Offline
Ricardo Von Brusky promove leilão com obras raras de Rembrandt, Luca della Robbia, Alfredo Volpi e Geraldo de Barros
25/03/2018 13:00 em Arte

O Espaço de Arte Ricardo Von Brusky promove, desde o último sábado (17), uma exposição coletiva que precede a realização de um magnífico leilão, marcado para os dias 26 e 27 de março. Serão aproximadamente 350 peças, das quais cerca de 100 têm como origem a coleção particular de uma família aristocrata de Dresden, na Alemanha, que chegou ao Brasil nos anos 1940, em função da Segunda Guerra Mundial.

Os Della Robbia foram uma importante família de artistas em Florença, Itália, entre o início do século XV e meados do século XVI. Seus membros produziram esplêndidas esculturas em terracota esmaltadas e policromadas, que despertaram e ainda despertam um enorme fascínio nos colecionadores. Luca della Robbia foi o precursor da família, consagrando-se por sua técnica de cerâmica, que trocou o mármore e o bronze pela terracota. Repletos de serenidade e harmonia, seus trabalhos escultóricos integram coleções de importantes museus, tais como o Calouste Gulbenkian, de Lisboa, e os Museus de Belas Artes de Houston e de Budapeste.

 

Imagens: Nossa Senhora com o Menino Jesus (Deipara Virgo - Nossa Senhora da Lactação ou do Leite), séc. XV/XVI, relevo em cerâmica, 66 x 43 cm e O Pai Eterno, a Ascenção de Nossa Senhora e um Arcanjo, cerca de 1620, placa em madrepérola, coral, prata, ouro e lápis-lazúli, 87 x 58 cm, de Luca della Robbia


De autoria desconhecida, a estupenda placa italiana, em madrepérola, coral, prata, ouro e lápis-lazúli, do século XVII, é outra peça da coleção que irá a leilão. Raríssima, a obra possui semelhante somente na coleção do Museu do Vaticano.

 

Imagens: Lapidação de Santo Estevão, 1635, água-forte e ponta seca, 100 x 90mm e Autorretrato com chapéu emplumado, 1638, água-forte e ponta seca, 140 x 110 mm, de Rembrandt Harmensz Van Rijn (1606-1669)

 

A mostra traz ainda seis gravuras originais e assinadas pelo mestre Rembrandt Harmenszoon Van Rijn (1606-1669), grande pintor da arte ocidental, também reconhecido como um dos principais água-fortistas da história, tendo elevado este meio expressivo a níveis antes sequer imaginados. As obras que chegam à exposição revelam a grandiosidade gráfica do artista holandês. São peças museológicas, dignas das mais importantes instituições culturais do mundo. Gravuras similares integram o acervo, por exemplo, do Rijksmuseum, de Amsterdã, e do British Museum, de Londres.

"Este pregão é de altíssimo nível, equiparando-se às mais relevantes feiras do mundo. Talvez pela primeira vez, teremos obras dessa envergadura ofertadas no mercado de arte nacional", pontua Von Brusky. "Coincidentemente, também em março, a cidade de Maastricht, na Holanda, recebe a Tefaf, a mais exclusiva das feiras europeias voltadas à comercialização de obras de arte e antiguidades. Muitas das raridades que lá serão negociadas têm equivalentes aqui. É exatamente o caso dessas gravuras. Agora, nossos colecionadores têm fácil acesso aos trabalhos mais valorizados pelos europeus", afirma o empresário.

 

  

Imagens: Cia das índias, decoração Família Rosa composto por 35 peças em porcelana. China, Qing, Qianlong (1736-1795) / Par de raras mesas em jacarandá, Brasil, estilo e época D. José I, séc. XVIII, pertenceu à coleção do Barão Smith de Vasconcellos, 77 x 120 x 62 cm / Raro Buda em cerâmica policromada e dourada, China, Qing, séc. XVII, 117 x 80 x 50 cm. 

