Offline
Jornada de UTI Neonatal e Pediátrica acontece nos dias 26 e 27 de agosto
09/08/2016 19:17 em Ciência e Saúde

Maternidade Sinhá Junqueira

Promovido pela Maternidade Sinhá Junqueira em parceria com a Sociedade de Pediatria de São Paulo, evento reunirá profissionais em miniconferências, mesas redondas e palestras

 

Segundo levantamento da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgado em 2015, 12% dos partos no Brasil ocorrem antes da gestação completar 37 semanas. A pesquisa levantou que anualmente cerca de 340 mil bebês nascem prematuramente no país, e grande parte deles necessita de cuidados especiais intensivos logo após o nascimento.

De 26 e 27 de agosto, profissionais que diariamente lidam com questões ligadas à prematuridade e às doenças que acometem os recém-nascidos pré-termo terão oportunidade de participar Jornada de UTI Neonatal e Pediátrica, evento realizado desde 1991 pela Maternidade Sinhá Junqueira de Ribeirão Preto, e que há oito anos é feito em parceria com a Sociedade de Pediatria de São Paulo.

Este ano, a programação contará com miniconferências, mesas redondas e palestras sobre temas como: técnicas de reequilíbrio toracoabdominal em recém-nascidos pré-termo, abordagens terapêuticas em pneumonias com derrame pleural, prevenção e consequências de lesões pulmonares tardias da prematuridade extrema e displasia broncopulmonar.

A Jornada de UTI Neonatal e Pediátrica também abordará assuntos como reanimação e transporte neonatal, assistência circulatória e ventilatória no pós-operatório de cirurgia cardíaca, novos medicamentos para tratamento de Persistência de Canal Arterial, técnicas de ventilação em pediatria e as novas das diretrizes da American Heart Association.

Chefe da UTI Neonatal e Pediátrica da Maternidade Sinhá Junqueira e membro do comitê científico do evento, Dra. Rita Márcia Pinelli afirma que houve muitos avanços científicos nos últimos anos, mas que as doenças ligadas à prematuridade ainda representam um grande desafio.

“Reunimos temas pertinentes com o intuito de auxiliar os colegas a se inteirarem a respeito de novas técnicas, procedimentos, medicamentos e protocolos. Por isso, elaboramos uma programação técnico-científico aprofundada que servirá como um ciclo de atualização e aperfeiçoamento para todos aqueles que dão assistência aos bebês prematuros e às demais crianças cuja vida depende desse ambiente de extrema complexidade que é a UTI”, afirma a médica.

Além da Dra. Rita Márcia, fazem parte do comitê científico os seguintes médicos: Ataíde Ademir da Câmara, Cristiane Paiva Almeida de Vasconcellos, Cristina Guenaga de Castro Lemos, Isis Maria Curi Uzun, Juliana Arenas de Carvalho Augustin, Lilian dos Santos Rodrigues Sadeck,  Luis Angelo Marti Traver, Maria Graziela de Simone Brito,  Maria Lúcia Conde Elias, Rosangela Bortolussi, Sueli de Almeida e Tânia Aparecida Bernardes Page.

O evento será realizado no Hotel Mont Blanc (Av. Maurílio Biagi, 1577 - Ribeirânia - Ribeirão Preto-SP). Outras informações e inscrições podem ser obtidas pelo site: www.sinhajunqueira.com.br/utineonatal ou diretamente naVS Futura Eventos pelo telefone (16) 3623-9399 e e-mail utineoped@vsfutura.com.br.

Serviço:

Evento: 25ª Jornada de UTI Neonatal e Pediátrica da Maternidade Sinhá Junqueira e 8ª Jornada de UTI Neonatal e Pediátrica da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)

Realização: Maternidade Sinhá Junqueira e SPSP

Data: 26 e 27 de agosto de 2016

Horário: dia 26, das 8h30 às 17h, e dia 27, das 8h às 12h

Local: Hotel Mont Blanc (Av. Maurílio Biagi, 1577 - Ribeirânea - Ribeirão Preto-SP)

Inscrições: www.sinhajunqueira.com.br/utineonatal

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!