Offline
História, Arte e Literatura são atrativos da programação permanente da 18ª Feira do Livro
21/05/2018 20:57 em Brasil
Com atividades em diversos espaços e para todas as idades, a agenda permanente da feira reúne literatura, apresentações teatrais, exposições sobre Marina Colasanti, Antonio Candido e Sérgio Buarque de Holanda, produção universitária, intervenções e projetos que celebram a história da cidade

 
Alta | Web
 
Alta | Web
 
Alta | Web
 
Alta | Web
 
Alta | Web
 
Alta | Web

Ribeirão Preto (SP), 20 de maio de 2018 – Um dos maiores eventos culturais do país, a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto traz nesta 18ª edição, que acontece de 20 a 27 de maio, além das atividades itinerantes, uma programação permanente recheada de cultura. Essa programação especial acontece em diferentes espaços e traz para o público que passar pelo evento atividades que envolvem literatura, arte, história e outros temas.

Entre os destaques estão as Contações de Histórias de Marina Colasanti, que acontecem diariamente no Teatro Marista, nos horários das 8h30, 10h, 14h15 e 15h30. De forma lúdica e criativa, cinco atrizes e contadoras do Núcleo de Contadores de Histórias da Fundação do Livro e Leitura, coordenado pela atriz Míriam Fontana, apresentam algumas das obras da autora infantojuvenil homenageada da feira, Marina Colasanti.

A Praça do Leitor será um dos espaços mais importantes da programação permanente, recebendo todos os dias atrações como a Exposição Immaginare – Direito à Literatura, com obras de grandes nomes da cultura mundial escolhidos por Antonio Candido – autor educação homenageado da feira; o Cortejo Cecília Meireles, com declamações de poemas da autora por alunos do Sesi e a intervenção Qual é a sua História do Dia, com participação da jornalista Daniela Penha que conversará com visitantes da feira para descobrir quais são suas histórias de vida.

Baseado no livro O Pequeno Príncipe, a Unaerp também traz para a Praça do Leitor duas ações: a instalação interativa Conecte-se - Construindo Pontes ao Invés de Muros, feita por alunos de Arquitetura e Urbanismo e um projeto fotográfico, produzido por alunos de Publicidade e Propaganda, que convida os participantes a posarem para uma foto diferente.

Além disso, serão realizadas ações que celebram a história de Ribeirão Preto e pontos marcantes da cidade. Um deles será o projeto Herança Cultural, realizado pelo Centro Universitário Barão de Mauá e que traz histórias e curiosidades do Quarteirão Paulista e das Praças XV de Novembro e Carlos Gomes. O outro projeto será a Visita Mediada com Literatura pela Casa da Memória Italiana, nos dias 24 de maio, às 15h e 26 e 27 de maio, às 10h, trazendo a proposta de conhecer o local através de leituras dramatizadas e declamações de obras que falam sobre a imigração italiana, com participação do Grupo TPC. A retirada de senhas deverá ser feita no local (15 vagas).

Programação Permanente
20 a 27 de maio
9h às 20h | Exposição "Marina Colasanti"
Local: Praça do Leitor 
A exposição "Marina Colasanti" traduz parte do legado que essa premiada e reconhecida autora construiu ao longo de sua carreira. São 43 capas de livros – histórias que estão no imaginário do leitor e que enriquecem a literatura brasileira. Marina Colasanti nasceu em Asmara, capital da Eritréia. Residiu em Trípoli, depois na Itália e em 1948 veio para o Brasil. A literatura sempre esteve na sua vida, mas ela primeiro dedicou-se ao Jornalismo e às Artes Plásticas. Hoje são mais de 60 obras publicadas - de poesia, contos, crônicas, livros para crianças e jovens, ensaios – muitos ilustrados por ela mesma. Marina é uma autora completa. É possível captá-la inteira em suas palavras, ser tocado por sua poesia, sinestesias e imaginação - o que a fez muito premiada em toda sua trajetória de escritora. Traduzida em várias línguas, sua obra é tema de numerosas teses universitárias.

