Bate-papo sobre a exposição "As Donas da Bola" acontece na Casa da Cultura, em Ribeirão Preto
07/06/2018 18:24 em Arte
Mostra revela visão de 11 fotógrafas sobre mulheres que jogam futebol em várias regiões do País

 

A Casa da Cultura Juscelino Kubitschek, em Ribeirão Preto, recebe nesta sexta-feira (8), às 19h00, uma roda de conversa com as fotógrafas participantes da exposição “As Donas da Bola”, que fica em cartaz no mesmo local até 21 de junho. A realização é da ACAM Portinari e do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria da Cultura do Estado. A entrada é gratuita.

A mostra é resultado da iniciativa de 11 fotógrafas, pioneiras no fotojornalismo brasileiro, que percorreram o País em busca de mulheres que jogam bola. Ela foi apresentada pela primeira vez no Centro Cultural São Paulo, em 2014, como um dos eventos paralelos do campeonato mundial de futebol – já foi exposta no Museu do Futebol e agora roda o Estado, já passando por cidades como São Pedro, Piracicaba, Paulínia e Santa Bárbara do Oeste.

“Será uma conversa informal com o público presente. É o olhar de nós, fotógrafas, sobre a mulher no futebol – território até muito pouco tempo, e hoje em dia ainda para muitos, exclusivamente masculino”, explica Márcia Zoet, coordenadora e uma das profissionais participantes da mostra.

Além dela, “As Donas da Bola” traz trabalhos de Ana Araújo, Ana Carolina Fernandes, Bel Pedrosa, Eliária Andrade, Evelyn Ruman, Luciana Whitaker, Luludi Melo, Marlene Bergamo, Mônica Zarattini e Nair Benedicto. A expectativa é que todas estejam presentes no bate-papo.

Cada uma delas retratou a prática de diversas esportistas: freiras que jogam futebol; futlama no Amapá; futebol em comunidades de São Paulo e Rio de Janeiro; campeonato indígena no Mato Grosso do Sul; jovens que jogam bola na praia de Ipanema; entre outros temas.

“A exposição é resultado do trabalho de pioneiras do fotojornalismo brasileiro, que ao longo de suas jornadas profissionais enfrentaram uma série de preconceitos ao retratar o futebol. É o olhar feminino sobre um universo que hoje também, cada vez mais, vem sendo ocupado pelas mulheres”, observa o diretor do Grupo Técnico de Coordenação (GTC) do SISEM-SP, Davidson Kaseker.

SERVIÇO

Roda de conversa sobre exposição “As Donas da Bola”
Onde: Casa da Cultura Juscelino Kubitschek
Endereço: Praça Alto do São Bento, s/nº - Ribeirão Preto/SP
Quando: 8 de junho, às 19h00
Gratuito

COMENTÁRIOS