Exposição "Vestígios" trata da relação entre arte e alimentação
29/04/2016 16:33 em Ciência e Saúde

 VESTÍGIOS - a relação do homem com o alimento

 

Mostra traz trabalhos de artistas contemporâneos nacionais e internacionais, em diálogo com chefs brasileiros. Através de fotografias, vídeo arte, performances, instalações, a exposição aborda a relação do homem com o alimento e discute questões relacionadas direta ou indiretamente com o desperdício.

 

Imagem: Mutatoes (2006-presente) - Uli Westphal - Série de fotografias, 23,6 x 30cm, dimensao da instalação: 2m alt/ 3m larg

 

 

Presente em toda história da arte, a comida esteve representada de diversas maneiras ao longo dos séculos: das naturezas mortas das primeiras pinturas do Renascimento até o pop de Andy Warhol, passando pelas naturezas vivas das pinturas mexicanas dos anos 1930-40, nas quais a comida e a cozinha representavam um espaço de inspiração e criatividade. A partir do dia 01 de junho, a exposição Vestígios, na galeria Rabieh, em São Paulo, a relação homem, alimento e arte estará posta sob uma nova perspectiva: a do desperdício.

 

Com concepção de Luciana Farias e curadoria de Tainá Guedes em colaboração com Daniel Rangel, participam do projeto Uli Westphal, Rodrigo Braga, Neka Mena Barreto, Klaus Pichler, Lenora de Barros, Leo Botto, Gustavo Godoy, Sergio Vasconcelos, Jorge Furtado, Edinho Engel, Ayrson Heráclito e Ana Luisa Trajano.

 

“A efemeridade do alimento pode ser visualizada, absorvida e mantida permanentemente, concretamente e fisicamente na memória dos participantes. Nesta exposição, os visitantes são convidados a atividades participativas nos workshops em diálogo com as obras, interagindo e atuando com todos os sentidos”, declaraTainá Guedes, curadora da exposição.

 

Ao longo de todo mês de junho, a exposição promoverá atividades paralelas; conversas, visitas guiadas, performances gastronômicas, projeções e workshops, permitindo aprofundamento e reflexões sobre as questões abordadas pelos artistas e chefs.

 

A exposição e as atividades são gratuitas e estarão abertas ao público de 1 a 30 de junho.

 

Confira a lista completa de artistas e obras

 

Artistas internacionais

1 – Klaus Pichler

 

“One Third” (Um terço) 2011-2012

“One Third” é o nome de uma série de imagens produzidas pelo fotógrafo austríaco Klaus Pichler , que retrata comidas em decomposição em vários estágios, acompanhadas de legendas que descrevem o valor que cada uma delas custa e os recursos naturais e humanos que foram necessários para sua produção. O título da série-, “One Third”- refere-se ao percentual de alimentos que de acordo com um estudo da FAO, vai para o lixo em todo o mundo. Os produtos alimentares vêm com sua própria história individual e são produzidos de formas diferentes em diferentes partes do mundo. Eles só têm uma coisa em comum: eles são jogados fora.

 

2 - Uli Westphal

 

Mutatoes (2006-até o presente)

Mutato-Archive é uma coleção fotográfica de frutas não-padrão, raízes e legumes, conhecidas como “Misfits”, exibindo uma estonteante variedade de formas, cores e texturas que só se tornarão visíveis aos consumidores quando as normas comerciais que as proíbem de serem vendidas nos supermercados deixarem de existir. A proibição da venda destes alimentos, igualmente nutritivos e saborosos, resulta na não colheita desses alimentos nos campos de produção, gerando o desperdício não somente do alimento, como de todos os recursos que forem necessários para a produção dos mesmos.

 

 

Eternal Summer (2011)

Eternal Summer é uma escultura feita de espelhos, inspirada nas ilhas de produtos frescos vendidos nos supermercados. Usar espelhos é uma das técnicas utilizadas pelos supermercados para vender mais, dando a impressão de abundância. A abundância visual desencadeia instintos primitivos nos consumidores, estimulando a comprar mais do que eles realmente precisam, resultando no desperdício de grande parte dos alimentos comprados.

 

 

Ultraviolet Schnitzel (2011) 

Três displays com um pedaço de carne ao meio com efeito de diferentes luzes demonstram como a cor do alimento podem alterar nossa percepção e desejo. Usado como artificio para aumentar a venda da carne, este é mais um truque que os supermercados usam para atingir o consumidor.

