Offline
Grupo Engasga Gato lança Projeto Telhado Cultural com programação gratuita e voltada para todos os públicos
09/05/2016 14:58 em Arte
cabeçalho engasga

Mulheres Entoaram 1

 

Até dezembro, o projeto irá promover atividades como oficinas, espetáculos em diversas linguagens e intervenções urbanas

O Grupo Engasga Gato lança neste mês o Projeto Telhado Cultural, contemplado pelo Edital ProAC de Apoio a Projetos de Território das Artes (Espaços Independentes) no Estado de São Paulo. Com duração contínua de 8 meses, o projeto busca ampliar a pluralidade das ações desenvolvidas na sede do grupo, por meio de uma programação integrada por espetáculos de diferentes linguagens artísticas, continuidade do núcleo de pesquisa, oficinas intensivas e extensivas, intercâmbios, abertura do espaço para residências de artistas e a publicação de um material de registro desta realização.

Todas as atividades acontecem na sede do Grupo Engasga Gato, localizada no último andar do Edifício Diederichsen, no centro de Ribeirão Preto, e em espaços públicos como as praças XV de Novembro e Carlos Gomes.

O lançamento oficial do projeto será no dia 14 de maio, sábado, às 9h30, no calçadão central da cidade. O dia contará com diversas atividades livres e abertas ao público. “Dar continuidade às ações de democratização do acesso à produção cultural desenvolvidas pelo Engasga Gato e fomentar a formação de público são alguns de nossos objetivos. O projeto é, principalmente, uma maneira de estimular um novo olhar da população sobre a cidade, seus equipamentos culturais e o fazer artístico da mesma”, comenta Fausto de Lima Pereira Ribeiro, responsável pelo projeto.

Desde 2009, o Grupo Engasga Gato desenvolve as atividades do espaço Telhado Cultural, que envolvem produção, formação e difusão, por meio de oficinas, intercâmbios, ensaios e apresentações de espetáculos próprios da companhia e parceria com grupos de todo o país. “Aproximadamente, contamos que mais de 200 mil pessoas foram impactadas e cerca de 150 grupos de teatro ou artistas se apresentaram em nossa sede ou participaram de algum intercâmbio cultural conosco”, estimula Fausto.

Neste mês, o projeto traz diversos espetáculos e oficinas de artes cênicas e visuais, promove o primeiro encontro do intercâmbio entre o Grupo Engasga Gato e o artista Kleber Lourenço, além de retomar o 'Confluências', núcleo de pesquisa e experimentações em técnicas interpretativas e procedimentos de encenação que envolvem os espaços urbanos.

Confira a programação completa!
 
 
 

Programação Grupo Engasga Gato


Atividade Permanente - Todas as terças-feiras de maio

Confluências - Núcleo de Práticas Performativas

O projeto Confluências compartilha da sede do Engasga Gato, desde 2010, com uma pesquisa na experimentação de técnicas interpretativas e procedimentos de encenação que envolvem os espaços urbanos. Para conhecer melhor o trabalho desenvolvido pelo Núcleo e acompanhar suas atividades, acesse www.confluencias.tk

Horário: dias 3, 10, 17, 24 e 31. Das 17h às 20h.
Local: Sede Engasga Gato - Rua Álvares Cabral, 469, 6º andar, centro - Ribeirão Preto/SP
Classificação Livre
Atividade gratuita


12 de maio


Projeto "Circulação João de Barros: Cem Anos de Manoel" - Ibirá/SP

Espetáculo “João de Barros- mais uma brincadeira poética”

Uma menina avoada, um contador de histórias, uma 'cabeludinha' e um 'desinventor' de objetos são os protagonistas desta peça inspirada no trabalho do poeta brasileiro Manoel de Barros. Os quatro personagens embarcam em uma aventura a  bordo de uma carroça equipada apenas com o necessário para realizar grandes despropósitos.

Horário: 10h

Local: E.M. Professora Edith Pereira Gonzaga - Av. Adriano Pinho Maia, 470, São Benedito, Ibirá/SP
Capacidade para 270 lugares.
Classificação Livre
Atividade gratuita


Intervenção Poética “Oficina de Desregular a Natureza” 

A intervenção será realizada como uma grande instalação de objetos, músicas e ações performáticas acerca do universo da infância em Manoel de Barros.  A partir da estrutura cenográfica de um carrinho de “catador de recicláveis” e outros objetos tidos como insignificantes será criado um ponto poético onde a população conhecerá um pouco mais da obra manoelesca e suas desinvenções.

