Offline
Criar Leitores entra na 6ª edição no Estado de São Paulo
20/04/2016 18:02 em Literatura

Ação cultural acontece tradicionalmente no mês de abril – quando se comemoram o Dia Nacional do Livro Infantil (22 de abril) e o Dia Mundial do Livro e dos Direitos dos Autores (23 de abril).  A distribuição gratuita dos exemplares arrecadados será feita a partir do próximo sábado – nas cidades: Ribeirão Preto, Franca, Piracicaba e Ituverava.  Interessados em doar obras ainda podem entregá-las nas unidades do Criar participantes até este dia 22 de abril

Ribeirão Preto, 20 de abril de 2015 – Imagine a cena: encontrar um livro no banco de uma praça, na mesa de uma cafeteria ou no banco de uma igreja e descobrir que pode levá-lo para casa, desde que se comprometa a lê-lo e depois deixá-lo em um local público para que outras pessoas possam encontrá-lo e continuar uma corrente de leitura. Essa é a proposta do Criar Leitores – ação cultural do Criar Redação, que neste ano entra na sua 6ª edição consecutiva.  A arrecadação dos livros começou na segunda-feira (18) e terminará no próximo dia 22. Os postos de arrecadação são nas unidades do Criar de Ribeirão Preto, Franca, Piracicaba e Ituverava. Já a ação nas ruas e locais públicos com distribuição dos exemplares doados terá início no dia 23 - Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor e prossegue na próxima semana.

O Criar Leitores é um crossbooking. Trata-se de uma ação lúdica e educativa que propõe envolver o maior número de participantes, sem data para terminar, de forma a disseminar o fomento pela leitura e gerar uma consciência cidadã, para que qualquer pessoa tenha direito a participar.  

Os exemplares do projeto são colocados em locais, como: praças, bibliotecas, cafeterias, padarias, parques públicos, rodoviária, entre outros pontos de grande circulação. A intenção fundamental é despertar nas pessoas a vontade de ler o livro “perdido”. Para isso, os participantes recebem toda orientação sobre como participar nos próprios livros, que são adesivados com ficha técnica e informações necessárias, incentivando os participantes a levarem a ideia em diante.  

Segundo o educador, Luiz Cláudio Jubilato, também professor de Língua Portuguesa e diretor do Criar Redação, o Criar Leitores é mantido há seis anos com a missão de despertar nas pessoas o gosto pela leitura. Outro ponto fundamental é estimular a adesão da população, criando interatividade entre os participantes.

O professor destaca que a ação encanta a população nas cidades onde é realizada.  “Há uma certa magia na ação surpresa e no fato de encontrar um livro interessante e gratuito”, avalia Jubilato.  

Para quem ainda vai doar - Segundo critérios do projeto, a arrecadação visa levantar livros em bom estado de conservação, de preferência, obras de romance, biografias, literatura infantil e contemporânea. Não serão utilizados livros didáticos e técnicos.

Ponto de arrecadação de livros – unidades do Criar

Período de arrecadação: Até 22/4

Ribeirão Preto

Endereço: Rua Lafaiete, 939, Centro

Mais informações: (16) 3610-2417

Franca

Endereço: Rua Monsenhor Rosa, 1418 – Centro

Mais informações: (16) 3724-2439

Ituverava

Rua: Major Joaquim Pedro Pereira nº 67 - Centro

Mais informações:  (16) 3839-7358     

Piracicaba

Av. Independência, 85 – Centro

Mais informações:  (19) 3371-9331

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!