Offline
Feira do Livro: autores convidados participam de encontros na Livraria da Travessa
13/06/2016 08:56 em Literatura

Susana Ventura e Guiomar de Grammont realizam lançamento de livro e sessão de autógrafos na livraria que funciona no Ribeirão Shopping. A 16ª edição da Feira do Livro de Ribeirão Preto acontece de 12 a 19 de junho

 

Ribeirão Preto (SP), 10 de junho de 2016 – Para oferecer uma programação cada vez mais completa e que atenda os diferentes perfis de leitores e públicos da cidade, a 16ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, que acontece entre os dias 12 e 19 de junho, conta com o apoio e incentivo de diversos parceiros culturais. Um deles é a Livraria da Travessa, no Ribeirão Shopping, que promove encontros com alguns dos autores convidados da Feira nesse ano.

No dia 13 de junho, às 19h, acontece na Livraria Travessa o lançamento do livro “O Caderno da avó Clara”, de Susana Ventura, professora universitária e autora nas áreas de literaturas africanas e para crianças e jovens. O livro, resultado de uma Bolsa de Criação do ProAC, é construído a partir da relação de um caderno de histórias manuscritas que é encontrado por uma adolescente.


Já no dia 15 de junho, também às 19 horas, a livraria recebe a escritora Guiomar de Grammont para um encontro especial com direito a bate-papo e sessão de autógrafos com os participantes. Umas das escritoras premiadas convidadas pela Feira do Livro, Guiomar já publicou obras como “Aleijadinho e o Aeroplano”, “Sudario”, “O fruto do vosso ventre” e seu mais recente romance intitulado “Palavras Cruzadas”, pelo qual está concorrendo ao Prêmio Rio Literatura.


Completando 30 anos de fundação, a Livraria da Travessa é uma das lojas de livros mais famosas do Rio de Janeiro. Em 2014 a livraria inaugurou sua primeira unidade fora do Rio, localizada em Ribeirão Preto. Com mais de 1400 m², em dois andares, a loja instalada dentro do Ribeirão Shopping proporciona um local acolhedor para os apaixonados por livros, além de trazer atividades variadas como exposições, lançamentos, contações de histórias e bate-papos.

 

Sinopse

A 16ª edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão, como em todos os anos, faz homenagem a um país. Desta vez é a Colômbia, considerado o país das bibliotecas. Quanto aos escritores celebrados, a premiada Lygia Fagundes Telles é a escritora do ano, atual membro da Academia Brasileira de Letras e da Academia das ciências de Lisboa. Na categoria infantojuvenil, a autora homenageada é Maria Clara Machado, escritora e dramaturga de sucesso entre crianças e adolescentes. O filósofo, escritor e educador Mario Sergio Cortella é o destaque na categoria autor educação e a premiada Rita Mourão, atual integrante da Academia Ribeirãopretana de Letras, é a homenageada na categoria autor local. Como patrono, a Feira indicou o empresário e Fundador do Grupo Rodonaves, João Naves.

A programação completa é gratuita e acessível a todos os públicos. Uma das características desta agenda cultural é incluir atividades para diversos locais da cidade, como escolas, instituições, bibliotecas, praças, Ongs, universidades, museu, shoppings e centros culturais na periferia. Ao todo, neste ano, serão cerca de 250 atividades.

 

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade - hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho.

A diretoria é eleita para um mandato de dois anos, sob acompanhamento do Conselho Fiscal.  Com nova diretoria, a Fundação se prepara para implementar uma nova política de atuação em Ribeirão Preto e em outras cidades, com projetos na área de formação de professores e mediadores de leitura.

 

REALIZAÇÃO

O Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam a 16ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto com Patrocínio Ouro do BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Patrocínio Prata da Gás Brasiliano e Savegnago. Como mantenedores são a ACIRP, Shopping Iguatemi. Patrocínio Bronze da AB Triângulo do Sol, Banco do Brasil, Pedra Agroindustrial, RTE Rodonaves e Itaú Unibanco. Conta também com o patrocínio da Caixa, Centro Universitário Estácio Uniseb e Mineração Jundu. Apoio Cultural do SESC – Serviço Social do Comércio, SENAC, SESI-SP Editora, Santa Helena, Centro Universitário Barão de Mauá, CBL – Câmara Brasileira do Livro, Instituto CPFL, Saraiva, UNAERP. Tem como parceiros culturais Heurys, Livraria Travessa, Monreale Hotel, NW3 Comunicação, Verbo Nostro, São Martinho, EPTV, Jornal A Cidade, CBN e G1. Apoio da Secretaria da Cultura, Secretaria do Turismo, Secretaria da Educação, Câmara de Ribeirão Preto, Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II, MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto, Centro Cultural Palace, Instituto do Livro, Cine Clube Cauim, Atlântica Simbios, Biblioteca Altino Arantes e Fundação Educandário, Colégio Marista, Lotérica Galeria do Ribeirão Shopping, Coderp, Daerp, Transerp, Bombeiros, Guarda Civil, Polícia Militar, Polícia Civil, SINCOVARP, AMAECO, Evolua, Criar, Recicla Bytes, POIESIS e Oficina Cultural Candido Portinari. Realização: Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Governo do Estado de São Paulo – Secretaria da Cultura, Ministério da Cultura - Governo Federal.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!