Dia do trabalho: saiba mais sobre o voluntariado
29/04/2016 16:40 em Brasil

Por Sonia Toledo

Sempre ouvimos dizer que fazer o bem ao próximo, na verdade, faz mais bem a nós mesmos. O voluntariado segue essa linha e toma cada vez mais a vida das pessoas. É um trabalho de doação constante: de tempo, de talento, de paciência, de força de vontade e, acima de tudo, de otimismo.

Os tipos mais comuns de voluntariado são para instituições que cuidam pessoas em risco, sejam idosos ou crianças em situação de abandono, doentes, vulnerabilidade social ou de rua.

Muitas pessoas fazem trabalho voluntário há anos e já não conseguem mais imaginar as suas vidas sem esse trabalho. A maioria dos voluntários é ativa no mercado de trabalho e atuam pelo menos uma vez por quinzena em alguma tividade não remunerada.

O trabalho voluntário tem grande importância, pois ele abre oportunidades para que o cidadão torne-se agente das transformações de que a sociedade necessita, agindo na direção do outro de maneira solidária e cidadã. O voluntário se desenvolve como pessoa, como profissional e eleva sua autoestima. E ao contrário do que muitos podem pensar, exige um grau ainda maior de comprometimento desse grupo, pois não há compromisso com um relógio de ponto mas, sim, com uma causa, com pessoas.

No cenário do combate ao câncer infantil e juvenil, a força do trabalho voluntário é fundamental. Nas instituições cadastradas pelo Instituto Ronald McDonald, atuam regularmente centenas de voluntários e durante a campanha McDia Feliz, esse número chega a 30 mil.

Para as crianças e adolescentes que passam pelo processo de tratamento contra o câncer, ter um voluntário para lhes contar histórias, brincar, ensinar música e artesanato faz toda a diferença. As mães dos pacientes muitas vezes não têm familiares ou amigos nas cidades onde se instalaram para o tratamento dos filhos. Assim, os voluntários se tornam suas famílias, além de serem fontes inesgotáveis de estímulos e otimismo.

O trabalho voluntário, segundo a Declaração Universal do Voluntariado de 1990, pode ser realizado por qualquer pessoa e reserva ao homem, mulher e criança o direito de se associar, independente de raça, religião, condição física, social ou econômica.

De acordo com a Lei Federal do Voluntariado, de 1998, o trabalho voluntário é aquela atividade não remunerada, prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza, ou a instituição privada de fins não lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive mutualidade.

Seja um voluntário, contribua para uma sociedade melhor e ganhe a maior recompensa de todas: a melhor versão de você mesmo.

*Sonia Toledo – Voluntária há 9 anos na Casa Ronald McDonald Moema, ex-Coordenadora de Voluntariado do local e atualmente voluntária na brinquedoteca da Casa, além disso, é voluntária no GRAAC há 20 anos



Imagens relacionadas

 
baixar em alta resolução

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!