Offline
Dialética entre criação e destruição é tema de mostra na OMA Galeria
06/05/2018 11:44 em Brasil

O artista Rodrigo Calixto apresenta em sua primeira individual trabalhos com referência a sua trajetória de pessoal.

Dando continuidade ao seu calendário anual de exposições, nesse mês de maio, a partir do dia 04, a OMA Galeria abre a exposição "Vivo pra você morrer, morro pra você viver" do artista carioca Rodrigo Calixto, sua primeira exposição individual.

As obras trazem algumas marcas de um período peculiar de sua vida, em 2015 um diagnostico de leucemia causou grande impacto em sua vida e produção. Durante o período de tratamento o artista aprofundou sua pesquisa em questões da dialética entre vida e morte, "desde que sai do hospital as pessoas vêm com frequência o quanto eu abordo esse tema, porem sob uma perspectiva diferente do habitual, pois falar da morte não me causa medo ou receio, o caminho que eu escolhi foi de ritualizar vida e morte", Calixto cria uma reciprocidade entre ambos os extremos.

Tema atente em sua obra, para essa mostra o artista apresentará 6 trabalhos inéditos, frutos de um processo de experimentação ao qual se utiliza do fogo como elemento transformador, que ao tocar a madeira atribui um novo resultado estético, criando atritos entre forças conflitantes: criação e destruição. O tema surgiu de uma aproximação reflexiva ao mito de Eros e Thanatus, que trazem em seu ímpeto, desejos que movem pessoas, a partir de tais conceitos o artista faz uma reflexão minuciosa sobre materialidade e elementos sensoriais como luz e som.

As obras de Calixto são cenários contemplativos que flertam com o espiritual. A exposição tem curadoria de Luiz Felipe Guaycuru e Leticia Pumar e ficará em cartaz até o dia 02 de junho na OMA Galeria, no centro de São Bernardo do Campo.

Completando 5 anos de existência a OMA Galeria recentemente participou da SP-ARTE, mais importante festival de arte da América do Sul, conquistando grande destaque entre curadores, colecionadores, público, mídia e da própria organização do evento que classificou a OMA uma referência fora do circuito.

 

 

Imagem de Divulgação I:

 

Título: Os seus pés te levarão onde quiser o coração

Ano: 2018.

Técnica: Carbonização, luz e som sobre madeira.

Dimensões: 150 x 108 cm.


 

Imagem de divulgação II:

Detalhe da obra "A mim tu voltaras no fim da vida"

Ano: 2018.

Técnica: Carbonização, luz e som sobre madeira.

Dimensões: 150 x 108 cm.

 


 

 

 

Redes sociais / site:

Facebook: www.facebook.com/omagaleria

Instagram: @omagaleria

Site: www.omagaleria.com

 

Serviço:

Exposição Individual Rodrigo Calixto: Vivo pra você morrer, morro pra você viver

Local: OMA Galeria

Abertura: 04/04/2018 - 19h as 23h

Visitação: 14/04 a 02/05/2018.

Horário de Funcionamento: Ter. á Sex. 12h ás 19h / Sáb. 10h ás 15h.

Endereço: Rua Carlos Gomes, 69. Centro. SBC. SP. CEP 09715-130

Telefone: +55 (11) 971 533 107 / +55 (11) 981 790 588

E-mail: comunicacao@omagaleria.com / contato@omagaleria.com

Valor: gratuito



SOBRE A OMA GALERIA

A OMA | Galeria é o primeiro espaço privado de artes visuais do ABC. Localizada em São Bernardo do Campo, a galeria está sob os cuidados do galerista Thomaz Pacheco. Em seus 4 anos, o espaço tornou-se referência na região e destaca-se no circuito das artes por seus projetos culturais, como encontros, workshops e debates (promovidos pelo OMA| Educação, OMA | Cultural), e por seu quadro de artistas representados (Andrey Rossi, Bruno Novaes, Daniel Melim, David Magila, Elen Braga, Giovani Caramello, Nario Barbosa, e Thiago Toes) que participam de diversas atividades dentro e fora do país.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!