 

A Pocket Guide to Supermarket Psychology

Supermercados têm seus espaços meticulosamente coreografados e pensados, tendo cada elemento uma função específica. Fazendo uso de efeitos psicológicos e ilusões visuais para direcionar o fluxo de clientes e aumentar as vendas. Este “Guia de bolso” tem como objetivo orientar e revelar a ampla variedade destas manipulações ao consumidor.

 

Artistas Brasileiros

3 – Lenora de Barros 

NO PAÍS DA LÍNGUA GRANDE, DAI CARNE A QUEM QUER CARNE / In The Country Of The Big Tongue, Give Meat To Those Who Want Meat, 2006

Videoperformance, 33”

Edição: Lenora de Barros e/and Luciano Mariussi

Câmera e fotografia: Luciano Mariussi e/and Ivana Vollaro

Som: Cid Campos

 

4 - Rodrigo Braga

De compaixão cínica

O trabalho de Rodrigo Braga aborda frequentemente a relação homem e natureza, sendo constante a presença de partes de animais e vegetais em suas imagens carregadas de simbolismo e plasticidade. A série “De compaixão cínica” é composta por quatro imagens onde o artista relaciona partes de restos de bichos, vendidos em feiras, com partes do corpo humano, criando uma mimeses entre estas.

 

5 – Ayrson Heráclito

Transmutação da Carne

A performance “Transmutação da Carne” de Ayrson Heráclito propõe que performers utilizem roupas, desenhadas pelo artista, realizadas com carne de charque e que estas sejam marcadas, a ferro quente, no corpo dos performances, como se fossem gado. Elementos de comida e a ritualística sagrada e profana estão frequente na abordagem do trabalho de Heráclito, que realizou esta performance durante a abertura da mostra de Marina Abramovic no SESC em São Paulo. As fotos apresentadas na exposição foram tiradas por Christian Cravo.

vimeo.com/159688417

senha: carne 1

 

6 – Sergio Vasconcelos

Trofologia 1, 2, 3 , 4

A relação entre homem, animais e comida é o tema abordado na série de vídeos de Sergio Vasconcelos aqui presentada. Trofologia, palavra que deriva grego, significa “sabedoria da nutrição”, ou algo como “saber comer”. Uma ciência que busca transmitir a consciência de necessidade de uma alimentação balanceada para uma boa saúde do corpo. Nos vídeos, seres humanos compartilham com outros animais que fazem parte da cadeia alimentar do homem; frutas, vegetais, folhas, flores e insetos.

www.youtube.com/watch?v=WAPTt0bRs_4

 

www.youtube.com/watch?v=pS8eZQSEkpU

 

www.youtube.com/watch?v=LBIjXeq2Lhg

 

www.youtube.com/watch?v=TpSJTSPmrsc

 

7 – Jorge Furtado

“Ilha das Flores”, curta metragem, 10min

Exibição em dias e horas específicos, durante programação paralela.

Um dos mais celebrados curta-metragem dos anos 1990, “Ilha das Flores” ganhou inúmeros prêmios em festivais brasileiros e internacionais. No período foi amplamente difundido, além dos vários festivais de cinema, em escolas e universidades, e inclusive na TV. A singularidade da narrativa didática e a linguagem sarcástica e direta com que o diretor Jorge Furtado aborda o tema da fome e o desperdício de alimentos tornaram o filme em um símbolo de conscientização das diferenças sociais em que vivemos no país.

 

 

Chefs

1 - Neka Menna Barreto

Do começo ao fim

Neka Mena Barreto, propõe juntamente com sua instalação comestível, uma reflexão sobre nossa relação com o desperdício. Somos todos parte de um sistema alimentar complexo, onde cada indivíduo esta relacionado a ela, independentemente da profissão, religião e outros valores. Uma colcha de retalhos, feita de alimentos secos, metaforiza a grande rede onde o desperdício esta envolvido, trazendo ao mesmo tempo uma solução para o problema, considerando-se a secagem de alimentos como um dos caminhos para preservar vegetais e plantas comestíveis.

 

2 – Edinho Engel

Degustando o Desperdício /Performance gastronômica

Entre a poesia e o manifesto, o desafio de trazer as obras dos artistas internacionais Uli Westphal e Klaus Pichler para o prato brasileiro. Em conversa com os trabalhos expostos na galeria, essa experiência sensorial elaborada por Edinho aborda diferentes temas relacionados ao desperdício através do gosto, da visão, do cheiro, do tato e das emoções. Um alimento para pensar, refletir e transformar.

