Crossfit: aumento no número de lesões vem preocupando médicos
07/05/2018 17:39 em Ciência e Saúde
 

O ortopedista e subespecialista em cirurgia de coluna Rodrigo Souza Lima fala sobre a modalidade e as principais lesões

As atividades de alta intensidade caíram no gosto do brasileiro. Uma das mais famosas é o crossfit, que é praticado por famosos como Bruna Marquezine, Giovanna Antonelli e Bruno Gagliasso. Mas, apesar de ser o queridinho do momento, o crossfit tem preocupado os médicos.

A modalidade é alvo de muitas críticas pelo número elevado de lesões associadas ao treinamento. Como comprovado no estudo divulgado recentemente no The Journal of Strength & Condition Research, do Reino Unido. Para a pesquisa, foram ouvidos 132 praticantes de crossfit, 73,5% (97) afirmou ter sofrido alguma lesão durante o treinamento. Os participantes relataram 186 lesões, 7% (9) dessas precisaram de intervenção cirúrgica.

O estudo apontou ainda que as taxas de lesões do crossfit são semelhantes às relatadas em outros esportes, como o levantamento de peso olímpico, a ginástica e o rúgbi.

O médico ortopedista e subespecialista em cirurgia de coluna Rodrigo Souza Lima explica que as lesões são causadas pela prática incorreta. "Todo exercício tem uma maneira correta de se praticar, mas infelizmente as pessoas estão cada vez mais adeptas ao crossfit sem orientação. Isso gera uma sobrecarga nas articulações, principalmente na coluna, causando peso excessivo e a pessoa começa a sentir dor", destaca Lima.

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!