Offline
Segunda edição do Revirarua ocupa centro de Ribeirão Preto com atividades gratuitas
03/08/2016 17:19 em Arte

Contação de histórias, intervenções urbanas, espetáculos e cortejo musical integram programação, que acontece nesta sexta e sábado, 5 e 6 de agosto, no centro da cidade.

Ocupar o espaço urbano e público para celebrar as diversas linguagens da arte. Este é o intuito do Revirarua, que está na segunda edição e é promovido pelo Grupo Engasga Gato, por meio do Projeto Telhado Cultural. Nesta sexta e sábado, 5 e 6 de agosto, acontecem variadas atividades gratuitas na sede do Engasga Gato (localizada no Edifício Diederichsen), no Calçadão Central da cidade e na Praça XV de Novembro.

O espetáculo “Ofélia Hamlet Rock Machine”, da Cia Teatro de Riscos, abre as atividades na sexta-feira, às 20h. A peça será apresentada na sede do Grupo Engasga Gato, no último andar do Edifício Diederichsen. A adaptação do dramaturgo alemão Heiner Muller, é uma desconstrução da peça shakespereana. O texto nos apresenta um protagonista agoniado não tanto pelo assassinado de seu pai, mas pela urgência de revolução que vem das ruas. A Ofélia de Muller também confronta sua imagem clássica, ao invés de fragilizada, vemos uma figura feminista, que escancara ao mundo a sua revolta, seu estupro e assédio.

Já no sábado, o Projeto Toque da Lata abre as atividades às 9h30 e circula pelo Calçadão Central com o show “Batendo na lata, sambando no pé, driblando do caos com a fé”. Além disso, o centro receberá contação de histórias com as atrizes Fernanda Soto e Poliana Savegnago e a oficina “Construção de brinquedos com elementos reutilizáveis” com o Grupo Engasga Gato. Para encerrar o dia, o De Lucca Circus apresenta, às 11h30, “O Espetaculável Mundo de De Lucca”, que irá transportar o público para um mundo repleto de mágica, equilibrismo, música e malabarismo.

“O Ravirarua ajuda a tornar a arte, em todas as suas linguagens e formas de expressão, mais próxima do público em um espaço que, muitas vezes, é hostil como o meio urbano. Ocupar a rua e ‘rivirá-la’, despertando a curiosidade nas pessoas e a atenção para o espaço público, é também um caminho para a democratização cultural”, comenta Monalisa Machado, do Grupo Engasga Gato.

Sobre o Grupo Engasga Gato

O Grupo Engasga Gato, por essência, busca a pluralidade artística e o aprofundamento do trabalho do ator. O Grupo foi formado em 2007 e hoje conta com seis membros que desenvolvem processos artísticos de diferentes segmentos das artes.

Mais informações na página do Facebook www.facebook.com/engasgagato/  ou pelo telefone (16) 3234-4860.

 

Programação

Dia 5 de junho

Espetáculo “Ofélia Hamlet Rock Machine” com Cia Teatro de Riscos

Sinopse: Dentro de um Bunker de metal, oito atores trazem para cena a desconstrução da obra shakespereana proposta pelo dramaturgo alemão Heiner Muller. O drama não interessa mais, o texto se perdeu. Hamlet, príncipe da Dinamarca, é também comida para vermes, o assassinato do seu pai torna-se pequeno diante da urgência de revolução que vem das ruas. Ofélia surge como a mulher feminista do século XXI, que escancara pelas portas do mundo o seu estupro, assédio, homicídio e revolta.

Horário: 20h

Local: Sede Engasga Gato – Rua Álvares Cabral, 469, 6º andar, Centro – Ribeirão Preto/SP

Classificação 18 anos.

Atividade gratuita. Os ingressos devem ser retirados com 30 minutos de antecedência.

Dia 6 de agosto

Cortejo com Grupo Toque da Lata

Sinopse: Comemorando 20 anos de existência, o Projeto Toque da Lata circula com o show “Batendo na lata, sambando no pé, driblando do caos com a fé”. As canções que compõem esse repertório falam a mesma linguagem dos jovens que o ajudaram a nascer. Todo o instrumental do grupo é artesanal sendo desenvolvido a partir de sucata e materiais naturais, construídos pelos próprios jovens. São panelas, baldes e latas que embalam um show totalmente percussivo, com levadas fortes e envolventes que passam pelo samba, samba rock, maracatu, ijexá, funk, entre outros.

Horário: 9h30

Local: Calçadão Central, na Rua Álvares Cabral

Atividade livre e gratuita.

Contação de Histórias com Fernanda Soto e Poliana Savegnago - “Couro de Piolho”

Sinopse: O arauto anuncia a novidade do reino: Quem adivinhar de que couro é forrada a cadeira real ganhará a mão da princesa em casamento. Mas a princesa não podia imaginar que o adivinhão seria o amalucado João, e muito menos que este seria o moço, que com muita sorte e persistência, conquistaria seu amor. Entrou pela porta do baú e saiu pelo bolso do calção, mandou El-Rei Meu Senhor, que começasse a contação!

Horário: às 10h30

Local: Calçadão Central, no Coreto da Praça XV de Novembro

Atividade livre e gratuita.

Oficina “Construção de brinquedos com elementos reutilizáveis” com Grupo Engasga Gato

Sinopse: A oficina propõe a construção de brinquedos tradicionais com materiais reutilizáveis como folhas de jornal, palito de churrasco, garrafas plásticas, entre outros. Será realizada no turbilhão do calçadão central e será destinada a todos que desejem reencontrar-se com o território da infância.

Horário: às 11h

Local: Calçadão Central, na Rua General Osório com Rua Álvares Cabral.

 Atividade livre e gratuita

Espetáculo “O Espetaculável Mundo de De Lucca” com De Lucca Circus

Sinopse: De Lucca apresenta seu “espetáculavel” mundo de mágica, equilibrismo, música e malabarismo. Trazendo desde o charlatanismo e o sarcasmo até as habilidades e virtuose em números de tirar o fôlego. O espetáculo tem a característica de um circo tradicional e mantém uma energia frenética do começo ao fim do trabalho, onde o humor e relação com a plateia estão presentes o tempo todo.

Horário: às 11h30

Local: Calçadão Central, na Rua General Osório com Rua Tibiriçá.

Atividade livre e gratuita.



Imagens relacionadas

 
oficina “Construção de brinquedos com elementos reutilizáveis” 
baixar em alta resolução

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!