Horário: 15h

Local: Praça Ernestor Bernardi da Silva - São Benedito- Ibirá /SP
Classificação Livre
Atividade gratuita
 

13 de maio

Espetáculo “João de Barros- mais uma brincadeira poética” - Catandúva/SP

Horário: 10h
Local: Colégio Nossa Senhora do Calvário - Rua Doze de Outubro, 732, Higienópolis, Catanduva/SP
Capacidade para 500 lugares.
Classificação Livre
Atividade gratuita

Intervenção Poética “Oficina de Desregular a Natureza” 


Horário: 15h
Local: Praça da Matriz - Rua Brasil, s/nº, Centro - Catanduva/SP
Classificação Livre
Atividade gratuita


14 de maio

Lançamento Projeto Telhado Cultural


Café da manhã no Calçadão e Roda de Choro com Grupo Ginga Ligeira


Como celebração de abertura do Projeto Telhado Cultural que terá duração de 08 meses, o Grupo Engasga Gato oferecerá um café da manhã no calçadão central, extensão frequente do Telhado Cultural. Para completar o encontro, acontece apresentação do Grupo Ginga Ligeira. O grupo desenvolve um profundo trabalho de pesquisa do gênero choro, com o intuito de resgatar e difundir este grandioso território da cultura popular brasileira. 

Horário: 09h30 
Local: Calçadão Central em frente à Sede do Engasga Gato - Rua Álvares Cabral, 469, centro - Ribeirão Preto/SP
Classificação Livre
Atividade gratuita



Oficina de parada de mãos: "O centro de ponta cabeça", com André Doriana

A atividade proporciona que o participante busque uma nova perspectiva ao observar o mundo de ponta cabeça.  Além de primar pelo estudo do corpo por meio de educativos físicos de consciência corporal. 

Horário: 10h30 às 12h
Local: Calçadão Central em frente à sede do Engasga Gato - Rua Álvares Cabral, 469, centro - Ribeirão Preto/SP ) 
Classificação 16 anos
Atividade gratuita. As vagas são limitadas. Os interessados devem se inscrever pelo
 e-mail 

 

Contação de Histórias “As bruxas”, com Douglas Pires e Gabriel Galhardo

Na hora mais escura da noite, bruxas muito malvadas - e algumas meio atrapalhadas - procuram crianças, suas vítimas preferenciais, para assombrá-las. Para surpreendê-las, podem se esconder dentro do colchão, na sala de aula e em todos os lugares onde o medo e a imaginação podem chegar. 

Horário: 11h
Local: Calçadão Central (Praça XV de Novembro, centro - Ribeirão Preto/SP)
Classificação livre.
Atividade gratuita. 


Intervenção “Mulheres Entoaram Tempestades” com Grupo Engasga Gato

Uma intervenção. Uma dança. Um canto. Um grito ante a manchete do jornal: a cada hora e meia uma mulher é morta no Brasil. Em Mulheres Entoaram Tempestades, o Grupo Engasga Gato sai em defesa da voz e da vida de mulheres que vivenciam a agressão doméstica. Ao ocupar o espaço urbano, propõe que o que é abafado pelas janelas fechadas das casas, seja visto às claras, sem nenhuma cortina para velar a tragédia diária. 

Horário: 12h 

Local: Calçadão Central (Esquina das ruas Álvares Cabral e General Osório, centro - Ribeirão Preto/SP) 
Classificação livre.
Atividade gratuita. 

 

Cortejo Maracatu Navegante

O Maracatu Navegante integra o Centro Cultural Orùnmilá de Ribeirão Preto. Foi fundado em 2013 com o objetivo de vivenciar e representar o Maracatu de Baque Virado, uma expressão tradicional de matriz africana originária de Pernambuco com mais de 200 anos de história. Em seus tambores, danças e cantos, o grupo saúda todos os Orixás com respeito e reverência à ancestralidade africana no Brasil.

Horário: 13h30 

Local: Calçadão Central (em frente à sede do Engasga Gato - Rua Álvares Cabral, 469, centro - Ribeirão Preto/SP ) 
Classificação livre.
Atividade gratuita. 

 

Espetáculo “Alphonsus”, com Raquel Scotti Hirson

A atriz Raquel Scotti Hirson nasceu 50 anos após a morte de seu bisavô, o poeta simbolista mineiro Alphonsus de Guimarãens. Como seria possível encontrá-lo? Com o olhar na poesia, Raquel ampliou a curiosidade de saber quem foi este homem capaz de poetar em meio à monotonia de seus longos dias provincianos. Buscou na família e em sua infância os laços que a permitissem encontrar conexões entre poesia, vida e criação, deixando-se envolver por fantasias e concebendo um espetáculo que entende a memória como ficção.

Horário: 20h 

Local: Sede do Grupo Engasga Gato - Rua Álvares Cabral, 469, 6º andar, centro - Ribeirão Preto/SP )
Capacidade para 60 lugares.
Classificação 16 anos.

