Offline
Intercâmbio profissional oferece experiência para jovens estudantes e benefícios para startups
09/05/2016 15:38 em Economia e Negócios

Com duração de três meses, projeto Venture Brazil pode ser realizado em diversos países, como Alemanha, Argentina, Peru, Colômbia e EUA

São Paulo, abril de 2016 – Entre dezembro de 2015 e janeiro de 2016, o Brasil recebeu mais de 100 intercambistas em diversas regiões como Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória.  Os dados são da AIESEC (www.aiesec.org.br), organização sem fins lucrativos, reconhecida pela UNESCO como a maior organização gerida por jovens. O objetivo da organização é de oferecer experiências de liderança, trabalho em equipe e vivência internacional a jovens universitários.

Fundada em 1948, a AIESEC  oferece a estudante de 18 a 30 anos a oportunidade de um intercâmbio profissional, com duração de três meses nas áreas de educação, marketing e gestão. Um dos projetos da ONG é o ‘Venture Brazil’ que visa oferecer aos intercambistas uma atividade de empreendedorismo internacional em Startups.

Só no Brasil são mais de 100 empresas engajadas no projeto, já que a parceria propõe vários benefícios como a visão global e o enriquecimento técnico de determinada área. Já no exterior, os principais países participantes são Alemanha, Argentina, Peru, Colômbia e EUA. “A ideia é que estudantes estrangeiros venham ter essa experiência em startups brasileiras e os nossos estudantes tenham a oportunidade de estagiar em uma empresa de fora, diz Carolina Araújo, diretora de Relações Públicas da AIESEC no Brasil. 

Ainda de acordo com a diretora, a época de maior procura pelo intercâmbio profissional se dá durante as férias escolares, entretanto, pode ser feito por recém-formados em qualquer período do ano. “Trabalhamos com jovens de 18 a 30 anos que estão na universidade ou que sejam recém-formados, até dois anos. São pessoas preocupadas com seu papel na sociedade e movidas pela mudança e por experiências desafiadoras”, diz a diretora.   

O intercâmbio é válido para universitários de qualquer instituição de ensino. Para participar, basta preencher uma ficha no site da AIESEC e aguardar o contato de um membro da organização que irá instruir o candidato. O prazo que o aluno leva do momento da inscrição até a realização do intercâmbio, pode variar entre dois e três meses, dependendo do tipo de estágio e do país. Primeiro é realizada uma entrevista e, se ele não tiver visto e passaporte, será necessário providenciar. O processo de seleção, preparação cultural e suporte à obtenção do visto é realizado pela AIESEC.

O intercambista fica responsável pelos custos da passagem e documentação como passaporte, visto e seguro viagem. A AIESEC oferece todo o suporte para a criação do currículo internacional, entrevistas e negociações com as vagas, suporte na adaptação e auxilio na busca por acomodação.

Ao realizar este tipo de intercâmbio, o jovem poderá exercer atividades remuneradas dentro de grandes empresas ou Startups e, com isso, ganhar uma bagagem cultural ampliada e a oportunidade de desenvolver-se profissionalmente.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!