"GRETA" participa da seção Panorama do Festival de Berlim
05/02/2019 15:00 em Cinema

Dirigido por Armando Praçalonga fará première na terça-feira12 de fevereirono Cinemax 7

 

Além do diretor, estarão no Festival os atores Marco Nanini e Démick Lopes, os produtoresJoão Vieira Jr. e Nara Aragão, e a montadora Karen Harley

 

Roteiro do filme é baseado na peça Greta Garbo, Quem Diria, Acabou no Irajá, do dramaturgo pernambucano Fernando Melo

 

 


Outras exibições de GRETA no Festival de Berlim:

13 de fevereiro, quarta-feira: 17:45 CineStar 3

14 de fevereiro, quinta-feira: 22:30 Cubix 7

16 de fevereiro, sábado: 19:30 CineStar 3

17 de fevereiro, domingo: 22:00 CineStar 3


 

FOTOS: http://goo.gl/D43CPs

TRAILER: http://vimeo.com/314036687

 

GRETA, dirigido por Armando Praça, é baseado na peça Greta Garbo, Quem Diria, Acabou no Irajá, que estreou nos palcos brasileiros em 1973, e foi encenada inúmeras vezes ao longo dos anos. Armando, que assina também o roteiro, partiu do material dramatúrgico original para construir a narrativa do filme com temas universais do cotidiano atual, apresentando um submundo realista e sexual de personagens pouco representados na cinematografia brasileira. "Procurei na ambiência sociocultural de Fortaleza as contradições que se revelam nos desejos e anseios dos próprios protagonistas", diz o diretor.

 

A estrutura do roteiro se compõe em duas linhas principais, que são decorrência direta da dramaturgia e se baseiam nas relações entre os personagens. As cenas de Pedro e Jean são a espinha dorsal de GRETA. É a partir desse relacionamento que toda a trama se constitui. "A concepção do longa-metragem como um todo é fortemente influenciada pelas obras de alguns artistas contemporâneos, como o cineasta malaio Tsai Ming Liang, o filipino Brillante Mendonza e a argentina Lucrécia Martel, cuja maneira de desconstruir e flertar com os gêneros me inspira profundamente", diz o diretor e roteirista.

 

O personagem central do longa é Pedro (Marco Nanini), um enfermeiro gay de meia idade e fã ardoroso de Greta Garbo, que precisa liberar uma vaga no hospital onde trabalha para internar a travesti Daniela (Denise Weinberg), sua única amiga, que padece de uma insuficiência renal grave. Após finalmente conseguir um leito na ala masculina, Pedro depara-se com Jean (Démick Lopes), um rapaz recém-hospitalizado pela polícia, ocupando a vaga de Daniela e o ajuda a escapar do hospital, dando a chance de internação para sua amiga.

 

A atriz transexual Gretta Sttar faz uma participação especial no filme como Meire, compondo um triângulo com Pedro e Jean.

 

GRETA, portanto, é sobre afeto, relações e subjetividades, retratados geralmente em situações limites.

 

 

SINOPSE

Pedro, um enfermeiro gay de 70 anos, é fã de Greta Garbo. Quando precisa liberar um leito no hospital onde trabalha para salvar Daniela, sua melhor amiga, ele decide facilitar a fuga de Jean, um paciente criminoso que está sob custódia da polícia. Preocupado com o estado de saúde de Jean, Pedro esconde-o em sua própria casa para que possa tratar do seu ferimento. Eles acabam se envolvendo sexualmente, numa relação cheia de afetos e tensões, que leva Pedro a olhar de uma maneira nova para sua própria solidão, amplificada pela perda iminente de Daniela.

 

 

DIRETOR

Armando Praça, nascido em 1978 em Aracati, Ceará, é cineasta e sociólogo. Trabalhou como assistente de direção, roteirista e preparador de elenco de importantes diretores brasileiros como, Marcelo Gomes, Karim Ainouz, Márcia Faria, Sérgio Rezende, Halder Gomes, Rosemberg Cariry, entre outros. Antes de dirigir Greta, seu primeiro longa, realizou os curtas: Silêncio (2016), Flores (2016),A Invenção do Sertão (2011), A Mulher Biônica (2018), exibido no festival de curtas metragens de Clermont Ferrand, O Amor do Palhaço (2006) e Parque de Diversões (2002), além do documentário média-metragem Origem: Destino (2013). Atualmente se prepara para filmar o segundo longa,Fortaleza Hotel, e desenvolve os projetos Ne Me Quitte Pas e Cachoeira do Descuido.

