Projeto inédito no Brasil elabora trilha sonora para livros
16/06/2016 08:13 em Literatura

Criado pelo compositor e escritor, Rodrigo Feres, projeto nasceu voltado para o meio digital, através do aplicativo Levir, mas se expandiu também para as mídias físicas, com o lançamento de seu primeiro livro impresso. Ideia será apresentada ao público de Ribeirão Preto durante a Feira do Livro, em palestra que acontece nesta quarta (15), às 19h, no Auditório Pedro Paulo

 

Ribeirão Preto (SP) – 15 de junho de 2016 - Os universos da literatura e da música sempre viveram muito próximos, mas um compositor e escritor da cidade de Araxá (MG), decidiu unir de vez estes dois mundos da arte para criar um projeto inédito no Brasil. Movido pela criatividade e pelo amor em escrever e compor, Rodrigo Feres teve a ideia de elaborar trilhas sonoras com base nas histórias de livros e que podem ser escutadas ao mesmo tempo em que o leitor aprecia o texto.

 

A ideia nasceu da vontade do compositor e escritor de tornar os livros mais interessantes e de trazer uma novidade para um dos métodos mais antigos de contar histórias. “Eu contava histórias para as crianças e tentava de alguma forma chamar atenção delas, tornar aquela atividade mais divertida. Foi então que pensei em mesclar a música com a história dos livros, unindo duas artes tão ricas”, revela.

Segundo Rodrigo, a proposta era voltada inicialmente para as plataformas digitais, dando origem ao aplicativo Levir, disponível em português e inglês para download na Play Store, App Store, loja da Amazon e loja online da Livraria Saraiva. “Lançamos o aplicativo que conta com diversos ebooks, livros digitais que a pessoa pode ler enquanto escuta as trilhas compostas exclusivamente para determinadas páginas daquela obra”, conta.

 

O projeto ganhou novas dimensões, que fizeram com que o criador se focasse em outras plataformas. Também devido à pouca força do mercado de livros digitais no Brasil, Rodrigo decidiu levar a ideia para o meio físico, através de livros impressos. Já a versão impressa dos livros apresentam em algumas páginas um QR Code impresso que, ao ser lido por um smartphone ou tablet, direciona o leitor diretamente para o site do projeto, onde as trilhas podem ser acessadas.

 

Todas as trilhas são compostas pelo próprio dono do projeto, responsável por compor, tocar e editar as canções. Em média, cada livro, físico ou digital, conta com cerca de oito trilhas próprias. “O fato de a música ter total ligação com a história do livro ajuda na ambientação do leitor naquele momento”, afirma Rodrigo Feres. “Também tive o cuidado de cronometrar o tempo de leitura da página, para que a música tenha a duração certa”, completa.

 

Passando por diversos lugares do país para divulgar o projeto, Rodrido conta que tem se surpreendido com a repercussão. “Me chamou a atenção que muitas pessoas vieram me falar que já gostavam de ouvir música enquanto liam, mas, quando a música é composta inspirada na história do livro, enriquece ainda mais a leitura”, conta.

 

Lançamento na Feira do Livro

Com todo sucesso e inovação da ideia, o escritor e compositor foi convidado pela 16ª edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto para realizar um  Salão de Ideias. Ele vai discutir as dificuldades de publicar livros em formato digital e também apresentar ao público o aplicato Levir e o novo livro impresso, publicado recentemente.

A atividade faz parte da programação desta quarta-feira (15) e acontece a partir das 19h, no Auditório Pedro Paulo – Palace.

 

Sinopse

A Feira Nacional do Livro faz parte do calendário cultural de Ribeirão Preto e região. Trata-se de uma feira reconhecida nacionalmente e consolidada como um dos mais importantes eventos do interior e uma das sete maiores feiras literárias da América Latina. A 16ª edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão, como em todos os anos, faz homenagem a um país. Desta vez é a Colômbia, considerado o país das bibliotecas. Quanto aos escritores celebrados, a premiada Lygia Fagundes Telles é a escritora do ano, atual membro da Academia Brasileira de Letras e da Academia das ciências de Lisboa. Na categoria infantojuvenil, a autora homenageada é Maria Clara Machado, escritora e dramaturga de sucesso entre crianças e adolescentes. O filósofo, escritor e educador Mario Sergio Cortella é o destaque na categoria autor educação e a premiada Rita Mourão, atual integrante da Academia Ribeirãopretana de Letras, é a homenageada na categoria autor local. Como patrono, a Feira indicou o empresário e Fundador do Grupo Rodonaves, João Naves.

 

Nesta edição, o evento mantém seus pilares associados aos princípios da democratização do acesso ao livro e à leitura ao realizar uma programação de atuação diversificada com: saraus, contação de histórias, exposições de livros, salão de ideias,  palestras, oficinas, música, dança, teatro e outras modalidades.

A programação completa é gratuita e acessível a todos os públicos. Uma das características desta agenda cultural é incluir atividades para diversos locais da cidade, como escolas, instituições, bibliotecas, praças, Ongs, universidades, museu, shoppings e centros culturais na periferia. O evento atende não só a cidade de Ribeirão Preto, mas também em cerca de 25 municípios da região.

 

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade - hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho.

A diretoria é eleita para um mandato de dois anos, sob acompanhamento do Conselho Fiscal.  Com nova diretoria, a Fundação se prepara para implementar uma nova política de atuação em Ribeirão Preto e em outras cidades, com projetos na área de formação de professores e mediadores de leitura.

 

REALIZAÇÃO

O Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam a 16ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto com Patrocínio Ouro do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Patrocínio Prata da Gás Brasiliano e Savegnago Supermercados. Como mantenedores são a ACIRP – Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, Shopping Iguatemi Ribeirão Preto. Patrocínio Bronze da AB Triângulo do Sol, Banco do Brasil, Pedra Agroindustrial S/A, RTE Rodonaves – Transporte e Banco Itaú. Conta também com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, Centro Universitário Estácio Uniseb e Mineração Jundu. Apoio Cultural do SESC – Serviço Social do Comércio, SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SESI – Serviço Social da Indústria, Santa Helena, Centro Universitário Barão de Mauá, CBL – Câmara Brasileira do Livro, Instituto CPFL, Saraiva, UNAERP – Universidade de Ribeirão Preto. Tem como parceiros culturais Heurys, Livraria Travessa, Monreale Hotel, NW3 Comunicação, Verbo Nostro Comunicação Planejada, São Martinho, EPTV, Jornal A Cidade, CBN e G1. Apoio da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Secretaria da Cultura, Secretaria do Turismo, Secretaria da Educação, Câmara de Ribeirão Preto, Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II, MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto, Centro Cultural Palace, Instituto do Livro, Cine Clube Cauim, Atlântica Simbios, Biblioteca Altino Arantes / Fundação Educandário, Colégio Marista, Lotérica Galeria do Ribeirão Shopping, Coderp, Daerp, Transerp, Bombeiros, Guarda Civil, Polícia Militar, Polícia Civil, SINCOVARP – Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto - Núcleo da Notícia, AMAECO – Amigos do Meio Ambiente e da Ecologia, POIESIS e Oficina Cultural Candido Portinari.

Amigos do Meio Ambiente e da Ecologia, POIESIS e Oficina Cultural Candido Portinari.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!