Unimed Ribeirão Preto participa do Projeto Parto Adequado
02/06/2016 07:54 em Ciência e Saúde

Ação visa reduzir o número de cesáreas e incentivar a realização de partos normais

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o Hospital Israelita Albert Einstein e o Institute for Healthcare Improvement (IHI) desenvolvem Programa Parto Adequado para incentivar a opção pelo parto normal em detrimento das cesáreas. A Unimed Ribeirão Preto é uma das operadoras de planos de saúde que aderiram a iniciativa.

Entretanto, consciente de seu papel na sociedade, a cooperativa, desde 2010, desenvolve medidas internas com enfoque no incentivo ao parto normal, que permitiu que o número de partos normais dobrasse desde a implantação dessas iniciativas internas.

O Projeto Parto Adequado conta com o apoio do Ministério da Saúde e reúne 42 hospitais e maternidades privados de todo o Brasil. A expectativa de resultados é muito positiva visto que, com a aplicação da metodologia do projeto, experiências anteriores registraram crescimento de partos normais de 20% para 55% e redução das admissões em UTI neonatal de 155 para 46 em cada 1.000 nascidos vivos.

“Acreditamos que a mudança no conceito será gradual e dependerá da mudança de comportamento da gestante e da estrutura de assistência hospitalar e entendemos que a resolução não pode interferir na vontade pessoal da paciente, bem como na avaliação e na conduta médica, que sempre visa o bem-estar e a saúde da mãe e do bebê. Temos que, acima de tudo, respeitar a decisão da gestante na escolha do seu parto”, ressalta o presidente da Unimed Ribeirão Preto, Dr. Álvaro Truite.

As gestantes que participam do programa interno da Unimed Ribeirão Preto recebem um cartão de identificação e orientações. Para facilitar a rotina dos obstetras e possibilitar que eles possam atender simultaneamente o consultório e dar assistência ao seguimento do parto no hospital, foi criado uma estrutura de plantão permanente e presencial atualmente com três obstetras de plantão.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!