 

 

ELENCO

 

Marco Nanini

Com mais de trinta programas de televisão no currículo em cinquenta anos de carreira, entre novelas e séries, Nanini construiu simultaneamente uma estrada nas telas e outra nos palcos. Nascido no Recife em 1948, o ator marcou época como o protagonista do seriado A grande família, exibido entre 2001 e 2014 pela Rede Globo, e trabalhou por onze anos na peça O mistério de Irma Vap, de Charles Ludlam, dirigida por Marília Pera, além dezenas de outras produções. No cinema, destacam-se suas participações em obras como Carlota Joaquina: a princesa do Brazil (1995) e Copacabana (2001), de Carla Camuratti, além de Lisbela e o prisioneiro (2003), Romance (2008) e O Bem Amado(2010), de Guel Arraes.

 

Démick Lopes

Démick é um ator cearense nascido em 1978 na cidade de Fortaleza. Iniciou seus estudos em teatro em 1995 nos Grupos Aprendizes de Dionysios e Balaio e integrou o Grupo Bagaceira de Teatro por cerca de 15 anos. Atuou em mais de uma dúzia de curtas e longas-metragens como Rania (2012), de Roberta Marques, Serra Pelada (2013), de Heitor Dhalia, Redemoinho (2016), de José Luiz Villamarin, Praia do Futuro (2014), de Karim Ainouz, Shaolin do Sertão (2016), de Halder Gomes, eInferninho (2018), de Guto Parente e Pedro Diógenes. Na TV fez as séries Treze Dias Longe do Sol(2017), de Luciano Moura, e Onde Nascem Os Fortes (2018), de José Luiz Villamarim.

 

Denise Weinberg

Nascida no Rio de Janeiro em 1956, Denise é uma das atrizes brasileiras mais premiadas de sua geração. Acumula dez prêmios em teatro, sete em cinema e uma indicação ao Emmy Awards. Com uma carreira prioritariamente voltada para o teatro, fundou o Grupo TAPA há 40 anos, onde permaneceu por mais de duas décadas. Em seu currículo constam mais de vinte filmes como Meu amigo Hindu (2016), de Hector Babenco, Linha de passe (2008), de Walter Salles, e Salve Geral(2009), de Sergio Rezende. Na televisão, além da destacada participação na série PSI, de Contardo Calligaris para o HBO, ela atuou em produções como Alice (2008), de Karim Ainouz e Sérgio Machado, e A teia (2017), de Carolina Kotscho e Bráulio Mantovani.

 

Gretta Sttar

Nascida em 1955 na cidade de Santos, São Paulo, Gretta é mestre de cerimônias e apresentadora, além de atriz e performer. Há mais de 40 anos se apresenta em shows em casas noturnas nacionais e internacionais, passando em turnê por países como China, Suécia, Inglaterra e Emirados Árabes. Formada na Faculdade Ibero Americana de Tradutores e intérpretes de São Paulo, ela também trabalha como maquiadora profissional num tradicional salão da Zona Sul da capital paulista. Está no elenco dos curtas-metragens Os sapatos de Aristeu (2008) e Quem tem medo de Cris Negão (2012), dirigidos por René Guerra

 

 

PRODUTORES

 

João Vieira Jr.

João Vieira Jr. tem trabalhado com importantes diretores e roteiristas do cinema brasileiro, como Hilton Lacerda, Marcelo Gomes, Karim Aïnouz, Cao Guimarães, Letícia Simões, Adelina Pontual, Armando Praça e Lírio Ferreira. É produtor dos longas Cinema, Aspirinas e Urubus (Cannes – 2005),Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo (Veneza – 2009), Era uma vez eu, Verônica (Toronto – 2012), Tatuagem (Gramado – 2013), O Homem das Multidões (Berlim – 2014) e Joaquim (Berlim – 2017). Assina também a produção executiva dos filmes O Céu de Suely (Veneza – 2006) e Baixio das Bestas (Rotterdam – 2007). Produziu, para TV, as séries ficcionais Fim do Mundo e Lama dos Dias(Canal Brasil).

Além de Greta, longa de estreia de Armando Praça, e Estou me Guardando para quando o Carnaval chegar, de Marcelo Gomes, prepara o lançamento do documentário Casa, de Letícia Simões e o lançamento dos longas Fim de Festa, de Hilton Lacerda e Vestido Branco, Véu e Grinalda, de Marcelo Gomes. É membro do Conselho Consultivo do Audiovisual de Pernambuco.

