Offline
Dia Internacional da África é comemorado no Brasil
20/05/2016 10:57 em Literatura

A Editora Kapulana é pioneira no país a trazer a literatura africana de consagrados escritores e jovens literatos

  No dia 25 de maio de 1963, chefes de estado africanos, com ideias contrárias ao regime a que o continente estava submetido durante muitos séculos, reuniram-se na Etiópia, com o objetivo definir ações para a libertação da África do colonialismo e promover a emancipação dos povos africanos. Dessa reunião, nasceu a Organização de Unidade Africana (OUA).  Em 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 25 de maio como o Dia da Libertação da África, também chamado de Dia Internacional da África.


  Esta data representa um profundo sentido da memória coletiva dos povos do continente africano e demonstra a verdadeira luta contra o colonialismo e a favor da soberania dos Estados Africanos.


  No Brasil, além da migração histórica dos povos da África, há algumas décadas se desenvolve um intercâmbio cultural intenso entre estudantes brasileiros e africanos.


   Em concordância a esse intercâmbio, a Editora Kapulana apresenta ao Brasil de maneira pioneira um pouco da cultura africana por meio das obras de autores consagrados e também de jovens escritores, particularmente dos países africanos de língua portuguesa.


  Clemente Bata. Lica Sebastião, Aldino Muianga, Pedro Pereira Lopes, Hélder Faife, Ungulani Ba Ka Khosa. Suleiman Cassamo, Maria Celestina Fernandes e Francisco Noa são alguns nomes de relevância na literatura africana cujas obras chegam ao país por intermédio da editora.

 

Para saber mais, acesse:


http://www.usp.br/aun/exibir?id=5117

 

http://ifch.ufpa.br/index.php/noticias/2334-2015-05-21-13-35-36


http://tchogue.blogspot.com.br/2015/05/o-dia-internacional-da-africa-o-berco.html

 

Ficha técnica
As Armadilhas da Floresta
ISBN: 978-85-68846-13-1
Formato: 21 x 21
Páginas: 32
Preço: 29,90

Vozes da África: Trata-se de uma série de livros para todas as idades, de contos, poesia e romances de escritores de países africanos de língua portuguesa. A literatura africana, com poucos títulos no mercado brasileiro, é atualmente objeto de estudo nas instituições brasileiras de ensino fundamental, médio e universitário. Os livros são de autores consagrados e belamente ilustrados por artistas também africanos.

Editora Kapulana: A Editora Kapulana tem como lema produzir “Livros bons e belos”. Assim, em seus diversos segmentos, como Bilíngues, Vozes da África, Ciências e Artes e Intersecções Literárias, oferece aos leitores obras de alta qualidade presente tanto no conteúdo como na sua forma de apresentação.
 
   
Clique na imagem para fazer o Download...
Alta | Web

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!