9h às 20h | Exposição "Homens de Holanda"
Local: Praça do Leitor 
Raízes do Brasil, de Sérgio Buarque de Holanda, autor homenageado na 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, foi publicado em 1936. O livro se mantém atual, pois o tempo que se seguiu não mudou a origem do povo brasileiro. O autor analisa o país e, ao longo dos oito capítulos, faz conclusões que nos significam. Ao afirmar, naquela época, que "a democracia no Brasil foi sempre um lamentável mal-entendido. Uma aristocracia rural e semifeudal importou-a e tratou de acomodá-la, onde fosse possível, aos seus direitos ou privilégios, os mesmos privilégios que tinham sido, no Velho Mundo, o alvo da luta da burguesia contra os aristocratas", Holanda refletiu o passado, base do presente do país.

Quando chamou o brasileiro de "homem cordial" deu ao termo significados não tão aparentes. Analisou, que ao transpor a emoção e pensar com o coração, o povo brasileiro ultrapassou fronteiras relacionais rompendo limites entre as questões públicas e privadas. Mais do que bondade, a cordialidade no texto de Holanda, exibe o homem de rituais afetivos não necessariamente sinceros, por isso, muitas vezes, não polidos. A exposição "Homens de Holanda" não esgota o tema, jamais poderia, só convida para uma reflexão: Quem se enxerga nas raízes do Brasil?

Cobertura Jornalística Unaerp
TV Unaerp | 9h às 22h
Rádio Unaerp | 9h às 22h | Praça do Leitor

Conecte-se Unaerp – Construindo Pontes ao Invés de Muros | 9h às 20h Local: Praça do Leitor
Baseados no tema da 18ª edição da Feira do Livro, alunos e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unaerp propõem uma instalação interativa tendo como inspiração o livro O Pequeno Príncipe, que aborda o valor das pequenas coisas da vida e o comportamento humano. A instalação pretende trazer ao público a oportunidade de ler e refletir sobre as principais mensagens da obra, de forma a cativar o público através da comunicação visual e da experiência espacial, com ações propostas pelos monitores, usando a metáfora "pontes sobre muros".

Projeto Fotográfico/Unaerp - O Pequeno Príncipe | 9h às 20h 
Local: Praça do Leitor | Estande Fundação
Projeto fotográfico que tem como objetivo envolver os visitantes da feira. O curso de Publicidade e Propaganda criou um cenário inspirado no livro O Pequeno Príncipe. A proposta é convidar os participantes a posar para uma foto, simulando a leitura do referido livro.

Venda de Livros | Autores Locais e Regionais | 9h às 20h 
Local: Centro Cultural Palace | Salão de Mármore
Espaço conhecido como estande dos autores de Ribeirão Preto e região. Será utilizado para venda de livros e sessões de autógrafos.

Exposição Alarp - As Histórias que as Obras de Arte Contam e as Leituras que a Gente Faz | 9h às 20h 
Local: Centro Cultural Palace | Salão Verde
A Alarp (Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto) fará uma exposição de artes visuais inspirada no tema da Feira do Livro. Os artistas mostrarão obras inéditas de releitura com o tema As Histórias que as Obras de Arte Contam e as Leituras que a Gente Faz.

Exposição Immaginare - Direito à Literatura | 9h às 20h 
Local: Praça do Leitor
Mais do que sua obra, Antonio Candido nos lega uma missão: a de fazer cumprir seu manifesto pela cultura. Nesta exposição, a Immaginare, Escola de Criação e Design, em parceria com a Fundação do Livro e Leitura, traz para seus visitantes parte da obra de grandes nomes da cultura mundial, escolhidos a dedo por Candido.

Cine Meliès | 9h às 18h | (atividade Sesc)
Local: Esplanada do Theatro Pedro II | Gabinete de Curiosidades e Habilidades
Exibição dos primeiros beijos, dos primeiros efeitos especiais do cinema com cenas de comédia, surrealismo e ficção científica do mestre Georges Meliès.

