Offline
Descubra a cultura de alguns países da Europa em nova aventura da Editora Moderna
25/01/2018 21:23 em Literatura

Na história, a protagonista Bia vai morar na Itália com a mãe, conhece Espanha e Portugal, e nota algumas semelhanças com a cultura brasileira

É muito comum, especialmente para as crianças, achar que a Europa é um continente longínquo do nosso. Porém, muitas delas não percebem que os brasileiros possuem traços culturais herdados dos europeus durante o processo de colonização do país. Em Bia na Europa, que ganhou nova edição pela Editora Moderna, o leitor viajará com a personagem para Portugal, Espanha e Itália, e descobrirá algumas curiosas semelhanças com o Brasil.

No enredo, escrito por Ricardo Dreguer, a mãe da personagem é diplomata e ficará um ano a trabalho na Itália. Por isso, as duas aproveitam a oportunidade para conhecer outros países da Europa. Esse é o ponto de partida para o leitor conhecer diversas particularidades da vida dos habitantes dessas localidades, e também descobrir muitos traços da origem da nossa vida cultural, como a alimentação, a língua, religiosidade, as festas e tradições.

Em Portugal, a garota fica encantada com os pontos turísticos, a gastronomia e a fé dos promesseiros em Fátima. Na Espanha, a menina descobre palácios, praças e museus. Na Itália, Bia faz uma viagem no tempo ao conhecer o Coliseu e a cidade de Pompéia, se diverte com o carnaval em Veneza e nota diferenças com a nossa festa brasileira. Ao voltar para o Brasil, a jovem conta na sala de aula suas experiências em cada país do qual visitou e percebe o quanto o seu conhecimento de mundo foi ampliado.

A novidade reformulada chega para incrementar a bem-sucedida Coleção Viagens da Bia, que inclui os volumes Bia na ÁfricaBia na Ásia – também já reformulados –, e o lançamento Bia na América, nos quais a protagonista conhece muitas das influências que outros países trouxeram para o Brasil.

Preço: R$ 46,00

Sobre o autor
Ricardo Dreguer é bacharel em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduado em História da Arte pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), em São Paulo.


Sobre a Moderna
Moderna na área de Literatura desenvolve projetos para que o aluno-leitor – desde a Educação Infantil até o Ensino Médio – ative sua capacidade de compreender, analisar e refletir sobre os conteúdos estudados. Com obras de ficção, não ficção e arte, o selo disponibiliza recursos para que o professor tenha a sua disposição todas as oportunidades de ensino, tais como: um plano leitor, apresentando os níveis de dificuldade de cada livro; um projeto de leitura, sugerindo atividades criadas por especialistas; e uma assessoria pedagógica específica para a necessidade da escola. Sempre em busca de novos caminhos para a excelência de suas publicações, a Moderna Literatura, numa iniciativa inédita no mercado editorial brasileiro, trouxe, com exclusividade para seu catálogo, todas as obras do renomado autor Pedro Bandeira, criando assim um momento importante para a literatura brasileira infantil e juvenil. O sucesso desta ação foi repetido com a escritora e ilustradora Eva Furnari e com o autor Walcyr Carrasco, cronista, dramaturgo, roteirista, tradutor e adaptador de clássicos da literatura.
 
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!