Offline
Projeto que oferece atendimento humanizado a pacientes e seus familiares é lançado pelo Centro de Voluntariado e Unidade de Emergência do HC
20/02/2018 18:38 em Brasil
Lançamento do HumanizaDor foi nesta terça-feira (20/2); projeto está com inscrições abertas para interessados em atuar como voluntários

Foi lançado nesta terça-feira (20/2), o projeto HumanizaDor, fruto da parceria entre o Centro de Voluntariado de Ribeirão Preto (CVRP) e a Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (UE-HCRP-FMRP-USP).

O lançamento do projeto, que tem o objetivo de oferecer atendimento humanizado aos pacientes e seus familiares na Unidade de Emergência, contou com a presença de membros da diretoria do CVRP e do HC, além de autoridades municipais e representantes de entidades da cidade.

“Inauguramos mais uma esperança”, disse Mariana Jábali, vice-presidente e fundadora do Centro de Voluntariado, ao apresentar o HumanizaDor durante cerimônia realizada na Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP).

Em discurso, o superintendente do Hospital das Clínicas, Benedito Carlos Maciel, elogiou o trabalho do CVRP e falou da importância do projeto. “Uma iniciativa deste porte trará um benefício que é imensurável”, comentou. Logo em seguida, Marcos Borges, vice-coordenador da Unidade de Emergência do HC, elogiou o projeto e disse que “ações como essa renovam a esperança”.

A parceria entre as instituições surgiu para que fosse possível disponibilizar um atendimento que vá além do mecanizado e tecnológico, já que os familiares de pacientes atendidos na Unidade de Emergência precisam não só de informações, mas também de alguém que os acolha e forneça uma palavra de conforto pessoal.

- Voluntários

As inscrições para se candidatar como voluntário no HumanizaDor já estão abertas e podem ser feitas pelo site www.voluntariadorp.org.br. O interessado deve ter mais de 18 anos; ser tranquilo e acolhedor; ter uma tarde (três horas) por semana para o trabalho voluntário; ter comprometimento e responsabilidade, lembrando que o bom atendimento ao público depende disso; e ser capacitado pelo CVRP.

A capacitação será oferecida a partir do dia 13 março, com aulas a cada 15 dias sobre temas diversos como a importância do voluntariado, Políticas de Humanização da Saúde, gestão e comunicação em momentos de crise, como funcionam o Complexo HC e a Unidade de Emergência, entre outros. A duração é de três meses e no encerramento do curso os voluntários também passarão por um mês de “estágio” para verem se realmente se identificam com a atividade.

Mais informações pelo e-mail cvrp@voluntariadorp.org.br ou pelos telefones (16) 3635-1739 e 99726-3762.

Sobre o CVRP – O Centro de Voluntariado de Ribeirão Preto foi fundado em 1999 e nasceu da vontade de fazer o bem, da solidariedade e do desejo do exercício da cidadania. Atualmente, conta com aproximadamente 120 voluntários e desenvolve vários projetos na área da Humanização da Saúde. Entre eles estão: “Ouvidores de Histórias para a Terceira Idade”, “Conta Mais! Histórias em Hospitais” e o “Projeto Acolher - Atendimento Domiciliar ao idoso”.

Sobre a UE-HCRP - A Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto faz parte do Complexo do Hospital das Clínicas e é destinada 100% ao atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Localizada na rua Bernardino de Campos esquina com a rua Sete de Setembro, recebe em média 900 pessoas por dia, entre pacientes, acompanhantes e visitas. É um hospital de urgência responsável por atender pacientes com quadros agudos de natureza clínica ou traumática como infarto, acidente vascular cerebral (AVC), doenças respiratórias, violência sexual, trauma, entre outros.

 



Imagens relacionadas 

 
Superintendente do Hospital das Clínicas, Benedito Carlos Maciel 
Divulgação 
baixar em alta resolução 


 
Vice-presidente e fundadora do Centro de Voluntariado, Mariana Jábali 
Divulgação 
baixar em alta resolução
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!