Cenário de incerteza econômica faz subir o spread bancário
26/07/2016 19:02 em Economia e Negócios

Boletim do Ceper/Fundace traz análise do spread médio das operações de crédito dos últimos cinco anos

O cenário de incerteza econômica com consequente elevação do risco tem aumentado o spread bancário ao longo dos últimos cinco anos, como mostra o Boletim Crédito do Ceper/Fundace que traz análise do spread médio das operações de crédito com recursos livres e direcionados do período.

Os dados do Boletim apontam para uma a menor disposição dos bancos em conceder empréstimos tanto para pessoas físicas como jurídicas, elevando o spread total da carteira com recursos livres, que é a diferença entre o que o banco paga na captação de recursos e o que ele recebe ao conceder um empréstimo.

Ao analisar o spread médio das operações de crédito com recursos direcionados, os pesquisadores constataram que os spreads apresentaram uma tendência de queda a partir de 2012, como uma das medidas de estímulo à demanda interna. “Porém, a partir do início de 2015, começou a aumentar, indicando a retirada dos estímulos a partir do início do segundo mandado do governo Dilma, que ocorreu com a troca do ministro da Fazenda em um esforço de correção das distorções geradas anteriormente”, avalia o pesquisador Luciano Nakabashi.

Carteira de crédito – O Boletim Crédito também traz uma análise do saldo da carteira de crédito com recursos livres e direcionados no período de 2008 a 2016.

O levantamento mostra que o saldo da carteira de crédito para pessoas jurídicas e pessoas físicas com recursos livres apresentou valores próximos durante o período analisado. A partir de 2013, ambas apresentaram uma tendência de queda, reflexo de que a economia interna já se encontrava com problemas visíveis, mesmo com a séries de estímulos à demanda. O aprofundamento da crise aparece refletido na expressiva retração do estoque das operações de crédito a partir de 2014 e 2015.

Na análise do saldo total da carteira de crédito com recursos direcionados, o estudo aponta que ocorreu uma tendência de crescimento desde o início de 2008, impulsionado principalmente pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil.

Entretanto, a partir do início do ano de 2015, o saldo começou a sofrer uma retração. “Interessante notar que a retração no estoque de crédito direcionado ocorreu após a redução do estoque com recursos livres, o que mostra de forma clara que o governo ainda tentava estimular a demanda mesmo com a economia já em processo de deterioração”, comenta Nakabashi.

O pesquisador diz que é possível que o cenário comece a melhorar a partir de agora, com uma equipe econômica de qualidade e com um governo que mostra maior intenção na realização de reformas necessárias. “Os dados dos próximos meses darão algumas pistas se este é ou não o caso”, prevê o pesquisador.

O Boletim Crédito está disponível no site da Fundace: http://www.fundace.org.br/_up_ceper_boletim/ceper_201607_00224.pdf

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!