Também integra a mostra um conjunto portentoso de serviço brasonado em porcelana Cia das Índias, com decoração Família Rosa. No total, serão 35 peças, entre uma sopeira, pratos fundos, rasos e de sobremesa. Da coleção do Barão Smith de Vasconcelos, um par de raras mesas de apoio em jacarandá, com marchetaria e puxadores em prata fundida e ricamente cinzelada. São peças brasileiras, de estilo e época de D. José I, Séc. XVIII. Da China do século XVII, um raro buda em cerâmica policromada e dourada.

 

 
Imagens: Alfredo Volpi (1896-1988), Fachada, têmpera sobre tela, 68 x 102 cm e Geraldo de Barros (1923-1998), Sem título. Plástico laminado, 1983, 85 x 127 cm

Produções de grandes nomes da arte moderna e contemporânea brasileira também marcam presença na exposição. De Alfredo Volpi, ítalo-brasileiro que tem ganhado cada vez mais espaço nas coleções estrangeiras, há uma têmpera sobre tela da década de 1970. O quadro tem lance inicial de R$ 1 milhão.

Geraldo de Barros, artista de grande representatividade na arte concreta brasileira, aparece com uma montagem de plástico laminado, de 1983. A suíça naturalizada brasileira Mira Schendel surge com duas obras da série Toquinho, datadas de 1972.

 
Imagens: Série Toquinho, ecoline e letraset sobre papel, 1972, 49 x 25 cm, Mira Schendel (1919-1988)

Sandra Cinto, Wanda Pimentel, Hildebrando de Castro e Heitor dos Prazeres são mais alguns dos artistas que terão seus trabalhos colocados a leilão. 

Confira aqui o catálogo completo do leilão.

A exposição fica em cartaz até 25 de março. Neste período, o público poderá conferir de perto todos os trabalhos expostos e acompanhar visitas guiadas por especialistas. No dia 22, às 19h, circuito de Arte Antiga e Modernda com Frederic Petitdemange, historiador da arte pela École du Louvre e doutor pela Panthéon Sorbonne, de Paris; e dia 24, às 16h, visita guiada de Arte Contemporânea com o artista plástico Rodrigo Bivar.

Na noite dos dias 26 e 27, as peças serão leiloadas a partir das 20h30. Os lances poderão ser ofertados presencialmente, por telefone ou ainda pelo sitewww.vonbrusky.com.br, onde estarão disponíveis as regras do pregão.

Espaço de Arte Ricardo Von Brusky

Reunir em um único local uma galeria de arte, uma casa de leilões e um espaço para a promoção de cursos e palestras dos mais variados temas, onde a cultura é sempre protagonista. Esse é o mote do Espaço de Arte Ricardo Von Brusky, iniciativa do empresário e colecionador que dá nome ao empreendimento dos Jardins, bairro nobre paulistano. Além de áreas destinadas a exposições, o espaço possui uma cozinha gourmet e um terraço do qual se pode contemplar parte da cidade.

Empresário, investidor e colecionador de arte e antiguidades há mais de 35 anos, Von Brusky é especialista em arte sacra, mobiliário luso-brasileiro, arte do Extremo-Oriente, marfim, ourivesaria, porcelanas da Companhia das Índias, peças imperiais e escultura brasileira.

Colaborador assíduo de museus paulistanos, para quem frequentemente empresta obras de arte para exposições, recebeu em 2001 o título de Benemérito da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Membro do conselho artístico do Museu Afro Brasil e conselheiro administrativo do Museu de Arte Sacra de São Paulo, o empresário aprofundou o seu conhecimento em arte em diversos cursos livres de arte com curadores e mestres de expressão no meio como Francesca Cavalli, José Roberto Teixeira Leite e Laerte Ottaiano, entre outros; além de inúmeras viagens de estudo, observação e visita a museus e instituições culturais do Brasil e do exterior.

Clique aqui para imagens em alta resolução.

Serviço:

Espaço de Arte Ricardo Von Brusky
Endereço: Rua Estados Unidos, 336 | Jardim América 
Exposição: de 17 a 25 de março
Visitação: diariamente, das 11h às 20h
Visitas guiadas: 22, às 19 | 24, às 16h

Leilão: 26 e 27 de março, a partir das 20h30
Telefones para contato: (11) 2373-0768 / 9.7285-5436 / 9.7488-4367
Email: vonbrusky@gmail.com

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!