Mais de 180 mil pessoas passaram pela 18ª Feira Nacional do Livro
28/05/2018 18:20 em Literatura
A Feira do Livro encerrou sua programação cultural neste domingo (27). Com mais de 250 atividades realizadas, o evento recebeu mais de 180 mil pessoas. Pela segunda vez consecutiva, o pilar de sustentação da feira foi o projeto "Combinando Palavras" que reuniu 7 mil estudantes da rede pública (estadual, municipal e Projeto Educandário). Além disso, mais de 20 mil estudantes visitaram a feira e participaram de outras atividades. O evento trouxe programação para todas as idades 

 
Alta | Web
 
Alta | Web
 
Alta | Web
 
Alta | Web
 
Alta | Web
 
Alta | Web
 
Alta | Web
 
Alta | Web
 
Alta | Web
 
Alta | Web
 
Alta | Web
 
Alta | Web
 
Alta | Web
 
Alta | Web
 
Alta | Web

Ribeirão Preto (SP), 27 de maio de 2017 – A 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto terminou neste domingo (27) e contabiliza um público de mais de 180 mil pessoas durante oito dias de evento. Neste ano, a feira contou com o tema As Histórias Que os Livros Contam e As Leituras Que a Gente Faz e aconteceu de 20 a 27 de maio, reforçando a proposta base da Fundação do Livro e Leitura (instituição realizadora do evento): formar leitores e ampliar, a cada ano, os índices de leitores do país.

Segundo a diretoria da Fundação, o objetivo foi alcançado e impactou diretamente 7 mil estudantes que participaram do projeto "Combinando Palavras". "Esses alunos são crianças e jovens que vão engrossar de forma significativa o número de leitores da cidade e região, num futuro próximo, já que se envolveram com a proposta do projeto junto com suas escolas e professores", afirma a diretoria da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.

Para a presidente da Fundação, Adriana Silva, desde o ano passado, a principal ação da Feira do Livro tem sido na área de formação de leitores com atividades anteriores e contínuas à Feira, que promovem o contato com as obras literárias. "Certificando o que disse o escritor Ignácio de Loyola Brandão, encontramos o caminho a ser percorrido pelo projeto a fim de permitir resultados efetivos e mensurados. Basta ler os trabalhos dos estudantes que participam do projeto. Só consegue escrever o que eles escrevem, quem foi tocado pela literatura. Hoje, podemos afirmar que os estudantes do Combinando Palavras são tocados anualmente pela literatura", avalia.

Os autores que participaram do Combinando Palavras e marcaram presença na feira e na vida destes estudantes foram Alice Ruiz, Cristovão Tezza, Eliane Brum, Elisa Lucinda, Fernando Bonassi (para a rede estadual de ensino); Marina Colasanti para os estudantes do ensino municipal e ainda Pedro Bandeira para o Projeto Educandário. Cada um deles deixou uma mensagem de emoção e de esperança no projeto como formador de um cidadão mais pleno.

"O sentimento que mais me inspira é a esperança em vocês crianças e jovens", expressou Pedro Bandeira. Já quem assistiu à atividade do Combinando Palavras com Elisa Lucinda, pôde ouvir a um discurso de força e luta e o grito de liberdade que a atriz e poeta trouxe em alto e bom tom para Ribeirão Preto, ecoando pelos quatro cantos da feira. "Podem ter certeza, a 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto pode dar aula para o país", afirmou.

Cada autor que passou pela feira deixou seu relato sobre a importância e valor do evento, como o ator e agora escritor, Lázaro Ramos. Ele comentou que se emocionou desde o primeiro momento que pisou na Feira do Livro. "Vi tanta gente ocupando este teatro e tanta gente aí na frente ocupando os lugares do saber e da literatura. Que poderoso é isso. Este evento é maravilhoso. Que a feira faça mais 18, 36, 120, 240 anos".

Mobilização e parcerias

A presidente da Fundação do Livro e Leitura, Adriana Silva, explica que todo o esforço da Fundação para a transformação do papel da Feira Nacional do Livro contou com instituições que foram protagonistas no processo de preparação do evento. "Neste ano, a feira trouxe a Sessão Clássicos da Minha História como novidade, investiu em estrelas da literatura para as conferências noturnas, atraindo o público para o evento e priorizamos oferecer uma ampla programação voltada para todas as idades e interesses". Ela ainda ressaltou que uma programação com 250 atividades gratuitas, identificada pela diversidade e pelo alto nível de autores e temáticas orientadas pelo tema central foi possibilitada pela força conjunta das grandes parcerias como o Sesc, Sesi, Senac, Diretoria de Ensino, universidades e entidades locais, além do apoio de empresas e organizações e da valorização cultural.

