Cias de Dança de todo o país podem se inscrever para a 3ª edição do Festival de Dança de Sorocaba
06/05/2018 12:44 em Arte

DançAção chega a sua 3ª edição contemplado com leis de incentivo à cultura, importante apoio do Governo do Estado e público estimado em 10 mil pessoas

 

Fotos: https://drive.google.com/drive/folders/1e-haLz-5voQGfKjKb753lY2NzVr1WIut?usp=sharing

 

No mês de junho, Sorocaba será palco para a apresentação de grandes nomes da Dança: Cia de Ballet Adriana Assaf, Pavilhão D e Companhia de Danças Millennium estão entre as presenças confirmadas da terceira edição do Festival de Dança de Sorocaba – DançAção, que acontece de 28 de junho a 1º de julho no Teatro Municipal Teotônio Vilela, com entrada gratuita para a população.

As inscrições para companhias de dança e bailarinos de todo o país estão abertas até 3 de junho no site oficial do eventowww.festivaldancacao.com.br e poderão ser realizadas em um, dois ou até mesmo nos três tipos de mostras oferecidas pelo Festival.

O DançAção é promovido pela ASPD - Associação Sorocabana Pró-Dança, entidade sem fins lucrativos, com o apoio da Secretaria da Cultura e do Turismo de Sorocaba (Secultur) e de empresas patrocinadoras, como a Unimed Sorocaba.

Além de promover a dança, o projeto tem por objetivo sensibilizar a sociedade para a valorização dessa arte. “O propósito maior é dar oportunidade às pessoas de conhecer a Dança como linguagem artística, proporcionando experiências estéticas que contribuirão para que se tornem mais sensíveis e críticas”, explica Graça Giradi, gestora do projeto.

Graça reforça que o envolvimento da iniciativa privada é fundamental para a realização do projeto. “Empresas atuarão fortemente como incentivadoras da cultura em nossa região, demonstrando responsabilidade social, contribuindo para a visibilidade da empresa e do projeto”, afirma. Graça enfatiza, ainda, que existem cotas de patrocínio disponíveis para empresas interessadas.

O projeto foi contemplado com as leis de incentivo à cultura, Rouanet e ProAc, como também tem recebido importante apoio do Governo do Estado, desde a sua primeira edição. “O governo estadual entendeu o valor sociocultural e do alto impacto social do projeto e, por meio da Secretaria Estadual da Cultura, além de significativo aporte, fará a promoção e a divulgação do Festival”, afirmou Graça.

 

Mostras competitivas, avaliativas e abertas

O Festival acontecerá em quatro dias com uma extensa programação contemplando mostras, workshops e oficinas para bailarinos, profissionais da dança e para o público em geral, estimado em 10 mil pessoas.

As apresentações nas Mostras Competitivas e Mostras Avaliativas ocorrem nos quatro dias do festival (quinta-feira, sexta-feira, sábado e domingo) e as Mostras Abertas em três dias, (sexta-feira, sábado e domingo) com coreografias inscritas nos diversos  gêneros.

 

  • Mostra Aberta – Mostras Coreográficas em palcos abertos pela cidade, localizados em Shoppings, Praças, Parques, Hospital Infantil do Câncer, Casas Abrigos, Instituições Públicas ou Privadas e no Complexo do Festival. (Inscrições gratuitas)
  • Mostra Competitiva – Mostras Coreográficas no Palco do Teatro Municipal Teotônio Vilela, com avaliação de um corpo de jurados renomados e especializados em cada modalidade de dança, elegível a concorrer aos prêmios oferecidos pelo Festival DançAção. (Valores no site do evento).
  • Mostra Avaliativa – Mostras Coreográficas no Palco do Teatro Municipal Teotônio Vilela, com avaliação de um corpo de jurados renomados e especializados em cada modalidade de dança, sem participação nas premiações oferecidas pelo Festival DançAção. (Mesmos valores da Competitiva).

As mostras competitivas e avaliativas acontecerão todos os dias a partir das 18h no Teatro Municipal.

A entrada para assistir aos espetáculos é um litro de leite que será doado ao Fundo Social de Solidariedade.

A abertura de cada noite contará com a apresentação de uma companhia de dança de renome. Confira:

 

  • Dia 28/06 - Cia de Ballet Adriana Assaf, referência em Balé Clássico.
  • Dia 29/06 - Pavilhão D, especializado em Dança Contemporânea com mais de 20 anos de existência.
  • Dia 30/06 - Sheila Santos e Marcelo Grangeiro, importantes nomes da Dança de Salão e Munira Magharib, representante das Danças Árabes.
  • Dia 1º de julho – Noite de encerramento com a apresentação da Companhia de Dança Millennium, pentacampeã do Festival de Dança de Joinville, o mais tradicional do país.

Workshop e Oficinas

 

Voltado para professores e profissionais da dança, haverá aulas e workshops nos dias 29, 30 e 1 º, das 9h às 17h, nas tendas que serão instaladas anexas ao Teatro Municipal. Todos os cursos, com seus respectivos valores, professores e horários podem ser acessados no link: http://www.festivaldancacao.com.br/programacao_cursos.php#home

 

A população também poderá participar de oficinas gratuitas que acontecerão durante o Festival. Balé para crianças, danças circulares e dança de salão estão entre as modalidades disponíveis. Acesse o link e saiba mais:http://www.festivaldancacao.com.br/programacao_gratuitas.php#home

 

A programação completa do Festival pode ser acessada pelo site oficial do evento:www.festivaldancacao.com.br ou pelas redes socais do DançAção. (Facebook e Instagram: @festivaldancaacao).

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!