Offline
Prevenção de acidentes continua a ser o melhor remédio para as lesões na mão
02/06/2016 16:27 em Ciência e Saúde

Hospital Especializado de Ribeirão Preto tornou-se referência nas cirurgias reparadoras da mão geradas por traumas, sequelas de traumas, doenças degenerativas e compressivas e tendinopatias.

O Hospital Especializado de Ribeirão Preto tornou-se nos últimos anos uma referência regional e nacional nas cirurgias de mão, tanto nos procedimentos ósseos quanto em artroscopias e microcirurgias reparadoras. A instituição possui corpo clínico capacitado, equipamentos e técnicas cirúrgicas avançadas para solucionar todos os tipos de casos, entre eles os traumas, como lesões cortantes, esmagamentos, amputações e fraturas; sequelas de traumas, como as pseudoartroses; doenças degenerativas, como artroses e tendinoses; doenças compressivas de nervos e tendões e tendinopatias.

Somente em 2014 foram registrados em todo o Brasil mais de 74 mil casos de afastamento no trabalho por traumatismo de cotovelo, antebraço mãos e punho, segundo dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Já no Estado de São Paulo, três em cada dez pedidos de auxílio-doença são feitos em decorrência de problemas de traumatismo na mão, apontam dados do INSS coletados em 2015 - foram 146 mil solicitações que representam 29% do total de 505 mil pedidos feitos no ano passado. Dentre as causas do traumatismo, a primeira (8%) é a fratura de dedos e a segunda (6%) a fratura ao nível do punho e da mão. Em terceiro lugar vem a fratura da extremidade distal do rádio (5%).

Além dos acidentes de trabalho e também os de trânsito, destacam-se nas estatísticas as ocorrências domésticas, principalmente na cozinha, como cortes, pancadas e queimaduras. O problema se agrava em períodos como os das festas juninas, quando incidentes com fogos ocasionam inúmeras lesões, sendo que uma em cada 10 pessoas que se acidentam em virtude do uso de fogos acaba tendo membros amputados, especialmente dedos.

“Em decorrência deste cenário, vale ressaltar a importância da especialidade da cirurgia de mão, área da medicina que se desenvolveu bastante nas últimas décadas oferecendo tratamentos e soluções definitivas para casos complexos”, analisa o Dr. Salomão Chade, diretor do Hospital Especializado e cirurgião da mão e microcirurgião. Ele reforça que muitas vezes o sucesso na recuperação depende bastante da rapidez do atendimento, já que nas primeiras horas após o acidente, como amputações e lesões graves, é fundamental a adoção de procedimentos que somente centros especializados em cirurgia da mão são capazes de realizar.

Apesar do avanço das técnicas cirúrgicas, o Dr. Chade lembra que o melhor remédio continua sendo a prevenção de acidentes. “No trabalho, é importante a utilização dos EPIS e a atenção redobrada nas mais variadas atividades que podem gerar um trauma. Em casa, deve-se ter muito cuidado no manuseio de facas e vidros e, durante as festas juninas, com os fogos”, ressalta ele.

Hospital Especializado

A microcirurgia reconstrutiva, área de atuação da medicina na qual a equipe médica, através de meios de magnificação (microscópios e lupas de grande aumento) torna-se capaz de reimplantar segmentos do corpo - mãos, dedos, braços, nervos, etc - e/ou reconstruir outros como mandíbula, língua, pênis e mama, representa um dos principais diferenciais do Hospital Especializado de Ribeirão Preto (www.hospitalespecializado.com.br)

Fundado em 1994, a instituição e sua equipe multidisciplinar de cirurgiões plásticos, ortopedistas, cirurgiões da mão, microcirurgiões e cirurgiões de câncer, têm trabalhado em conjunto atingindo resultados significativos do ponto de vista funcional e estético. Transformou-se rapidamente num dos poucos centros médicos do país a atuar nesta área de alta complexidade, consolidando-se também como referência em toda a região de Ribeirão Preto e interior de São Paulo e do Brasil.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!