Extensão

A Feira Nacional do Livro de 2018 contou com 17 espaços simultâneos: ACI Ribeirão Preto, Biblioteca Altino Arantes, Biblioteca Padre Euclides, Casa da Memória Italiana, Centro Cultural Palace, Colégio Auxiliadora (Capela), Esplanada do Theatro Pedro II, Faap (Auditório), Gabinete de Curiosidades e Habilidades (Esplanada Pedro II), Praça do Leitor (Praça XV), Praça Carlos Gomes, Sede da OAB Ribeirão Preto, Sincovarp (Auditório), Teatro Marista, Teatro Municipal, Tenda Sesc e Theatro Pedro II. Parte desta programação foi realizada em parceria com o Sesc que programou atividades que ganharam a cena – principalmente na Esplanada do Theatro Pedro II, Sala Principal do Pedro II e Auditório Meira Júnior, com grande participação da população.

Pré-Lançamento da 19ª edição

No encerramento da Feira do Livro, a diretoria da Fundação do Livro e Leitura anuncia a 19ª edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão que terá o tema Entre uma História e Outra, Outra História e será realizada de 9 a 16 de junho de 2019. Como em todos os anos, a feira fará homenagem a um país – e o escolhido foi a Suécia. Quanto aos autores homenageados, o escritor principal será Ignácio de Loyola Brandão. O autor educação é Boaventura de Sousa Santos; a autora infantojuvenil será Heloísa Pietro; autor local, Gilberto Abreu e a professora homenageada (local), Amini Boainain Hauy.

"Nossa intenção é atrelar ao tema central da próxima feira os conceitos que permeiam as ODS – (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) com foco na Agenda 2030. Acreditamos que a literatura e as artes têm o poder de formar pessoas e gerar transformações necessárias para esse novo mundo que se formará", explica Adriana Silva.

 

18ª Feira Nacional do Livro

Um dos maiores eventos culturais do país, a Feira Nacional do Livro completa 18 anos e termina neste domingo (27) com o show da cantora Verônica Ferriani, a partir das 19h, no Theatro Pedro II.

Homenageados

Como em todos os anos, a Feira do Livro fez uma homenagem a um país – e o escolhido foi Uruguai. Quanto aos autores celebrados, o escritor principal é Sérgio Buarque de Holanda; o autor educação é Antonio Candido; a autora infantojuvenil é Marina Colasanti; autor local, Camilo Xavier e a professora homenageada, Heloisa Martins Alves. Como patrono, a direção da feira indicou o advogado Sérgio Roxo da Fonseca.

Realização

O Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Alta Mogiana, GasBrasiliano e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam a 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto com Patrocínio Ouro Alta Mogiana - Açúcar, Etanol e Energia e Gás Brasiliano. Patrocínio Prata Ambient, Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, Grupo São Francisco e Savegnago Supermercado. Patrocínio Bronze Grupo Maubisa, Pedra Agroindustrial e Ribeirão Shopping Patrocínio ACIRP - Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, Madeiranit, Passalacqua e Via Brasil Seminovos. Instituição Cultural Parceira SESC - Serviço Social do Comércio. Parceiro Cultural Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II, Immaginare Escola de Criação e Design, Santa Helena, Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SESI – Serviço Social da Indústria, Grupo Thathi de Comunicação e Unaerp – Universidade de Ribeirão Preto. Apoio Cultural Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Estevan Soares, Heurys Tecnologia, Monreale Hotel - Ribeirão Preto, NW3 Comunicação, Verbo Nostro Comunicação Planejada, EPTV, Jornal A Cidade, Rádio CBN, G1 e A Cidade On. Apoio Secretaria Municipal da Cultura, Secretaria Municipal da Educação, Teatro Municipal de Ribeirão Preto, Centro Cultural Palace, Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto, Câmara Municipal, Biblioteca Altino Arantes e Fundação Educandário, Colégio Marista, Biblioteca Padre Euclides, Colégio Auxiliadora, OAB, Sincovarp-Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto, Macboot, Usina São Martinho, Grupo Utam, IPCCIC - Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais, Ribeirão Preto Film Comission, Recicla Bytes, Coderp, Daerp, Transerp, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar. Realização Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Prefeitura Municipal, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Ministério da Cultura, Brasil – Governo Federal.

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!