Nara Aragão

Nara Aragão foi produtora Executiva do documentário KFZ-1348 (Mostra Internacional de São Paulo – 2007), de Marcelo Pedroso e Gabriel Mascaro, e dos longas de ficção Viajo porque preciso, volto porque te amo (Veneza – 2009), de Marcelo Gomes e Karim Aïnouz, Era uma vez eu, Verônica(Toronto – 2012), de Marcelo Gomes e Tatuagem (Gramado – 2013), de Hilton Lacerda.

Recentemente assumiu a produção executiva da série de ficção Fim do Mundo (2016), dirigida por Hilton Lacerda para o Canal Brasil e produziu a série de animação infantil Bia Desenha, para a Rede Brasileira de TVs Públicas. Atualmente desenvolve o projeto de série infantil de animação Dó Ré Mi Fadas, como Roteirista e Produtora.

Com João Vieira Jr. fundou a Carnaval Filmes, produtora de Greta, longa de estreia de Armando Praça e do documentário Estou me Guardando para quando o Carnaval chegar, de Marcelo Gomes. Também para o próximo ano prepara o lançamento dos longas Casa, doc de Letícia Simões, Fim de Festa, de Hilton Lacerda e Vestido Branco, Véu e Grinalda, de Marcelo Gomes.

 

 

EMPRESAS CO-PRODUTORAS

 

Segredo Filmes é uma empresa que atua com pesquisa para roteiros, desenvolvimento de projetos para cinema, pesquisa e produção de locação, e produção e preparação de elenco. Dentre os principais trabalhos para pesquisa de roteiro, estão O Céu de Suely e Praia do Futuro, ambos de Karim Aïnouz; produção de locação e elenco no Ceará do premiado Onde Anda Você?, de Sérgio Rezende, dentre outros. Atua como produtora em parceria com outras empresas do ramo, como nas realizações de A Mulher BiônicaO Amor do Palhaço e Parque de Diversões, filmes que tiveram excelente êxito no Festival Internacional Clermont-Ferrand, no Latino Americano em Toulouse, Mecal e Barcelona, e em mais de 30 festivais nacionais e internacionais.

 

Carnaval Filmes é uma empresa produtora de audiovisual sediada no Recife, fundada e dirigida por Nara Aragão e João Vieira Jr. Atuando na produção cinematográfica, de conteúdo televisivo e dialogando com outras áreas de criação artística e da criação conjunta em música, teatro, fotografia e literatura, através da troca com talentos de outros estados e países. Além do longa Greta, a Carnaval assina a produção do documentário Estou Me Guardando Para Quando o Carnaval Chegar, selecionado para o Festival de Berlim 2019, e produz a série de animação Bia Desenha, e os longas longas Casa, doc de Letícia Simões, Fim de Festa, de Hilton Lacerda e Vestido Branco, Véu e Grinalda, de Marcelo Gomes.

 

 

SOBRE A DISTRIBUIDORA

Pandora Filmes é uma distribuidora de filmes de arte, ativa no Brasil desde 1989. Desde sua origem, a empresa tem buscado ampliar os horizontes da distribuição de filmes independentes no Brasil com relançamentos de clássicos memoráveis em cópias restauradas, de diretores como Fellini, Bergman e Billy Wilder, e revelações de nomes outrora desconhecidos no país, como Wong Kar-Wai, Atom Egoyan e Agnés Jaoui.

Paralelamente aos filmes internacionais, a Pandora sempre reserva espaço especial para o cinema brasileiro, lançando obras de diretores renomados e também de novos talentos, como Gustavo Steimberg, Rodolfo Nanni, Rubens Rewald, Sérgio Bianchi, Roberto Moreira, Beto Brant, Luis Alberto Pereira, Fernando Meireles, entre outros. Dentro desse segmento, destaca-se o recente Que Horas Ela Volta, de Anna Muylaert, um grande sucesso, visto no cinema por mais de 500 mil espectadores.

 

 

 

Ficha Técnica

Direção / Roteiro: Armando Praça

Produção: João Vieira Jr., Nara Aragão e Armando Praça?

Produção Executiva: Maurício Macêdo e João Vieira Jr.?

Direção de Produção: Maurício Macêdo

Direção de Fotografia: Ivo Lopes Araújo

Direção de Arte: Diego Costa?

Montagem: Karen Harley?

Figurino: Thaís de Campos?

Maquiagem: Amanda Mirage?

Edição de Som: Waldir Xavier?

Som Direto: Pedro Moreira e Moabe Filho

Mixagem: Nicolau Domingues

Distribuição: Pandora Filmes

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!