Offline
Tratamento adequado de feridas complexas é desafio na área de saúde e requer novos procedimentos
09/05/2016 10:36 em Ciência e Saúde

Hospital Especializado de Ribeirão Preto oferece estrutura e corpo clínico capacitados para o tratamento de feridas complexas e que acarretam graves problemas de saúde.

Os hospitais e consultórios brasileiros convivem diariamente com um desafio de saúde: como cuidar da maneira mais apropriada das feridas, principalmente daquelas consideradas complexas, isto é, difíceis de serem resolvidas usando tratamentos convencionais e simples curativos. Necessitam, muitas vezes, de tratamento cirúrgico em razão da perda representativa de pele e tecido sub-cutâneo, e também carecem de equipes multidisciplinares e hospitais capacitados para enfrentar a questão.

“As feridas complexas se transformaram num problema de saúde pública com importantes impactos socioeconômicos”, analisa o Dr. Daniel Lazo, cirurgião e diretor do Hospital Especializado de Ribeirão Preto. Segundo ele, a falta de conhecimento e a ausência de procedimentos mais modernos no tratamento deste mal geram internações mais longas em hospitais (algumas levam a amputações ou mesmo ao óbito), elevam os custos e causam perda na qualidade de vida do paciente.

O envelhecimento da população nas últimas décadas também trouxe para a sociedade uma questão importante a enfrentar: oferecer aos idosos, grupo mais suscetível a uma série de doenças, longevidade com qualidade de vida. Entre estas doenças estão o diabetes mellitus (pé diabético), a mediastinite (infecções pós-cirurgia cardíaca), úlceras por pressão, úlceras venosas e as vasculites, todas elas potenciais geradoras de feridas complexas no paciente. No Brasil, estima-se que cerca de 12 milhões de pessoas tenham diabetes, sendo que no grupo acima de 60 anos a ocorrência é superior a 25%.

Além da questão das feridas, dados recentes da Organização Mundial de Saúde alertam que o trauma será a primeira causa de morte no mundo em 2020. Isso reforça a importância do tratamento adequado das fraturas expostas e das lesões de alta energia, onde é fundamental a atuação de uma equipe multidisciplinar, composta por cirurgiões plásticos, ortopedistas, cirurgiões do trauma, cirurgiões da mão, microcirurgiões e médicos intensivistas.

Todo este cenário vem pressionando a área de saúde carente de leitos, muitas vezes ocupados com pacientes em longas internações tentando a cura de feridas complexas. “Já existe um movimento para mudar os paradigmas no tratamento destas feridas na busca de uma melhor resolubilidade, como cirurgias para reconstrução com enxertos e retalhos, e o uso de novas tecnologias, como a terapia por pressão negativa”, explica o Dr. Daniel, completando que o Hospital Especializado vem obtendo excelentes resultados na cura de pacientes com este problema.

Vale lembrar que a pele é um órgão que reveste e delimita o corpo, representando 15% do peso corporal e composta por três camadas: epiderme, derme e hipoderme ou tecido subcutâneo. Tem como principais funções a termorregulação, proteção, defesa biológica, percepção, secreção, síntese, identificação e comunicação. Já a ferida é simplesmente a ruptura de integridade da pele e pode se tornar preocupante em razão da dificuldade de cicatrização, processo dinâmico, contínuo, complexo e interdependente, composto por uma série de fases sobrepostas.

Hospital Especializado

A microcirurgia reconstrutiva, área de atuação da medicina na qual a equipe médica, através de meios de magnificação (microscópios e lupas de grande aumento) torna-se capaz de reimplantar segmentos do corpo - mãos, dedos, braços, nervos, etc - e/ou reconstruir outros como mandíbula, língua, pênis e mama, representa um dos principais diferenciais do Hospital Especializado de Ribeirão Preto (www.hospitalespecializado.com.br)

Fundado em 1994, a instituição e sua equipe multidisciplinar de cirurgiões plásticos, ortopedistas, cirurgiões da mão, microcirurgiões e cirurgiões de câncer, têm trabalhado em conjunto atingindo resultados significativos do ponto de vista funcional e estético. Transformou-se rapidamente num dos poucos centros médicos do país a atuar nesta área de alta complexidade, consolidando-se também como referência em toda a região de Ribeirão Preto e interior de São Paulo e do Brasil.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!