Pausa para a Leitura | 9h às 13h e 14 às 18h (atividade Sesc)
Local: Esplanada do Theatro Pedro II | Gabinete de Curiosidades e Habilidades
Faça um intervalo no seu dia, faça uma pausa para a leitura. Um mediador convida o leitor para o encontro com um bom livro, selecionado do acervo da biblioteca do Sesc Ribeirão Preto, que ficará à disposição do público.

21 a 25 de maio
Pesquisa Acirp | 9h30 às 16h 
Local: Praça do Leitor
A Pesquisa de Demanda, realizada pela Acirp (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto), tem como objetivo traçar o perfil do visitante e avaliar a percepção geral do público sobre a feira. Serão entrevistadas cerca de 450 pessoas.

Projeto Herança Cultural 
Local: Praça do Leitor
Se você quiser saber mais sobre a história e curiosidades do Quarteirão Paulista e das Praças XV de Novembro e Carlos Gomes, procure o estande do Centro Universitário Barão de Mauá para agendamento de uma visita guiada e conhecimento de vivências históricas.

Contação de Histórias de Marina Colasanti | 8h30 10h 14h15 15h30
Local: Teatro Marista
De forma lúdica e criativa, cinco atrizes e contadoras de histórias do Núcleo de Contadores de Histórias da Fundação do Livro e Leitura se revezam para contar algumas das histórias de Marina Colasanti, autora infantojuvenil homenageada pela feira.

- 21 de maio (segunda-feira) | O moço que não tinha nome [Míriam Fontana]
Um universo mágico onde tudo pode acontecer. O amor, a ambição, a coragem, a solidão de cada um de nós estão presentes nas curtas histórias de encantamento que se entrelaçam nesta narrativa. Míriam Fontana é atriz, diretora e tem um variado perfil de atuação na arte teatral. É também professora, produtora, integrante e fundadora do Grupo Fora do sériO,sediado em Ribeirão Preto.

- 22 de maio (terça-feira) | A Mão na Massa [Tânia Alonso]
Delícia era uma dedicada confeiteira que enchia sua casa dos cheiros deliciosos dos pães, biscoitos e bolos que fazia para o Rei! Certo dia sua mão esquerda simplesmente sumiu!!Tânia Alonso é atriz, diretora, arte-educadora e contadora de histórias. É graduada em Artes Cênicas pela Unicamp. Atualmente integra a Cia. Cornucópia de Teatro, o Grupo Fora do sériO e a Cia DitaCuja. Atividade exclusiva para alunos do Marista.

- 23 de maio (quarta-feira) | Histórias de um Viajante [Renata Martelli]
Se "narrar é viajar", ouvir narrativas também é. Na viagem em que o príncipe faz com um viajante narrador, ele viaja duas vezes. A viagem, do percurso geográfico e a outra, que se constrói na imaginação. Renata Martelli é atriz e arte-educadora. Formada em Cinema pela Faap, fundadora do grupo teatral Los Muchos tchá-tchá-tchá, professora de teatro e contadora de histórias. Trabalha com teatro, arte-educação, performances, cinema, música e formação de educadores.

- 24 de maio (quinta-feira) | Entre a Espada e a Flor [Tina Oliveira]
Como nos contos maravilhosos: entre espadas, castelos, reis e cavaleiros, uma princesa encantada luta bravamente para impor a sua vontade contra a imposição que a condena a uma vida infeliz. Tina Oliveira é pedagoga, contadora de histórias e cantora. Através do projeto O Bom da História apresenta-se para crianças e adultos. Desenvolve palestras, oficinas e workshops para capacitação sobre técnicas de contação de histórias.

- 25 de maio (sexta-feira) | A Moça Tecelã [Gracyela Gitirana]
Um conto de fadas moderno que narra o dia a dia de uma moça que tece. Ela usa seu tear para expressar seus sentimentos. Através das linhas coloridas, tece a vida, seus humores e desejos. Gracyela Gitirana é pedagoga e atriz, trabalha como contadora de histórias e arte-educadora. É co-fundadora e diretora da Cia de Teatro Vagalume. Professora de Interpretação do projeto Alma e de expressão corporal.

