Offline
5º dia: Atividades da Feira do Livro homenageiam as escritoras Rita Mourão e Lygia Fagundes Telles
16/06/2016 08:16 em Literatura

As duas autoras são homenageadas desta 16ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto e contarão com atividades especiais

Ribeirão Preto (SP), 15 de junho de 2016 – Nesta quinta-feira (16), a 16ª edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto traz para os apreciadores da literatura, grandes nomes como Laura Conrado, Carol Rodrigues, Rita Mourão (escritora homenageada da feira), entre outros. O dia começa, a partir das 8h30, com um bate-papo com escritora premiada Laura Conrado, vencedora do prêmio Jovem Brasileiro, categoria Melhor Escritor 2012, no Theatro Pedro II. Laura é mineira e autora de diversos livros infantojuvenis, entre eles “Freud, Me Tira Dessa” e “Só Gosto de Cara Errado”. A maneira divertida com a qual consegue abordar temas profundos tem atraído leitores de todo o país. A escritora também vai estar na escola Diva Tarlá, às 14 horas.

Outra atividade especial está prevista para as 9 horas, no auditório Palace (1º andar), com participação do Clube da Leitura - programa fixo da Fundação do Livro e Leitura que, neste ano, contou com encontros mensais para  leitura dirigida e estudos de textos de Lygia Fagundes Telles. A escritora nasceu em São Paulo em 1923 e passou a infância no interior do Estado. Ainda na adolescência manifestou a sua vocação para a literatura - incentivada pelos seus maiores amigos, os escritores Carlos Drummond de Andrade e Erico Verissimo. É reconhecida ao longo de sua carreira, com mais de 18 prêmios literários, entre eles, quatro Jabuti, um Guimarães Rosa, um prêmio Camões pelo conjunto da obra – o mais importante da língua portuguesa pelo mundo, entre outros importantes, além de diversas condecorações.  Em 2016 é indicada ao Prêmio Nobel de Literatura. Autora de obras de sucesso como “Ciranda de Pedras”, “Verão no Aquário”, “Capitu”, “A Noite Escura e Mais Eu (1995)”, “Invenção e Memória (2000)”, "Golfinho de Ouro”, “Durante Aquele Estranho Chá (2002)”, “Conspiração de Nuvens (2007)”, entre outras.  Ela teve livros traduzidos para o alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, polonês, sueco e tcheco.

Às 14h, no Auditório Meira Júnior, a Sessão Jabuti garante participação com Carol Rodrigues, ganhadora dos prêmios Jabuti e Biblioteca Nacional na categoria Contos, em 2015. Seu segundo livro “Os Maus Modos” foi realizado com apoio do Proac e será lançado em 2016. É formada em Imagem e Som pela UFSCar e fez mestrado em Estudos Internacionais de Performance, na Universidade de Amsterdam. Neste ano, participou como autora convidada do Festival Rota das Letras, em Macau.

Às 18h30, acontecerá no Theatro Pedro II, mais um Encontro Sesc com participação de Marcelo Coelho e Franklin Leopoldo da Silva, com mediação de Adauto Novaes. O tema deste bate-papo é “Fontes Passionais da Violência”.

Para os apreciadores de música, a programação desta quinta-feira (16) apresenta em seu encerramento, às 20h30, no auditório do SESC (parceiro cultural da Feira), o Salão de Ideias "Nas palavras das canções". Com um debate musical sobre canção e composição de Zé Miguel Wisnik. O debate musical combina a interpretação de canções com comentários sobre temas musicais e outros assuntos relevantes para um entendimento da música no contexto mais amplo da cultura brasileira moderna. O repertório concentra-se em canções de Wisnik e outros cancionistas brasileiros.

Homenagem à Rita Mourão

Ela tem um jeito simples, fala envolvente e o olhar desperto para beleza do cotidiano. A poeta e escritora, Rita Mourão, homenageada neste ano, é uma sonhadora nata e mulher de muita força. A trajetória da autora teve início em Minas Gerais, aos 56 anos, autora de cinco livros de poemas, é membro da ARE (Academia Ribeirãopretana de Educação, da União Brasileira de Escritores, da Casa do Poeta e do Escritor, de Ribeirão Preto e da União Brasileira de Trovadores. A escritora vai contar um pouco mais de sua trajetória durante a atividade “Revolução Poética” no Auditório Meira Júnior, às10h30.

Todos as atividades da Feira são gratuitas. Nos espaços sujeitos à lotação, os participantes devem retirar uma senha com uma hora de antecedência. Nos demais locais, a entrada será feita por ordem de chegada.

