Offline
Escritores premiados são destaques da 16ª edição da Feira Nacional do Livro
15/04/2016 17:49 em Literatura

André de Leones, Guiomar de Grammont e Joca Reiners Terron são escritores premiados já confirmados para a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto de 2016, que acontece de 12 a 19 de junho. Esta edição do evento tem como objetivo abrir espaço para debates literários, com foco nos gêneros romance, conto, crônica e poesia

 

Ribeirão Preto (SP), 15 de abril de 2016 – Quais os caminhos que um escritor passa até ganhar um prêmio literário? Que valor há na conquista destes concursos para a crítica?  Especialistas no assunto garantem que a indicação de um prêmio pode projetar a obra do autor para um cenário sem limites. Diante destas observações, a equipe diretiva da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, responsável pela realização da Feira Nacional do Livro tomou uma decisão estratégica: selecionar autores experientes e com alta performance em prêmios literários para compor a programação da 16ª edição do evento, que acontece de 12 a 19 de junho. Seguindo esta diretriz, a diretoria da fundação anuncia oficialmente três grandes e premiados escritores do Brasil já confirmados na programação. São eles: André de Leones, Guiomar Grammont e Joca Reiners Terron. Os três participarão de debates e atividades em contato direto com leitores e com o público em geral.

 

A feira já ficou conhecida com um dos principais eventos nacionais com espaço para debate e reflexão sobre o universo da Literatura. Segundo a presidente da Fundação do Livro e Leitura, Adriana Silva, o grande propósito neste ano é trazer nomes do cenário nacional que se destacam nos principais concursos literários, de forma a dar um salto qualitativo nas discussões. Com essa decisão, a fundação visa consolidar ainda mais o nível do evento, além de apresentar autores que estão sendo referenciados na literatura nacional, como destaque para o mundo todo.

 

Adriana Silva esclarece que a próxima feira, traz uma nova abordagem inspirada nas mudanças estabelecidas na própria estrutura da fundação. Entre as características do evento deste ano, um dos pilares é um amplo debate literário com diferentes vertentes e representatividades autorais com amplificação dos discursos dos gêneros romance, conto, crônica e poesia. "É um verdadeiro grito de guerra. Queremos mesmo chamar a atenção para esta relação entre escritor e leitor que materializa a arte da escrita", afirma.

 

Sobre os escritores

André de Leones

Nascido em Goiânia e criado na pequena cidade de Silvânia, interior de Goiás, André de Leones teve contato desde pequeno com a obra de Jorge Luis Borges e Philip Roth, que viriam a ser algumas de suas inspirações. A partir de um roteiro inacabado, escrito durante um curso de cinema realizado em Goiânia, o escritor lançou seu romance de estreia, inspirado pelas vivências em Silvânia. Por sugestão do escritor Aldair Aires, participou do Prêmio Sesc de Literatura (2005) e foi premiado por Hoje está um dia Morto (2006).

 

Desde então, André de Leones despertou o interesse de editores, lançando a coletânea de contos e uma novela, Paz na Terra entre os Monstros (2008). Entre suas principais obras destacam-se Abaixo do ParaísoTerra de Casas VaziasDentes Negros e Como Desaparecer Completamente.

 

Guiomar de Grammont

Escritora e professora da Universidade Federal de Ouro Preto e doutora em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo – USP, Guiomar de Grammont já trabalhou como editora da Record, atuou como curadora de Bienais do Livro nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia, além de participar de eventos literários internacionais, como as feiras de Bogotá (2012), Frankfurt (2015) e Salão do Livro de Paris (2015). Seu trabalho inclui obras como AleijadinhoAeroplanoSudarioO Fruto do Vosso Ventre, pelo qual recebeu o prêmio Casa de Las Américas em 1993, e o romance Palavras Cruzadas, lançado no último ano. Recebeu em 1993 o Prêmio Casa de las Américas, em Cuba, pelo livro O fruto do vosso ventre, em banca formada por célebres críticos literários. Também já foi finalista do prêmio Cidade de Belo Horizonte em 1995 e do Prêmio Faz Diferença do jornal O Globo em 2008. Atualmente, o romance “Palavras Cruzadas” da escritora está concorrendo ao Prêmio Rio Literatura.

 

Joca Reiners Terron

Nascido em 1968, o escritor Joca Reiners Terron cursou arquitetura na Universidade Federal do Rio de Janeiro e desenho industrial na Universidade Estadual Paulista. Em 1998 fundou a editora Ciência do Acidente, na qual trabalhou como editor e pela qual publicou seu primeiro romance, Não há nada lá (2001) e seu segundo livro de poemas,Animal Anônimo (2002). Joca Reiners Terron também é o autor dos livros de relatos Hotel Hell (2003), Curva de rio sujo (2003), e Sonho interrompido por guilhotina (2006) e dos romances Não há nada lá (2011), Do fundo do poço se vê a lua (2010) e A tristeza extraordinária do Leopardo-das-Neves (2013). Dentre os principais prêmios que recebeu estão o Prêmio Redescoberta da Literatura Brasileira da Revista Cult por "Não Há Nada Lá" (2000) e o Prêmio Machado de Assis de Romance da Fundação Biblioteca Nacional pela obra Do fundo do poço se vê a lua (2010). Também recebeu Menção Honrosa na categoria Contos por "A Memória é uma Curva de Rio Sujo" durante o Concurso Nacional de Literatura Cidade de Belo Horizonte.

 

Sobre a Fundação do Livro e Leitura

Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho.

 

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

 

A diretoria é eleita para um mandato de dois anos, sob acompanhamento do Conselho Fiscal.  Com nova diretoria, a Fundação se prepara para implementar uma nova política de atuação em Ribeirão Preto e em outras cidades, com projetos na área de formação de professores e mediadores de leitura.

 

“Ao se colocar como Fundação do Livro e Leitura, a entidade se anuncia pronta para colaborar, ainda mais, com práticas cotidianas que promovam a formação de leitores, a difusão do livro e o apoio aos escritores”, declara Adriana Silva, presidente da Fundação do Livro e Leitura.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!