Sesc Belenzinho recebe feira editorial infantil e promove uma série de atividades para a família
20/05/2018 10:24 em Brasil

Evento visa disseminar obras editoriais e artísticas para crianças, produzidos de forma independente; programação prevê oficinas diversas e roda de conversa com profissionais da área

Ilustração  Laura  Teixeira

Ilustração de Laura Texeira | Foto: Divulgação

No fim de semana dos dias 26 e 27 de maio, o Sesc Belenzinho recebe a Feira YOYO, primeiro evento de arte impressa e publicações independentes totalmente dedicado ao público infantil. Ao longo dos dois dias, dezenas de editores e artistas apresentarão ao público livros, zines, gravuras, ilustrações, adesivos, cartazes e as mais variadas obras gráficas destinadas às crianças, ainda produzidas em pequena escala. A Feira ocorre paralelamente à exposição YOYO – Tudo que vai, volta, mostra de arte contemporânea voltada para as crianças, em cartaz no espaço até 22 de julho.

A iniciativa tem como objetivo expandir o movimento que abriu caminho para a revista YOYO, publicação que inspirou a mostra e que organiza a Feira junto ao Sesc, colocando em evidência propostas editoriais e artísticas para crianças. O evento traz uma oportunidade para o público conhecer trabalhos que não costumam chegar às grandes livrarias, além da possibilidade de interação direta com seus criadores e de sensibilizar seu olhar para as diversas perspectivas do design e da ilustração.

Entre os expositores, estão nomes como Laura Teixeira e Gabriela Gil, artistas e ilustradoras, os escritores Lucas Benetti e Roberta Asse, além de editoras como Jujuba, Edições Barbatana, ÔZé, Quatro Cantos, entre outros participantes.

[Confira a lista completa abaixo]

Durante a Feira, haverá ainda uma série de atividades e experimentações gráficas voltadas para o campo editorial. Serão oficinas e uma roda de conversa com especialistas e artistas convidados. A ideia é ampliar o repertório de técnicas artísticas e, quem sabe, incentivar os pequenos a também produzir. Entre os destaques, workshops de carimbos e serigrafias. [Confira abaixo a programação]

Exposição

Enxergar a Arte como parte da vida e do cotidiano. Entender que para se aproximar dela não é necessário conhecimento ou técnicas artísticas prévias, mas uma disposição para apreender o mundo. Enxergá-la em cada gesto, cada brincadeira, cada pensamento. São essas as máximas por trás de YOYO - Tudo que vai, volta, exposição coletiva de nove artistas contemporâneos em atividade, que criaram ou identificaram em sua produção obras que valorizam o diálogo amplo e direto com as crianças.

São eles Dudi Maia Rosa, Franklin Cassaro, Gisela Motta, Guto Lacaz, Leandro Lima, Lia Chaia, Raul Mourão, Regina Silveira e Sandra Cinto. Coletivamente, os criadores escancaram ao público o funcionamento de seus trabalhos e expõem suas inspirações, sugerindo uma discussão franca sobre o fazer artístico.

O projeto, que tem curadoria de Ricardo Ribenboim, foi idealizado por Liana Mazer, editora da revista infantil independente YOYO, em parceria com Renata Rödel, diretora adjunta da Base7 Projetos Culturais.

Expositores:
2 no Telhado
Alekalko 
Alessandra Cavalcanti
Andy Prado & Pri Mizuh 
Arthur Vergani (Estudio Pindo)
BabaYaga
Baiuka
Banca Tatuí
Criadeira Livros 
Coticoá 
Devora Editorial
Editora Quatro Cantos
Eleonora Gregori Garcia
Edições Barbatana
Estúdio Voador
Estúdio Kiwi 
Fernanda Lerner
Fada Inflada
Fernanda Massotti
Gabriela Gil
Glaucus Noia (TSANTSA - selo autônomo)
Jacaré na Porta 
Jujuba Editora
Joões Estudio Editorial
Lucas Benetti
Laura Teixeira 
Márcio Sno Produções
Mini Serumano
ÔZé Editora
Pólen Livros 
Poupée Rouge Publicações Independentes
Rebeca Catarina
Risotropical
Rodrigo Okuyama
Sem Perspectiva
Sergio Biscaldi 
Selo da Kombina e Coleção Livros Únicos
Silvia Amstalden
Thábata Ayumi e Vítor Shinji 
Vanessa Prezoto
YOYO

Confira programação completa:

Dia 26 de maio, sábado

Das 11h às 13h – Livros e cartões pop-up, com Jonathan Gall
As crianças aprenderão técnicas com dobras e cortes para a criação de cartões e livros que "saltam" do papel.
Local: Convivência - Térreo
Vagas: livre

Das 15h às 17h – Livro de Artista, com Luise Weiss
Luise auxiliará as crianças a produzirem seus próprios livros de artista, misturando materiais e técnicas, como o desenho e a colagem.
Local: Oficina 2 – 1º andar
Vagas: 20 crianças com acompanhantes - retirada de senha no local, 30min antes do início da atividade

Das 13h às 17h – Grafiqueta, com Libélula
O público poderá realizar experimentações gráficas e criação de pequenos livros a partir da impressão de composições com carimbos-clichês em prensas manuais.
Local: Espaço Expositivo – 1º andar
Vagas: Livre

Para os adultos
18h às 20h – Bate-papo: o livro como objeto no universo infantil, com Luise Weiss, Isabel Lopes Coelho e Renata Sant'Anna.
Local: Convivência - Térreo
Vagas: por ordem de chegada, sujeito à lotação

Dia 27 de maio, domingo

Das 11h às 13h – O carimbo das coisas, com Mirella Marino
O público poderá criar publicações próprias a partir de uma série de carimbos e objetos selecionados para impressão.
Local: Convivência - Térreo
Vagas: livre

Das 15h às 17h – Desenho sem lápis, com Laura Teixeira
Após apresentar seus livros Bolinha Branca e Pássaro-desenho, a artista ensinará algumas técnicas para que as crianças criem ilustrações próprias utilizando apenas bolinhas e fitas adesivas, sem o uso de lápis ou canetas.
Local: Oficina 2 – 1º andar
Vagas: 20 crianças com acompanhantes - retirada de senha no local, 30min antes do início da atividade

Das 13h às 17h – Serigrafia em cartaz, com Coticoá
O público poderá criar cartazes utilizando a técnica da serigrafia. Serão preparadas telas serigráficas com imagens e palavras que remetem ao tema do projeto "Tudo que vai, volta", que serão utilizadas para cada um compor seu cartaz
Local: Espaço Expositivo – 1º andar
Vagas: Livre


Serviço
YOYO – Tudo que vai, volta

Local: Sesc Belenzinho
Visitação até 22 de julho de 2018. De terça a sábado, das 10h às 21h; domingos e feriados, das 10h às 19h30
Endereço: R. Padre Adelino, 1000 | Belenzinho
www.sescsp.org.br/ 
Entrada gratuita

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!