS convidando doadores a colaborar.

         Segundo o analista de marketing do Banco de Sangue, Bruno del Tedesco Gomes, estar próximo dos doadores é fundamental quando o assunto é salvar vidas. "Nosso trabalho depende deles e é muito importante manter um relacionamento próximo com os voluntários. As redes sociais, nesse sentido, nos permite fazer isso de forma rápida e simples. Usamos todas as ferramentas ao nosso alcance, principalmente as que nos dão a possibilidade de conversar diretamente com o doador", explica.

          Nas contas do Facebook e Instagram, o Banco de Sangue posta informações sobre a doação de sangue, campanhas e diversos outros temas, tais como dicas de saúde e curiosidades. O compartilhamento por parte dos seguidores da página ajuda a divulgar e a tornar sempre atual a discussão sobre doação de sangue também fora da internet.

          Já o telefone é utilizado apenas quando os estoques caem muito e é necessário um engajamento maior. "Quando o estado é crítico enviamos SMS aos doadores já cadastrados, pois geralmente o retorno é imediato. Temos grupos também no Whatsapp de acordo com cada tipo sanguíneo e, quando necessário, nos comunicamos por esse canal", conta Gomes. A resposta também é imediata.

          O ideal, segundo Bruno Gomes, seria que a questão da doação de sangue já fizesse parte da vida da pessoas, mas não é assim na prática. "Doadores de repetição, ou seja, que doam várias vezes ao ano, não são a maioria, mas as redes sociais têm ajudado a mudar esse cenário".

 

             Veja como é fácil doar    

            Os interessados precisam pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar 3 horas após o almoço ou a ingestão de alimentos gordurosos. No local, basta apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados por um responsável). O voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Quem fez endoscopia deverá aguardar 6 meses após a realização do procedimento.

 

            Sobre o Banco de Sangue de Ribeirão Preto

A unidade é responsável por atender ao menos cinco hospitais da cidade e realiza cerca de 1.200 transfusões de sangue por mês. Os interessados em doar não precisam agendar horário, basta comparecer à unidade na Rua Quintino Bocaiúva, 895, no bairro Vila Seixas. O horário de atendimento é das 7h às 18h, de segunda a sábado (exceto feriados). Para os doadores há estacionamento gratuito na esquina das ruas Quintino Bocaiúva e Amadeu Amaral.  Para mais informações pelo telefone (16) 3610-1515.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!