Offline
Plano municipal de incentivo a leitura será apresentado durante 16ª Feira do Livro
06/06/2016 16:55 em Literatura

Resultado de uma produção coletiva com a participação de representantes de entidades literárias, o Plano Municipal do Livro, Leitura e Biblioteca apontará propostas para promover as práticas literárias na cidade. Apresentação do documento a representantes do Ministério da Cultura e da Secretaria de Estado da Cultura acontece no dia 13 de junho, às 10h30, no Auditório Meira Júnior

 

Ribeirão Preto (SP), 06 de junho de maio de 2016 – Sabendo do papel transformador da leitura para a sociedade, a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, juntamente com outras instituições, profissionais, estudantes e agentes culturais, finalizou o texto base do Plano Municipal do Livro, Leitura e Biblioteca de Ribeirão Preto (PMLLB). O projeto apresenta propostas para incentivar e valorizar as práticas literárias no município. Como parte da programação da 16ª edição da Feira Nacional do Livro, o documento será apresentado aos representantes do Ministério da Cultura e da Secretaria de Estado da Cultura, durante evento no dia 13 de junho, às 10h30, no Auditório Meira Júnior.

 

Focado nas políticas públicas, o PMLLB de Ribeirão Preto está de acordo com o Plano Nacional do Livro e Leitura e se constitui a partir dos mesmos quatro eixos  estabelecidos  pelo  Ministério  da Cultura: democratização do acesso ao livro, formação de mediadores para o incentivo à leitura, valorização institucional da leitura e o incremento de seu valor simbólico e desenvolvimento da economia do livro como estímulo à produção intelectual e ao desenvolvimento da economia nacional.

 

Dentro de suas propostas, o Plano Municipal do Livro, Leitura e Biblioteca de Ribeirão Preto apresenta um conjunto de metas de curto, médio e longo prazo para cada um dos eixos estabelecidos e que devem ser implementadas no período de um a cinco anos.


O texto base, que reúne a contribuição de todos os participantes, foi avaliado ao longo de três encontros por um comitê especial, formado por representantes de entidades literárias como Academias de Letras e União de Escritores, professores da USP, bibliotecários, representantes da Secretaria da Cultura e da Rede de Ensino do Estado, presidente do Conselho de Cultura e membros da setorial de literatura, coordenado pela presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Adriana Silva.


Nesta fase do processo o documento está sendo disponibilizado para conhecimento de outras personalidades do universo da cultura e também do público em geral. “O texto está em aberto até o dia 07 de junho, quando o comitê voltará a se reunir, e pode ser acessado por completo no site da Fundação para que qualquer pessoa colabore com ideias e sugestões”, afirma a presidente da Fundação do Livro e Leitura, Adriana Silva.

 

Sinopse

A 16ª edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão, como em todos os anos, faz homenagem a um país. Desta vez é a Colômbia, considerado o país das bibliotecas. Quanto aos escritores celebrados, a premiada Lygia Fagundes Telles é a escritora do ano, atual membro da Academia Brasileira de Letras e da Academia das ciências de Lisboa. Na categoria infantojuvenil, a autora homenageada é Maria Clara Machado, escritora e dramaturga de sucesso entre crianças e adolescentes. O filósofo, escritor e educador Mario Sergio Cortella é o destaque na categoria autor educação e a premiada Rita Mourão, atual integrante da Academia Ribeirãopretana de Letras, é a homenageada na categoria autor local. Como patrono, a Feira indicou o empresário e Fundador do Grupo Rodonaves, João Naves.

A programação completa é gratuita e acessível a todos os públicos. Uma das características desta agenda cultural é incluir atividades para diversos locais da cidade, como escolas, instituições, bibliotecas, praças, Ongs, universidades, museu, shoppings e centros culturais na periferia. Ao todo, neste ano, serão cerca de 250 atividades.

 

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade - hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho.

A diretoria é eleita para um mandato de dois anos, sob acompanhamento do Conselho Fiscal.  Com nova diretoria, a Fundação se prepara para implementar uma nova política de atuação em Ribeirão Preto e em outras cidades, com projetos na área de formação de professores e mediadores de leitura.

 

REALIZAÇÃO

O Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam a 16ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto com Patrocínio Ouro do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Patrocínio Prata da Gás Brasiliano e Savegnago Supermercados. Como mantenedores são a ACIRP – Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, Shopping Iguatemi Ribeirão Preto. Patrocínio Bronze da AB Triângulo do Sol, Banco do Brasil, Pedra Agroindustrial S/A, RTE Rodonaves – Transporte e Banco Itaú Unibanco. Conta também com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, Centro Universitário Estácio Uniseb e Mineração Jundu. Apoio Cultural do SESC – Serviço Social do Comércio, SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SESI – Serviço Social da Indústria, Santa Helena, Centro Universitário Barão de Mauá, CBL – Câmara Brasileira do Livro, Instituto CPFL, Saraiva, UNAERP – Universidade de Ribeirão Preto. Tem como parceiros culturais Heurys, Livraria Travessa, Monreale Hotel, NW3 Comunicação, Verbo Nostro Comunicação Planejada, São Martinho, EPTV, Jornal A Cidade, CBN e G1. Apoio da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Secretaria da Cultura, Secretaria do Turismo, Secretaria da Educação, Câmara de Ribeirão Preto, Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II, MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto, Centro Cultural Palace, Instituto do Livro, Cine Clube Cauim, Atlântica Simbios, Biblioteca Altino Arantes / Fundação Educandário, Colégio Marista, Lotérica Galeria do Ribeirão Shopping, Coderp, Daerp, Transerp, Bombeiros, Guarda Civil, Polícia Militar, Polícia Civil, SINCOVARP – Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto - Núcleo da Notícia, AMAECO – Amigos do Meio Ambiente e da Ecologia, POIESIS e Oficina Cultural Candido Portinari.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!