Volume de produção da indústria brasileira continua crescendo, mas empresários ainda estão pessimistas, sobretudo com as condições da economia
27/04/2016 16:36 em Economia e Negócios
Crescimento do volume de produção é explicado pela sazonalidade do setor, que tradicionalmente aumenta sua produção no início do ano

 

O volume de produção da indústria brasileira continua crescendo. Dados do Boletim Indústria do Ceper/Fundace mostram que a melhora iniciada em janeiro deste ano continuou a ser sentida pelo setor também no mês de fevereiro.

Com informações coletadas pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Boletim Indústria traz uma Sondagem da Indústria Brasileira, abordando temas como o volume de produção da indústria, a utilização da capacidade instalada e a evolução do número de empregados, além de medir o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI).

Assim como o volume de produção, o número de empregados voltou a aumentar nos dois primeiros meses de 2016. De acordo com os pesquisadores do Ceper/Fundace, esse crescimento de ambos os indicadores deve-se à sazonalidade do setor, que tradicionalmente aumenta sua produção no início do ano.

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) vem apresentando tendência de crescimento desde janeiro de 2016. Porém, o fato de os indicadores ficarem abaixo de 50 pontos mostra que os empresariado da indústria ainda está pessimista, sobretudo com as condições da economia.

“O cenário de instabilidade política, a piora das contas públicas e a retração da demanda têm impactado duramente as expectativas dos empresários industriais”, afirma o pesquisador Luciano Nakabashi.

O Boletim Indústria está disponível para acesso no site da Fundace: http://www.fundace.org.br/_up_ceper_boletim/ceper_201604_00204.pdf

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!