Crianças conhecem um pouco da cultura oriental em título da Editora Moderna
04/03/2018 17:03 em Literatura

Índia, China e Japão são alguns dos locais visitados no livro Bia na Ásia, que acaba de ganhar sua segunda edição

Se você estivesse embarcando para o Japão, quais outros destinos da Ásia você também visitaria? Bia, a esperta e viajada personagem do autor Ricardo Dreguer, escolheu a Índia e a China para visitar antes de sua temporada de um ano na terra do sol nascente. Suas andanças e descobertas por esses países estão registrados no livro Bia na Ásia, obra de Ricardo Dreguer que acaba de completar 10 anos de publicação pela Editora Moderna e está de cara nova. As novidades da segunda edição ficam por conta das ilustrações e colagens de Thiago Lopes, responsável pela repaginação desse e dos outros livros da coleção Viagens da Bia.

Para acompanhar sua mãe em uma temporada na embaixada brasileira no Japão, Bia faz suas malas e parte para o continente asiático, mas antes de chegar por lá, mãe e filha aproveitam para conhecer lugares próximos do destino principal, como de costume. Após visitarem Índia e China, Bia se estabelece no Japão e por lá conhece os costumes e o modo de viver completamente diferentes dos seus, como a comida, a escrita e a escola. Ela também reconhece situações que já passou em muitos outros lugares, como a alegria de fazer amizades ou mesmo enfrentar uma dificuldade de entrosamento nos primeiros dias na escola. Entre as muitas descobertas, Bia fica sabendo que a celebração do ano-novo japonês é muito diferente da nossa e que os japoneses dedicam um dia especial para meninos, em 5 de maio, e outro só para as meninas, em 3 de março, entre outras curiosidades.

Com o caráter de quebrar estereótipos e contribuir com a discussão em sala de aula, comum em todos os livros da coleção Viagens da Bia, o título Bia na Ásia traz a riqueza da cultura oriental e explora as diferenças no modo de vida daqueles que vivem no continente asiático. A exposição de religiões variadas, comidas, tradições e crenças abre espaço para discussão não somente daquilo que é divergente dos nossos costumes como também coloca em questão o reconhecimento e aceitação daquilo que, para nós, é incomum.

Preço: R$ 46,00

Sobre o autor
Ricardo Dreguer é bacharel em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduado em História da Arte pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), em São Paulo.


Sobre a Moderna
Moderna na área de Literatura desenvolve projetos para que o aluno-leitor – desde a Educação Infantil até o Ensino Médio – ative sua capacidade de compreender, analisar e refletir sobre os conteúdos estudados. Com obras de ficção, não ficção e arte, o selo disponibiliza recursos para que o professor tenha a sua disposição todas as oportunidades de ensino, tais como: um plano leitor, apresentando os níveis de dificuldade de cada livro; um projeto de leitura, sugerindo atividades criadas por especialistas; e uma assessoria pedagógica específica para a necessidade da escola. Sempre em busca de novos caminhos para a excelência de suas publicações, a Moderna Literatura, numa iniciativa inédita no mercado editorial brasileiro, trouxe, com exclusividade para seu catálogo, todas as obras do renomado autor Pedro Bandeira, criando assim um momento importante para a literatura brasileira infantil e juvenil. O sucesso desta ação foi repetido com a escritora e ilustradora Eva Furnari e com o autor Walcyr Carrasco, cronista, dramaturgo, roteirista, tradutor e adaptador de clássicos da literatura.
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!