Offline
16 ª Feira do Livro promove atividades educativas sobre temas do cotidiano
13/06/2016 08:53 em Literatura

Durante vários dias da semana, programação traz atividades educativas que discutem temas como drogas, sustentabilidade e educação no trânsito

 

Ribeirão Preto (SP), 10 de junho de 2016 – Além da extensa programação cultural, a 16ª edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, que acontece durante os dias 12 e 19 de junho, também traz como destaque atividades educativas que abordam temas atuais do cotidiano. Promovidas em parceria com outras instituições, as ações  acontecem em diferentes pontos da cidade e em vários dias da semana, orientando adultos, jovens e crianças sobre assuntos como drogas, sustentabilidade e educação no trânsito.

Uma destas atividades será o Jogo Cidadão Sustentável Unaerp. Desenvolvido pelo professor Callil em conjunto com alunos da primeira etapa do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unaerp – Universidade de Ribeirão Preto, o jogo consiste em um tabuleiro gigante onde, a cada casa avançada, são apresentadas questões sobre sustentabilidade. As respostas de cada jogador revelarão sua conduta perante as cinco dimensões da sustentabilidade: ecológica, econômica, política, cultural e social. A atração acontece na Praça Carlos Gomes, nos dias 14/06 (segunda-feira) das 8h30 às 11h; 16/06 (quinta-feira) das 13h às 17h; no dia 17/06 (sexta-feira), das 13h às 17h e 18/06 (sábado), das 8h30 às 11h e das 13h30 às 17h.

Já no Auditório Sincovarp acontecem durante os dias 13 a 17 de junho palestras com o Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas. As palestras serão realizadas às 10h e às 14 horas e são gratuitas. O Auditório do Sincovarp fica Rua Lafaiete, 394, centro, Ribeirão Preto (SP).


Outro destaque da programação educativa é o Programa de Educação no Trânsito da Transerp - PROGETT, que acontece de 15 a 19 de junho, na Praça Carlos Gomes. Criado em 2001, o programa visa incorporar valores como base para o fortalecimento das relações sociais e, assim, colaborar com a redução dos acidentes de trânsito. Entre os principais valores discutidos pelo PROGETT estão segurança, respeito, cooperação, responsabilidade e solidariedade.


Agenda do Programa de Educação no Trânsito:

15 a 17 de junho: das 8h30 às 12 horas / 14 às 17 horas

18 de junho: das 10 às 12 horas / 14 às 17 horas

19 de junho: das 10 às 12 horas

 

Sinopse

A 16ª edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão, como em todos os anos, faz homenagem a um país. Desta vez é a Colômbia, considerado o país das bibliotecas. Quanto aos escritores celebrados, a premiada Lygia Fagundes Telles é a escritora do ano, atual membro da Academia Brasileira de Letras e da Academia das ciências de Lisboa. Na categoria infantojuvenil, a autora homenageada é Maria Clara Machado, escritora e dramaturga de sucesso entre crianças e adolescentes. O filósofo, escritor e educador Mario Sergio Cortella é o destaque na categoria autor educação e a premiada Rita Mourão, atual integrante da Academia Ribeirãopretana de Letras, é a homenageada na categoria autor local. Como patrono, a Feira indicou o empresário e Fundador do Grupo Rodonaves, João Naves.

A programação completa é gratuita e acessível a todos os públicos. Uma das características desta agenda cultural é incluir atividades para diversos locais da cidade, como escolas, instituições, bibliotecas, praças, Ongs, universidades, museu, shoppings e centros culturais na periferia. Ao todo, neste ano, serão cerca de 250 atividades.

 

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade - hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho.

A diretoria é eleita para um mandato de dois anos, sob acompanhamento do Conselho Fiscal.  Com nova diretoria, a Fundação se prepara para implementar uma nova política de atuação em Ribeirão Preto e em outras cidades, com projetos na área de formação de professores e mediadores de leitura.

 

REALIZAÇÃO

O Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam a 16ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto com Patrocínio Ouro do BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Patrocínio Prata da Gás Brasiliano e Savegnago. Como mantenedores são a ACIRP, Shopping Iguatemi. Patrocínio Bronze da AB Triângulo do Sol, Banco do Brasil, Pedra Agroindustrial, RTE Rodonaves e Itaú Unibanco. Conta também com o patrocínio da Caixa, Centro Universitário Estácio Uniseb e Mineração Jundu. Apoio Cultural do SESC – Serviço Social do Comércio, SENAC, SESI-SP Editora, Santa Helena, Centro Universitário Barão de Mauá, CBL – Câmara Brasileira do Livro, Instituto CPFL, Saraiva, UNAERP. Tem como parceiros culturais Heurys, Livraria Travessa, Monreale Hotel, NW3 Comunicação, Verbo Nostro, São Martinho, EPTV, Jornal A Cidade, CBN e G1. Apoio da Secretaria da Cultura, Secretaria do Turismo, Secretaria da Educação, Câmara de Ribeirão Preto, Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II, MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto, Centro Cultural Palace, Instituto do Livro, Cine Clube Cauim, Atlântica Simbios, Biblioteca Altino Arantes e Fundação Educandário, Colégio Marista, Lotérica Galeria do Ribeirão Shopping, Coderp, Daerp, Transerp, Bombeiros, Guarda Civil, Polícia Militar, Polícia Civil, SINCOVARP, AMAECO, Evolua, Criar, Recicla Bytes, POIESIS e Oficina Cultural Candido Portinari. Realização: Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Governo do Estado de São Paulo – Secretaria da Cultura, Ministério da Cultura - Governo Federal.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!