Offline
Escola Miró oferece cursos do Centro de Formação da Escola da Vila de São Paulo
13/03/2018 18:25 em Brasil

São três capacitações oferecidas neste mês de março. Podem participar profissionais com atuação na Educação Infantil e Ensino Fundamental

ou qualquer pessoa interessada nos temas. Inscrições podem ser feitas até o dia 16 de março, pela internet

 

 

Ribeirão Preto (SP), 12 de março de 2018 – No próximo dia 17 de março (sábado), acontecem em Ribeirão Preto (SP), das 8h30 às 14h30, os Cursos Itinerantes de Formação da Vila - Compartilhando Conhecimentos, na Escola Miró, que fica na Rua Mário de Assis Moura, 380, no Jardim Nova Aliança. 

A capacitação reúne três cursos – todos na mesma data. “Infância e sociedade: a diversidade cultural e sua abordagem na escola”, com Dayane Moura Monteiro, é destinado a profissionais que atuam na Educação Infantil. O módulo será um convite a uma reflexão sobre o ensino de Ciências Sociais na Educação Infantil, considerando a heterogeneidade de grupos e a diversidade cultural. Na visão dos educadores da Miró, este é um tema que traz o olhar para o outro, para o diverso, como fonte de conhecimento e de apropriação de diferenças culturais, o que instiga uma sociabilização mais rica e humana, desde a primeira infância.


O curso “Uma rotina de boas provocações para crianças: práticas que ampliam os critérios na leitura e escrita” será ministrado por Daniela Munerato. O foco de abordagem será na reflexão e nas possibilidades de boas provocações para as crianças nas atividades de ler e escrever cotidianas. “A ideia é propor às crianças o contato com a cultura escrita de maneira, embora intencional em termos pedagógicos, natural, por meio de acontecimentos do dia a dia e de desafios que as instigue a procurar respostas e novos conhecimentos para responderem a essas provocações”, explica uma das diretoras da escola, Vânia Augusto.
 

 

Outro tema é “Visitas culturais e currículo - Uma experiência sensível para a formação de cidadãos ativos”, com Marisa Szpigel, conhecida no setor da educação  como Zá. O módulo é dirigido a profissionais do Fundamental 1 e 2 e educadores de instituições culturais. O curso vai  apresentar as visitas a instituições culturais como conteúdo no currículo - transversal a todas as séries da escola, desde o primeiro ano do Fundamental. Haverá também uma visita monitorada ao Instituto Figueiredo Ferraz, espaço de arte de Ribeirão Preto. “Os estudos de campo ou visitas a locais informativos são práticas cotidianas da Escola Miró, que identifica essas situações como potentes para o conhecimento. Quando o aprendiz se depara,in loco, com o que está conhecendo, hipotetizando e construindo como repertório, o desafio de aprender e encontrar respostas se materializa e traz novidades para serem destrinchadas no seu percurso de conhecimento”, completa a diretora Cristiana Musa.

Os profissionais interessados nos Cursos de Formação podem se inscrever até o próximo dia 16 de março, pelo link: https://cfvila.com.br/formacao-presencial/itinerantes/ribeirao-preto. Há descontos diferenciados para professores da rede pública, estudantes e grupo acima de sete pessoas. Mais informações na Escola Miró (16) 3623 6255.

Parceria
Ao longo dos seus 26 anos, a Escola Miró mantém estreito vínculo com a equipe de educadores da Escola da Vila, encaminhando os seus educadores para participarem das formações oferecidas na sede da Vila em São Paulo ou recebendo em Ribeirão Preto os formadores para cursos itinerantes, sempre abertos ao público da cidade e região ou em algumas ocasiões, exclusivos à equipe da Miró.

Desde o ano passado, os cursos têm sido oferecidos exclusivamente na cidade pela Escola Miró. O propósito é que educadores possam ampliar as discussões e reflexões sobre ensino e aprendizagem. Na última edição participaram aproximadamente 80 profissionais da área da educação.

Para a diretoria da escola, uma boa qualidade de ensino se dá por meio de processos de formação educacional permanentes, atualizados e em sintonia com a produção pedagógica, prática e acadêmica - do Brasil e do mundo. “Não há outra forma de abranger possibilidades formativas e de incremento no fazer pedagógico, se o educador não puder ampliar horizontes, refletir, trocar e ter modelos, por exemplo”, avaliam as diretoras Cristiana Musa e  Vânia Augusto.

Sobre a Escola Miró
Trata-se de uma instituição privada de educação para crianças e adolescents, que busca formar seus alunos conscientes de suas capacidades para construir uma sociedade mais justa, equilibrada e sustentável. O objetivo da escola é formar pessoas críticas, autônomas, com competências diversificadas e capazes de fazer escolhas e tomar decisões frente aos desafios de uma sociedade que se pretende democrática e pluralista.

Sobre a Escola da Vila
Desde 1980, o Centro de Formação da Escola da Vila  oferece grande variedade de ações formativas, que abrange tanto as diversas faces do fazer pedagógico - em sala de aula e no âmbito de coordenação institucional -, como as diferentes contribuições acadêmicas que alimentam a reflexão dos educadores  empenhados numa prática educacional de orientação construtivista.   

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!