 

OUTRAS ATIVIDADES DO DIA

9h30 | Auditório Pedro Paulo – Palace - Apresentação Musical da cantora Alciony Menegaz

 

10 horas | Auditório Pedro Paulo | Palace – Salão de Ideia “As origens e soluções para a corrupção humana”, com o médico, escritor e poeta Edson Garcia Soares, o advogado e filósofo Luis Antonio Herce, com Priscila Arduini, (diretora da Nova Acrópole em Ribeirão Preto, Organização Internacional que promove a filosofia e a cultura em mais de 50 países) e o filósofo Caio Vinícius Osman. Eles pretendem mostrar que, embora a corrupção seja tema recorrente dos noticiários nos últimos anos, a humanidade convive com este problema desde o início das civilizações.

 

10 horas | Biblioteca Padre Euclides | Oficina Cultural Candido Portinari

Lembranças de Kuendy: oficina de boneca Abayomi, cantos, contos e brincadeiras, com Débora e Julio D’zambê. A atividade mostrará o processo de criação das bonecas feitas de retalhos, sem costura, usadas pelas escravas para acalentar os filhos. Haverá discussão da importância histórica e social dessas bonecas e também uma dinâmica com cantos, contos e brincadeiras.

 

10h30 | Auditório Palace - 1º andar | Salão de Ideias -  Doutora em Língua Portuguesa - Linguística - Semiótica, Marilda Franco de Moura é membro da ALARP - Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto. Autora de livros didáticos comenta um conto do escritor Nelson Jacintho.

 

14 horas | Auditório Palace - 1º andar - O químico ambientalista Paulo Finoti, o advoga-do Paulo Sérgio e o jornalista e escritor José Carlos Barbosa, autor de três livros, todos membros da Ordem dos Velhos Jornalistas de Ribeirão Preto, se encontram para um debate o jornalismo.

 

14h30 | Auditório Pedro Paulo – Palace - Coral da Unaerp -

Regência: Cristina Modé Angelotti.

 

15 horas | Auditório Pedro Paulo – Palace - Oficina de Contos com o escritor Matheus Arcaro, autor do livro de contos “Violeta Velha e Outras Flores” e o romance “O Lado Imóvel do Tempo”.

 

15 horas | Sala de Oficina – Palace – Oficina - “ Literatura como Arte: construção e desconstrução do texto - o poder da leitura e da escrita”. Com Rosa Maria de Britto Cosenza, professora, doutora em Linguística. Para interessados em Literatura, estudantes do ensino médio, universitários e escritores. 20 Vagas – Inscrições pelo telefone 3911-1050.

 

15 horas | Quintal do Sesc - Acontece no SESC - Caos Poético Com Maria Clara S. Pontoglio - Neste jogo de integração, crianças e idosos irão juntos à caça de versos de poesias brasileiras pelo quintal. Com inscritos no programa TSI - Trabalho Social com Idosos e no programa do Curumim e também para crianças de sete a 12 anos acompanhadas por idosos responsáveis não cadastrados nos programas, desde que haja a disponibilidade de vagas. Acontece também no dia 17 de Junho no mesmo local e horário.

 

16 horas | Auditório Meira Júnior – Mesa de cronistas do Jornal a Cidade -  Os cronistas Ely Vieitez Lisboa, Antonio Vicente Golfeto e Júlio Chiavenato serão mediados pela também cronista Rozana Zaidan em um bate-papo para além das páginas do jornal.

 

17 Horas | Auditório Pedro Paulo – Palace – Premiação Concurso de Poesia Carlos Drummond de Andrade, na Escola Estadual Dr. Tomás Alberto Whatelly. O concurso é resultado da atividade Sala de Leitura para alunos da escola, coordenada por professores da Escola Estadual Dr. Tomas Alberto Whatelly. A cada encontro, os alunos produzem textos a partir das leituras feitas. Anualmente, a escola realiza um concurso para incentivar os alunos e ao final editam um livro.

 

18h30 | Theatro Pedro II | Encontros Sesc - “Fontes Passionais da Violência”

Entre a fascinação e o assombro causado pelas paixões e pela violência na sociedade tecnocientífica e digital, cabe ao homem refletir sobre sua capacidade de transformação, face a perspectivas que reduzem a violência a razões socioeconômicas. Para Franklin  Leopoldo  e  Silva,  um  "sistema" social não pode excluir um indivíduo por inadaptação. Sua existência na forma da exclusão alimenta a necessidade de negá-lo pela violência, que, no limite, é a eliminação”. Marcelo Coelho  reflete  sobre  a  Primeira Guerra Mundial, um conflito que combinou sensação de inevitabilidade e contingência, entre o jogo das paixões estimuladas pelo maquinismo militar e a crise do pensamento, pela qual era preferível morrer a pensar. Mediação de Adauto Novaes.

