Offline
Fundação do Livro e Leitura apoia Prêmio Professor Electro Bonini
12/05/2016 10:09 em Literatura

Voltado para professores das redes pública e particular, o concurso tem o objetivo de incentivar o trabalho de formação de jovens leitores.

Como apoio cultural, a Fundação vai distribuir kits de livros para escolas premiadas. Inscrições vão até dia 20 de maio

 

Ribeirão Preto (SP), 12 de maio de 2016 - A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma das apoiadoras do VI Concurso de Projetos Escolares de Incentivo à Leitura - Prêmio Professor Electro Bonini, promovido pela Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto).

 

Voltado para professores do 6º ao 9º ano do ensino fundamental das redes pública e particular de ensino de todo o país, o concurso tem como principal objetivo incentivar o desenvolvimento de projetos escolares que estimulem a leitura e enfatizem a importância da leitura na formação dos jovens.

 

Para participar, os professores devem preencher uma ficha de inscrição informando os seus dados e detalhes do projeto e encaminhá-la para a Unaerp via correio. As inscrições para o concurso são gratuitas e vão até o dia 20 de maio.

 

Como uma das apoiadoras do concurso, a Fundação do Livro e Leitura vai entregar às escolas premiadas um kit com 50 livros - que passará a integrar o acervo da biblioteca das unidades. Além disso, a escola classificada em primeiro lugar ganhará um aparelho de TV 55’’. Os professores participantes também serão premiados com um notebook para o primeiro lugar, um tablet para o segundo e um smartphone para o terceiro. A entrega dos prêmios será feita no dia 14 junho, às 10h, na Biblioteca Padre Euclides.

 

A superintendente da Fundação, Viviane Mendonça, explica que, tradicionalmente, o Prêmio Professor Electro Bonini já faz parte das atividades complementares da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto e tem cumprido um importante papel cultural de estimular a leitura como formação básica do processo educacional. “Para a diretoria da fundação, é motivo de orgulho ter um concurso associado às atividades da Feira do Livro com nome de um dos maiores educadores da nossa cidade”, expressa.

 

Iara Fonseca, coordenadora da atividade na Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, acrescenta que o apoio cultural ao prêmio vai ao encontro de um dos propósitos da entidade que é valorizar os projetos de incentivo à leitura desenvolvidos pelos professores nas escolas.

 

Para Sonia Maria Camargo dos Santos, coordenadora da Divisão de Marketing e Comunicação da Unaerp e organizadora do projeto, o concurso é de extrema importância já que mantêm viva a memória do professor Electro Bonini. “Nada mais justo que um concurso de incentivo à leitura leve o nome desse grande educador. Estamos orgulhosos em realizar essa 6ª edição", afirma.

 

O professor Electro Bonini, de origem italiana, assumiu a administração da AERP (Associação de Ensino de Ribeirão Preto), a partir de 1959. A instituição foi pioneira na área educacional da cidade e congregou inúmeros cursos de ensino fundamental, médio e técnico. Em 1985, essa estrutura deu origem à Unaerp – Universidade de Ribeirão Preto, ano em que sua filha, Elmara Lucia de Oliveira Bonini assumiu a reitoria e ele o cargo de chanceler, onde permaneceu até sua morte, em outubro de 2011. Foram décadas de trabalho, investimentos e realizações vividas com a inteligência, a coragem e a obstinação que caracterizam os homens destinados às grandes tarefas.

 

Para mais informações sobre o VI Concurso de Projetos Escolares de Incentivo à Leitura (Prêmio Professor Electro Bonini), acesse o site da Unaerp: www.unaerp.br, onde podem ser encontrados o regulamento e a ficha de inscrição.

 

Feira Nacional do Livro

“Viva o escritor salve, salve o leitor! O fascinante mundo do romance, do conto, da crônica e da poesia.”

 

Em 2016, o foco da 16ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto estará voltado para o escritor e para o leitor. O desejo da Fundação do Livro e Leitura, entidade organizadora da feira, é jogar luz e garantir o espaço para debates fortemente literários com destaque para os gêneros romance, conto, crônica e poesia. A Feira ocorre de 12 a 19 de junho.

 

A proposta para a edição de 2016 é promover um amplo debate sobre o ato transformador da leitura. O tema, organizado como uma saudação tem objetivo de fazer um chamado. Em junho de 2016, a Fundação preparará o palco para um desfile de vários escritores e cuidará para que eles sejam rodeados de muitos leitores.

 

Sobre a Fundação

Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade - hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho. 

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

A diretoria é eleita para um mandato de dois anos, sob acompanhamento do Conselho Fiscal.  Com nova diretoria, a Fundação se prepara para implementar uma nova política de atuação em Ribeirão Preto e em outras cidades, com projetos na área de formação de professores e mediadores de leitura.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!