Galeria virtual aproxima artistas e apreciadores de artes visuais
28/07/2016 19:26 em Arte

Dois artistas ribeirão-pretanos criam galeria virtual para propagar o acervo ao público internauta de forma facilitada, com inclusive possibilidade de aquisição de obras via internet

 

 

Ribeirão Preto (SP), 27 de julho de 2016 - Os artistas de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, Adriana Amaral e Daré criaram uma plataforma de autogestão : a Plano A, que possui, como estratégia de ação, uma galeria virtual intercalada com ações físicas temporárias. Na galeria, acessada por meio do endereço eletrônico: http://www.galeriaplano-a.com/ estão reunidos resultados de exposições, intervenções urbanas, participações em feiras, eventos comunitários e  institucionais, entre outras produções.

 

A galeria possibilita ainda uma ágil integração com o público internauta. Quem se interessa por uma tela, foto ou instalação pode manter contato com os artistas por meio de aplicativos, redes sociais e e-mail, o que facilita a negociação das obras.

 

A ideia é provocar a vivência da arte no meio online e também estimular a aquisição por e-commerce, já que o grande atrativo da galeria é sua presença permanente na internet – Na visão de Adriana e Daré, a galeria transforma-se numa ferramenta de comunicação com o mundo estendido da arte e o registro de suas manifestações no tempo.

 

Arte sem fronteiras

A facilidade de acessos e a possibilidade de apresentar a sua arte para diferentes públicos motivou os dois artistas na criação da galeria virtual Plano A. Segundo Adriana Amaral, hoje, com todas essas tecnologias ao alcance, nada mais prático do que poder visitar uma grande quantidade de obras de um determinado artista online.

 

“Nós [Eu e Daré] sempre conversamos sobre a necessidade de uma maior circulação de nossas obras e aproveitamos o tempo que já utilizamos com o trabalho no computador e na internet para efetivarmos a montagem da galeria", complementa a artista visual.

 

 

 

Quem acessa a Plano A se depara com uma exposição virtual de 40 obras da dupla Amaral/Daré, além de outros 18 trabalhos que foram denominados de múltiplos – “essas peças ou instalações possuem tiragens maiores e preços mais acessíveis ao público internauta”, complementa Daré.

 

O artista plástico explica que a intenção é agregar novos artistas ao espaço, de forma gradativa. “A Plano A tem como meta colaborar na inserção de artistas e na circulação de suas obras no sistema da arte”. Daré complementa que as estratégias da galeria centram-se na divulgação e venda no mercado de arte estabelecido (sejam pessoas físicas ou jurídicas) e a busca de novos públicos por meio de parcerias com iniciativas particulares ou instituições afins.

 

A proposta é que, em breve, mais artistas ocupem parte do espaço virtual da galeria. Os dois artistas estão testando a ferramenta e promovendo a princípio o seu trabalho, mas a intenção é que ela cresça e divulgue a produção de outros artistas em conjunto. Seguindo este objetivo, no próximo mês de agosto, a Plano A promoverá uma exposição de pequenos formatos de artistas convidados. Mais informações na galeria online:  http://www.galeriaplano-a.com/

 

Sobre Adriana Amaral

Adriana Amaral começou a sua produção no ano de 2003, quando participou pela primeira vez da Mostra Coletiva dos Artistas de Ribeirão Preto no Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel Gismondi (MARP). Formada através de cursos e oficinas com nomes expressivos da fotografia local e nacional, como Tony Miyasaka, Araquém Alacantara, Caio Reisewitz e Francisco Moreira da Costa, possui uma carreira ininterrupta nos últimos 12 anos. A artista apresentou no ano passado para Ribeirão Preto e região dois trabalhos: Entradas e Vacuidade projetos aprovados pelo Programa de Ação Cultural (ProAc), nas modalidades  ICMS e Editais.

 

Integrou o grupo de acompanhamento de processos artísticos A Casa Onírica coordenado por Juliana Monachesi e Guy Amado entre 2006 e 2007. Membro fundadora do grupo APROA (2008-10). Participou do Latitude22, ateliê de pesquisa em poéticas visuais de 2010 a 2016. Em 2013 fez acompanhamento com o artista/fotógrafo Rubens Mano. Participou de exposições individuais no Museu de Arte de Ribeirão Preto (MARP) Pedro Manuel Gismondi – Unidade Centro de Convenções (2007), USP – Ribeirão Preto, Sesc Unidade de Ribeirão Preto, Sesc Unidade Interlagos (2013), Sesc Unidade Catanduva (2014), Pinacoteca Miguel Dutra – Piracicaba (2009), Galeria Graça Landeira – Belém (2008), Prêmio Aquisitivo/Acervo no 37º SARP - Salão de Arte de Ribeirão Preto – Nacional - Contemporâneo – MARP – Cidade de Ribeirão Preto em 2012. Realizou a exposição Dias e Noites em residência particular em 2013. Realizou em 2015 os projetos Entradas e Vacuidade no MARP. Participou da exposição Mar Adentro em Leiria - Portugal em 2016. Projeto Entradas II Edição Araraquara aprovado pelo ProAc- ICMS em 2016.

 

Sobre Daré

O artista plástico nasceu em Regente Feijó ( SP) em 1969 e  iniciou sua formação em artes através dos cursos de desenho com Guillermo Herbert von Plocki (2006) e de materiais em pintura com Regina Gierlemge (2002-03). Interessado principalmente nos possíveis papéis da pintura hoje e as potencialidades do processo criativo e da execução da obra de arte como meios de investigação filosófica, o artista tem se dedicado à pintura e à arte conceitual.

 

Membro-fundador dos grupos Latitude 22 – ateliê de pesquisas em poéticas visuais (desde 2010) e APROA (2008-10) com participação em exposições desde 2005. Destacando-se entre as mostras mais recentes: De Cara pro Sol, Projeto Zip’Up, Zipper Galeria, São Paulo (2014); Eu fui o que tu és e tu serás o que eu sou, Paço das Artes, São Paulo (2012); 63º Salão de Abril, Fortaleza, Ceará (2012); À Sombra do Futuro: Especulações por fazer, Instituto Cultural Cervantes, paralela à 29ª . Bienal de São Paulo (2010); Exposição 79 > 09 – 30 anos de artes visuais Campinas-Ribeirão Preto, MARP (Museu de Arte de Ribeirão Preto), Ribeirão Preto, São Paulo (2009-2010). Prêmio aquisitivo no 39º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacioloho, Santo André, São Paulo (2011). Seu trabalho está presente na coleção Dulce e João Carlos Figueiredo Ferraz.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!