Offline
Programas da Fundação do Livro e Leitura têm encontros neste sábado (30)
29/04/2016 16:31 em Literatura

Estão programados encontros para o programa Núcleo de Contação de Histórias, às 9h, na sede da Fundação e 
para o Programa Agentes de Leitura,  na Secretaria da Cultura de Ribeirão Preto, às 14h00

 

Ribeirão Preto, 29 de abril de 2016 – Neste sábado (30), a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto promove encontros de dois dos seus projetos permanentes. A partir das 9h, estarão reunidos integrantes do Núcleo de Contação de Histórias, na sede da Fundação, que fica na Rua Professor Mariano Siqueira, 81, no Jardim América e a partir das 14h, acontece o encontro Mensal de Atualização do ProgramaAgentes de Leitura, na secretaria Municipal da Cultura, no Morro do Alto do São Bento.

 

Sob o comando da atriz Miriam Fontana, o Núcleo de Contadores de Histórias da Fundação se reúne para fomentar experiências, contação de histórias e planejamento para a sequência de atividades programadas. O Núcleo é aberto e os encontros acontecem uma vez por mês.

 

“O projeto tem atraído professores, atores e voluntários da arte para a contação de histórias - uma prática que envolve todas gerações, de crianças a adultos, para despertar o prazer da leitura”, completa a presidente da Fundação, Adriana Silva

 

Já o programa Agentes de Leitura é uma iniciativa do Governo Federal. Em Ribeirão Preto é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura em parceria com a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, através do programa Mais Cultura. Reúne 66 agentes - todos contratados pela Secretaria da Cultura de Ribeirão Preto, em programa apoiado pelo Ministério da Cultura (MinC).

 

Após licitação realizada no ano passado, a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto passou a ser responsável pela formação dos participantes e fornece orientações e treinamentos durante o processo de formação. Os jovens selecionados pela Prefeitura atuam em suas comunidades atendendo as famílias com leitura e empréstimo de livros.

 

Laura Abbad, responsável pela coordenação das atividades de qualificação dos Agentes na Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, destaca que serão realizados 12 encontros durante o ano todo, a cada mês, com um total de 48 horas, até o encerramento do programa.“Neste ano, a Fundação está responsável pelos encontros mensais de acompanhamento e atualização dos Agentes de Leitura”, acrescenta.

 

Sobre a Fundação

Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho. Neste ano, a feira acontece de 12 a 19 de junho.


Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac. A diretoria é eleita para um mandato de dois anos, sob acompanhamento do Conselho Fiscal.  Com nova diretoria, a Fundação se prepara para implementar uma nova política de atuação em Ribeirão Preto e em outras cidades, com projetos na área de formação de professores e mediadores de leitura. Atualmente, a diretoria da Fundação é representada pela jornalista, educadora e escritora, Adriana Silva na presidência; Edgard de Castro (advogado e cineasta) como 1º vice-presidente e Nelson Jacintho (médico e escritor) é o 2º vice presidente, além de equipe com oito profissionais, um conselho com 22 membros e prestadores de serviços na área de comunicação.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!