23 a 25 de maio
Cortejo Cecília Meireles | 10h | Praça do Leitor
Declamação de poemas da escritora Cecília Meireles com atuação de alunos do Ensino Médio do Sesi.

22 a 24 de maio
Intervenção - Qual é a sua História do Dia? | 14h às 17h | Praça do Leitor
Duas cadeiras e uma jornalista à espera de boas histórias. É o que o visitante da feira irá encontrar nesta intervenção: "Todo Mundo tem uma História para Contar! Qual é a sua História do Dia?". A jornalista Daniela Penha é autora do livro História do Dia - Um Olhar sobre o Cotidiano pela Trajetória de 50 Pessoas.

As Histórias que os Livros Contam e as Leituras que a Gente Faz na Casa da Memória Italiana | Visita Mediada com Literatura
24/05 – 15h
26 e 27/05 – 10h
A proposta é conhecer o espaço por meio de leituras dramatizadas e declamações de trechos de obras literárias nacionais que contam histórias sobre a imigração italiana. Participação de atores integrantes do Grupo TPC. Retirada de senhas no local (15 vagas).

18ª Feira Nacional do Livro
Um dos maiores eventos culturais do país, a Feira Nacional do Livro completa 18 anos e acontece entre os dias 20 a 27 de maio de 2018. Com o tema "As Histórias que os Livros Contam e as Leituras que a Gente Faz", a programação conta com atividades gratuitas entre salões de ideias, conferências, sessões Clássicos da Minha História, palestras, mesas-redondas, oficinas, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, entre outras.

Neste ano, a programação não só lança diversas novidades, como as Sessões Clássicos da Minha História, conferências com o tema da feira baseadas em livros clássicos e espetáculos musicais inéditos, entre outras. Uma programação bem variada, com cerca de 250 atividades culturais - com atrações para todos os públicos e idades - e participação de grandes estrelas da literatura nacional para Ribeirão Preto.


Homenageados

Como em todos os anos, a Feira do Livro fará homenagem a um país – e o escolhido foi Uruguai. Quanto aos autores celebrados, o escritor principal é Sérgio Buarque de Holanda; o autor educação é Antonio Candido; a autora infantojuvenil é Marina Colasanti; autor local, Camilo Xavier e a professora homenageada, Heloisa Martins Alves. Como patrono, a direção da feira indicou o advogado Sérgio Roxo da Fonseca.

Realização

O Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Alta Mogiana, GasBrasiliano e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam a 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto com Patrocínio Ouro Alta Mogiana - Açúcar, Etanol e Energia e Gás Brasiliano. Patrocínio Prata Ambient, Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, Grupo São Francisco e Savegnago Supermercado. Patrocínio Bronze Grupo Maubisa, Pedra Agroindustrial e Ribeirão Shopping Patrocínio ACIRP - Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, Madeiranit, Passalacqua e Via Brasil Seminovos. Instituição Cultural Parceira SESC - Serviço Social do Comércio. Parceiro Cultural Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II, Immaginare Escola de Criação e Design, Santa Helena, Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SESI – Serviço Social da Indústria, Grupo Thathi de Comunicação e Unaerp – Universidade de Ribeirão Preto. Apoio Cultural Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Estevan Soares, Heurys Tecnologia, Monreale Hotel - Ribeirão Preto, NW3 Comunicação, Verbo Nostro Comunicação Planejada, EPTV, Jornal A Cidade, Rádio CBN, G1 e A Cidade On. Apoio Secretaria Municipal da Cultura, Secretaria Municipal da Educação, Teatro Municipal de Ribeirão Preto, Centro Cultural Palace, Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto, Câmara Municipal, Biblioteca Altino Arantes e Fundação Educandário, Colégio Marista, Biblioteca Padre Euclides, Colégio Auxiliadora, OAB, Sincovarp-Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto, Macboot, Usina São Martinho, Grupo Utam, IPCCIC - Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais, Ribeirão Preto Film Comission, Recicla Bytes, Coderp, Daerp, Transerp, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar. Realização Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Prefeitura Municipal, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Ministério da Cultura, Brasil – Governo Federal.

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!