 

3 - Leo Botto 

Indianização

Seguindo o diálogo com o antropólogo Eduardo Viveiro de Castro, que nos sugere uma “indianização” - comer aquilo que conseguimos produzir nós mesmos com os alimentos que a terra produz regionalmente. Leo Botto propõe um workshop interativo onde a temática engloba o resgate do fogo como um elemento ancestral de conservação dos alimentos e vital para a evolução da espécie humana.

 

5 - Tainá Guedes

Share your food, é um projeto iniciado por Tainá Guedes em Berlim 2009, e propõe uma intervenção artística em forma de workshop interativo, onde os participantes são convidados a usar o alimento como expressão artística contra o desperdício.

Vestígios

Concepcão

Luciana Farias é fundadora e diretora artística da BrazimageFoi curadora da intervenção do artista Jean Paul Ganem no Jardim Botânico de São Paulo (2013), e é uma das idealizadoras do site specific realizado no prédio histórico dos Correios em São Paulo (2010-2012), que teve a participação do fotógrafo Cassio Vasconcellos e Claudia Andujar.

Curadoria

Tainá Guedes, brasileira, vive e trabalha em Berlim, é artista, curadora, autora de livro e formada Chef de cozinha. Fundadora da Entretempo Kitchen Gallery e Berlin Food Art Week. Trabalha em diferentes projetos sobre a forma como concebemos comida em um contexto cultural e social. Arte torna-se uma extensão da cozinha. E comida serve de base para expressar e compartilhar pensamentos e ideias.

Curador convidado

Daniel Rangel, é curador e gestor cultural. Atual diretor artístico e curador do ICCo - Instituto de Cultura Contemporânea, sediado em São Paulo e membro do IBA - International Biennial Association. Foi um dos curadores da 17ª Bienal de Cerveira (Portugal), da II Trienal de Luanda (Angola), da 6ª Bienal de São Tomé e Príncipe e da 8ª Bienal Internacional de Curitiba(2015). E também das exposições mais recentemente de Ana Maria Tavares, Rodrigo Braga e Arnaldo Antunes, esta última ganhadora do prêmio APCA 2015 de melhor exposição de obras gráficas.

Realização: Brazímage – agência de criatividade e cultura, desenvolve e realiza projetos artísticos e multidisciplinares com o propósito de conectar pessoas, instituições e marcas. Exposições, intervenções urbanas, livros, instalações, tornam-se meios para ativar pessoas, gerando impacto e transformando a realidade.

Patrocínio: Ticket, Ministério da Cultura e Governo Brasileiro

Sobre a Ticket

Presente no Brasil desde 1976, a Ticket conquistou a liderança histórica do setor de refeição-convênio, com o Ticket Restaurante. Nestes 40 anos no País, a empresa também ampliou seu leque de atuação, com o lançamento de produtos inovadores como oTicket Alimentação, Ticket Car, Ticket Transporte e Ticket Cultura. Com abrangência nacional, a Ticket atende a 70 mil empresas-clientes e mais de 5 milhões de usuários, com 4,3 milhões de cartões eletrônicos em operação aceitos em uma rede de 320 mil estabelecimentos credenciados em 4,8 mil municípios brasileiros.

A  Ticket,  parte do grupo  Edenred, que também integra as empresas  Accentiv´Mimética  e  Repom, conquistou a certificação ISO 14001 e foi eleita 18 vezes uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil de acordo com ranking do Great Place to Work. Ainda de acordo com o ranking, a  Ticket  foi eleita também uma das melhores empresas para se trabalhar na América Latina em 2014 e 2015. A companhia recebeu por 7X o prêmio ‘’ Fornecedores de Confiança’’ como uma das Fornecedoras com maior grau de confiabilidade de seus clientes, além de ser considerada a Top Of Mind de RH na categoria Benefício Refeição, por 15 vezes.

Galeria Rabieh

Al. Gabriel Monteiro da Silva, 147

+55 11 3062 7173

info@galeriarabieh.com.br

Agendar visita guiada: educativo@brazimage.com

 

Serviço:

Abertura 31 de Maio

Duração de 1 a 30 de Junho

Horário para visitação

Terça a domingo das 11 às 19 horas.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!