 

19 horas | Biblioteca Padre Euclides | Oficina Cultural Candido Portinari –

Lançamento do livro “Café Cidade Fazenda - Sede Colônia Terreiro Transporte .... na voz do colono”. A obra traz um mapeamento sobre a importância do café na história da cidade de Ribeirão Preto e região, a partir de documentos históricos e testemunhos orais. A autora, Silvia Espírito Santo, é ex-diretora do Museu do Café de Ribeirão Preto, é professora doutora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP.

 

19 horas | Biblioteca Padre Euclides | Oficina Cultural Candido Portinari –

Lançamento do livro “Café Cidade Fazenda - Sede Colônia Terreiro Transporte .... na voz do colono” a obra traz um mapeamento sobre a importância do café na história da cidade de Ribeirão Preto e da região, a partir de documentos históricos e testemunhos orais. Silvia Espírito Santo ex-diretora do Museu do Café e Histórico de Ribeirão Preto, é professora doutora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP

 

19 horas | Anfiteatro Nobre Estácio Uniseb - O advogado Dr. Luiz Alberto David

Araujo fala sobre “A proteção constitucional das pessoas com deficiência”.

 

19 horas | Auditório Pedro Paulo – Palace – Centro de Debates Culturais -  Academia Ribeirãopretana de Letras convida para a 3ª edição de seu Centro e Debates.

 

20h30 | Auditório Meira Júnior – Protagonismo Social - Fernando Moraes é ativista social e humanista. Já realizou muitos trabalhos no campo missionário em comunidades pobres. Foi consultor social em Portugal. Trabalhou na Cooperação e Desenvolvimento em Angola (Luanda e Huíla), no Projecto Jango, em 2007 e 2008; consultor de desenvolvimento e recursos Assistenciais na Bahia e na Amazônia, para projetos sociais e de formação de lideranças no Sertão. Foi ainda Secretário Municipal de Desenvolvimento Social da cidade de Hortolândia (SP). Fernando Moraes é palestrante nos temas cidadania ativa, protagonismo social e comunitário, responsabilidade pessoal, civil e social, voluntariado alternativo, desenvolvimento como conceito de totalidade e pertencimento social.

 

20h30 | Auditório do Sesc - "Nas palavras das canções" - Palestra musical sobre canção e composição de Zé Miguel Wisnik. O debate combina a interpretação de canções com comentários sobre temas musicais (a relação entre letra e música) e outros assuntos relevantes para um entendimento da música no contexto mais amplo da cultura brasileira moderna (da pertinência de certas passagens de Machado de Assis sobre a música popular urbana à anunciada morte da canção na era do rap). O repertório concentra-se em canções de Wisnik e outros cancionistas brasileiros.

 

Sinopse

A Feira Nacional do Livro faz parte do calendário cultural de Ribeirão Preto e região. Trata-se de uma feira reconhecida nacionalmente e consolidada como um dos mais importantes eventos do interior e uma das sete maiores feiras literárias da América Latina.

 

A 16ª edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão, como em todos os anos, faz homenagem a um país. Desta vez é a Colômbia, considerado o país das bibliotecas. Quanto aos escritores celebrados, a premiada Lygia Fagundes Telles é a escritora do ano, atual membro da Academia Brasileira de Letras e da Academia das ciências de Lisboa. Na categoria infantojuvenil, a autora homenageada é Maria Clara Machado, escritora e dramaturga de sucesso entre crianças e adolescentes. O filósofo, escritor e educador Mario Sergio Cortella é o destaque na categoria autor educação e a premiada Rita Mourão, atual integrante da Academia Ribeirãopretana de Letras, é a homenageada na categoria autor local. Como patrono, a Feira indicou o empresário e Fundador do Grupo Rodonaves, João Naves.

A programação completa é gratuita e acessível a todos os públicos. Uma das características desta agenda cultural é incluir atividades para diversos locais da cidade, como escolas, instituições, bibliotecas, praças, Ongs, universidades, museu, shoppings e centros culturais na periferia. O evento atende não só a cidade de Ribeirão Preto, mas também em cerca de 25 municípios da região.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!