Atividade gratuita. Os ingressos devem ser retirados com 30 minutos de antecedência.


20 de maio


Lançamento do minidocumentário “Intolerante”, direção de Rogener Pavinski

Sinopse: O minidocumentário aborda os procedimentos e vivências que nortearam a criação poética do espetáculo Contém Glúten, do Grupo Engasga Gato. Durante os 30 dias que compreenderam a temporada, o ator Fausto Ribeiro residiu 8 horas por dia em um espaço delimitado, onde ficou restrito a alguns tipos de alimentos, diversões e relações. O filme retrata todo o processo de construção do espetáculo, juntamente com as performances e apresentações. 

Horário: 19h
Local: Sede Engasga Gato - Rua Álvares Cabral, 469, 6º andar, centro - Ribeirão Preto/SP
Capacidade para 60 lugares.
Classificação Livre
Atividade gratuita

 

26 de maio


Intervenção “Criaturas no Telhado”

As criações em grafite do artista JGor ocuparão paredes, tetos e cantos da sede do Grupo Engasga Gato. O artista grafitará livremente por estes espaços e os interessados podem acompanhar de perto seu processo de criação. 

Horário: 10h às 13h
Local: Sede Engasga Gato - Rua Álvares Cabral, 469, 6º andar, centro - Ribeirão Preto/SP
Classificação Livre
Atividade gratuita

 

26, 27 e 28 de maio


Oficina de Grafite “O Interior Colorido e Criaturas”, com JGor


A oficina de grafite propõe inesperadas incisões na arquitetura do centro urbano de Ribeirão Preto, possibilitando aos participantes criar e despertar novos olhares e formas de interações com o espaço público e a população.

Horário: dias 26 e 27, das 16h às 19h. Dia 28, das 9h às 12h
Local: Sede Engasga Gato - Rua Álvares Cabral, 469, 6º andar, centro - Ribeirão Preto/SP
Classificação 16 anos.
As vagas são limitadas. Inscrições devem ser realizadas pelo e-mail

 
 
 

Telhado Cultural


27 de maio


Oficina “Improvisação Livre e (des)construção musical”

O Telhado Cultural Engasga Gato recebe o Projeto “Trotsky - Peça para Televisores e não Televisores”, do coletivo Núcleo de Zona Autônoma, de Santo André/SP. A oficina contemplará o processo de criação da trilha sonora do espetáculo, inspirado nos temas de David Bowie. O grupo Triotsky, formado por Flávio Lazzarin, Alex Dias e Luiz Galvão também irá recriar algumas obras do músico britânico.

Horário: 15h às 18h
Local: Sede Engasga Gato - Rua Álvares Cabral, 469, 6º andar, Centro - Ribeirão Preto/SP

Classificação 14 anos.
Atividade gratuita.
As vagas são limitadas e é necessário realizar inscrição pelo
 e-mail


Espetáculo “Trotsky - Peça para Televisores e não Televisores”
 

Sinopse: Protagonista de um seriado policial norte-americano, Trotsky, um revolucionário comunista na casa dos 30 anos, é encontrado morto. Apesar de todos os membros de sua família serem suspeitos, verifica-se que a morte é de fato fruto de um suicídio. Contudo, após alguns anos, uma arma é descoberta próximo ao local de sua morte e a investigação é reaberta. Os investigadores repassam novamente as histórias narradas pelos envolvidos e tenta-se mapear quais foram os motivos que levaram toda a família a tão triste acontecimento. Mas, para além de encontrar os culpados, o propósito da história é refletir sobre a dialética da utopia comunista versus a sedimentação naturalizada do capitalismo nos suportes de representações de uma sociedade.

Horário: 20h
Local: Sede Engasga Gato - Rua Álvares Cabral, 469, 6º andar, Centro - Ribeirão Preto/SP
Classificação livre.
Os ingressos devem ser retirados com 30 minutos de antecedência.
Atividade gratuita

 

28 de maio

Teatro de Calçada: “Trotsky - Peça para Televisores e não Televisores”


Horário: 14h
Local: Calçadão Central ( em frente à sede Engasga Gato - Rua Álvares Cabral, 469, centro - Ribeirão Preto/SP)
Classificação livre.
Atividade gratuita

 

Sobre o Engasga Gato 

O Grupo Engasga Gato, por essência, busca a pluralidade artística e o aprofundamento do trabalho do ator. O Grupo foi formado em 2007 e hoje conta com seis membros que desenvolvem processos artísticos de diferentes segmentos das artes.

Mais informações telefone (16) 3234-4860.

 
FacebookInstagram
Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!