Offline
Homenagem da Editora Moderna relembra clássico do escritor Aluísio Azevedo
11/04/2016 20:04 em Literatura
Uma das maiores obras da literatura brasileira completa 126 anos de sua publicação
 

Com o objetivo de comemorar os 126 anos de um dos grandes clássicos da literatura brasileira, a Editora Moderna indica a edição comentada pelo Prof. Douglas Tufano, da obra O Cortiço, de Aluísio Azevedo. O objetivo é ajudar os leitores a interpretarem e analisarem a história de uma maneira diferente. São várias notas de vocabulário e esclarecimentos literários ao lado das páginas. Ao final do título, o autor também traz algumas questões sobre a obra.

Leitura obrigatória em muitos vestibulares, o livro retrata o aumento da população na cidade com o aparecimento de núcleos habitacionais, denominados ‘cortiços’ - espaços onde se aglomeravam pessoas em busca de melhores condições de vida. Por outro lado, também representa a burguesia da época. A trama central de O Cortiço focaliza a ascensão social do comerciante português João Romão, dono de uma venda, de uma pedreira e de um cortiço, bem perto do sobrado de um patrício endinheirado - o comendador Miranda. A rivalidade entre os dois aumenta à medida que cresce o número de casinhas alugadas, na sua maioria, pelos empregados da pedreira. Esses encarregados também fazem compras na venda de João Romão, que, desse modo, vai enriquecendo rapidamente. 

João Romão vive amasiado com uma escrava fugida chamada Bertoleza, a quem ele forjou um documento de alforria. O grande sonho dele é adquirir prestígio social, como seu patrício Miranda. Este, à medida que o vendeiro enriquece, não vê com maus olhos a possibilidade de oferecer-lhe a mão de sua filha, Zulmira. João fica noivo de Zulmira, alcançando assim um patamar mais alto na escala social. O único inconveniente é Bertoleza, que não aceita ser descartada sumariamente. Desesperada, ela se mata. 

Nascido em 14 de abril de 1857, Aluísio Azevedo, escritor, cronista, diplomata, caricaturista e jornalista brasileiro marcou a literatura brasileira ao escrever O Cortiço, romance de cunho social que retrata a vida urbana do Rio de Janeiro no fim do século 19. O autor é considerado um dos grandes precursores do movimento Naturalista no país. Suas obras são focadas na realidade cotidiana, como o anticlericalismo, a luta contra o preconceito de cor, o adultério, os vícios e a vida do povo humilde.

Preço: R$ 27,00

Sobre o autor
Aluísio Azevedo nasceu no Maranhão, em 1857, e faleceu na Argentina, em 1913. Parte para o Rio de Janeiro e matricula-se na Imperial Academia de Belas-Artes, trabalhando na imprensa carioca como caricaturista e ilustrador. Passa a colaborar na imprensa e publica seu primeiro romance, "Uma lágrima de mulher", em 1879. Dedicando-se inteiramente à atividade de escritor, publica, até 1895, vários romances. Aprovado em concurso, abandona a atividade literária e ingressa na carreira diplomática.

Douglas Tufano nasceu em São Paulo e é formado em Letras e Pedagogia pela USP. Foi professor efetivo da rede oficial de ensino de São Paulo e trabalhou também em escolas particulares, tendo lecionado Português, Literatura Brasileira e História da Arte. Atualmente, ministra cursos de capacitação para professores de todo o Brasil, a convite de Secretarias de Educação e instituições particulares de ensino. É autor de vários livros didáticos e paradidáticos, publicados pela Editora Moderna.

 

Sobre a Moderna
Moderna na área de Literatura desenvolve projetos para que o aluno-leitor – desde a Educação Infantil até o Ensino Médio – ative sua capacidade de compreender, analisar e refletir sobre os conteúdos estudados. Com obras de ficção, não ficção e arte, o selo disponibiliza recursos para que o professor tenha a sua disposição todas as oportunidades de ensino, tais como: um plano leitor, apresentando os níveis de dificuldade de cada livro; um projeto de leitura, sugerindo atividades criadas por especialistas; e uma assessoria pedagógica específica para a necessidade da escola. Sempre em busca de novos caminhos para a excelência de suas publicações, a Moderna Literatura, numa iniciativa inédita no mercado editorial brasileiro, trouxe, com exclusividade para seu catálogo, todas as obras do renomado autor Pedro Bandeira, criando assim um momento importante para a literatura brasileira infantil e juvenil. O sucesso desta ação foi repetido com a escritora e ilustradora Eva Furnari e com o autor Walcyr Carrasco, cronista, dramaturgo, roteirista, tradutor e adaptador de clássicos da literatura.
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!