Offline
Doe sangue antes de se vacinar! Vacinação contra febre amarela no país pode refletir nas doações
25/01/2018 21:36 em Ciência e Saúde

 

 

 

 

 

 

 

Após vacinação é preciso esperar 30 dias para doar sangue; demandas nos hospitais e clínicas atendidos pelo Banco de Sangue de Ribeirão Pretonão podem esperar

A febre amarela tem preocupado a população de todo o país. O aumento do número de infectados, e de algumas mortes, está levando muita gente aos postos de vacinação para se precaverem. Porém, a vacinação impede a doação de sangue por 30 dias, e as demandas não podem esperar esse tempo. Por isso, o líder de captação Eli Mendes, do Banco de Sangue de Ribeirão preto, alerta os doadores e pede a colaboração de todos para que, antes de se vacinarem, fazerem suas doações.

“Se a pessoa doar sangue e depois for se vacinar não tem problema, porém, após se vacinar ela só poderá doar sangue após 30 dias”, explica Eli. O Banco de Sangue de Ribeirão Preto é responsável por atender ao menos cinco hospitais da cidade e realiza cerca de 1.200 transfusões de sangue por mês.  A impossibilidade de doação após a vacina não é a única preocupação do banco de sangue, que, nesta época do ano, sofre baixa natural no número de doadores. “Os meses de janeiro e fevereiro são extremamente críticos para o Banco, em decorrência das férias e da proximidade do Carnaval. Portanto, precisamos que a população doe sangue antes de se vacinar, para que estejamos preparados para esta baixa”, conclui o captador.

Aos que quiserem ajudar, basta estar em boas condições de saúde e pesar mais de 50 quilos. Não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar três horas após o almoço ou a ingestão de alimentos gordurosos. No local, basta apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados por um responsável). O voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Quem tiver feito tatuagem ou piercing recentemente, ou endoscopia e processos endoscópicos, precisa aguardar seis meses após o procedimento.

 

Sobre o Banco de Sangue de Ribeirão Preto

O Banco de Sangue de Ribeirão Preto é responsável por atender ao menos cinco hospitais da cidade e realiza cerca de 1.200 transfusões de sangue por mês. Os interessados em doar não precisam agendar horário, basta comparecer à unidade na Rua Quintino Bocaiúva, 895, no bairro Vila Seixas (atrás do Hospital São Lucas). O horário de atendimento é das 7h às 18h, de segunda a sábado (exceto feriados). Para os doadores há estacionamentos gratuitos nas esquinas das ruas Quintino Bocaiúva com Amadeu Amaral e Vicente de Carvalho.  Para mais informações pelo telefone (16) 3610-1515.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!